Decoração de Interiores: Os 12 Estilos Mais Populares

Moderno, industrial, minimalista e por aí vai. Os estilos de decoração são muito importantes na hora de ambientar a casa e qualquer cômodo. Ele abrange todos os fatores do ambiente: arquitetura, móveis, cores, materiais…

Quanto mais você souber sobre os diferentes estilos de decoração, mais vai conseguir montar uma bela decoração de interiores. Por isso, vamos falar sobre os 12 estilos mais populares de decoração de interiores. Se você quer saber quais são os tipos de decoração de interiores mais famosos, não deixe de ler este artigo!

 

Decoração Moderna

estilo de decoração moderna sala de estar
Ao mesmo tempo que é moderna, continua sendo bem simples e planejada.

A decoração moderna diz respeito a um interior “menos é mais”, simples e funcional. Ele normalmente possui uma paleta de cores neutras, usando e abusando do branco e preto. Dentre os materiais preferidos para os móveis modernos, estão o metal, o vidro e o aço. As mesas de centro são pontos focais aqui.

Os móveis e as decorações modernas trazem simplicidade, acima de tudo. É importante lembrar que o modernismo nasceu como um questionamento à arte clássica e erudita. Dessa forma, ao invés de móveis de madeira cheios de entalhes e gravuras, o mais comum são designs básicos, mas de alta utilidade.

 

 

Estilo Contemporâneo

estilo de decoração contemporanea sala de estar
Note como ele tende a ser mais elegante que o estilo moderno.

Os estilos moderno e contemporâneo acabam sendo confundidos. A diferença é bem simples, na verdade. Como dito anteriormente, o estilo moderno nasceu da vanguarda modernista. É um estilo cujas características têm base histórica e social. O estilo contemporâneo, por sua vez, sempre irá se referir ao novo e atual.

O estilo contemporâneo, como não tem base histórica a ser seguida, acaba sendo mais fluido. Ele segue as tendências atuais, sem seguir uma determinada linha ou característica. A decoração contemporânea também tem uma certa pegada futurista. Por isso, objetos esféricos, metálicos e coloridos podem ser encontrados.

 

 

Decoração Minimalista

estilo de decoração minimalista sala de estar
O estilo minimalista usa e abusa do branco e preto.

O minimalismo é um estilo e movimento muito popular fora do Brasil. Na Austrália, por exemplo, grande parte das pessoas opta por uma decoração minimalista para os seus lares. O minimalismo possui o mesmo princípio do estilo moderno. Ele diz respeito a simplificar um objeto para que seu ponto alto seja a funcionalidade. No estilo minimalista, todavia, essa “simplificação” dos móveis e objetos é ainda maior.

Assim como no modernismo, a mesa de centro é muito importante. Um conjunto modular de mesas de centro é uma opção muito utilizada. A paleta de cores do minimalismo costuma ser neutra, clara e bem leve. Não temos cores fortes ou exageradas. O desenho dos móveis também é mais simples: linhas retas e bem estruturadas. Em suma, é um estilo direcionado para a funcionalidade, e não para o visual.

 

 

Decoração Industrial

estilo de decoração industrial sala de estar
O chão de madeira, a parede de tijolo e as estruturas pretas tanto da casa quanto dos móveis são muito características.

O estilo industrial é outro estilo que possui referências históricas. Ele nasceu junto à Revolução Industrial Francesa, e se espalhou até os Estados Unidos. Hoje, é um estilo decorativo muito popular especialmente em Nova York. O estilo, como o nome sugere, é inspirado pelo ambiente das fábricas e galpões antigos.

 

Por isso, o foco são materiais crus e naturais. As paredes normalmente são de cimento ou tijolo à vista. As lâmpadas também costumam ser bem expostas, sem lustres elaborados. Teto alto, canos pela parede, chão ou paredes de cimento queimado resumem bem os elementos principais desse estilo. Os móveis são feitos de metal e madeira, normalmente com textura bem natural. Aparadores e estantes industriais são dois exemplos de móveis característicos.

 

 

Estilo Escandinavo

estilo de decoração escandinava sala de estar
O estilo escandinavo é como um minimalista mais quente e aconchegante, com muita presença da madeira.

Como o nome sugere, o estilo escandinavo é de origens nórdicas. Também é outro estilo baseado na simplicidade e no minimalismo dos objetos. Todavia, não abre mão de boas decorações e não simplifica tanto quanto o modernismo e os outros. Aqui, o que está em jogo é a funcionalidade combinada também de referências esculturais.

 

Alumínio, plásticos e madeira natural estão muito presentes no estilo. Os móveis brancos monocromáticos também, assim como o chão de madeira. A paleta de cores do cômodo e dos móveis costuma ser clara e neutra. No entanto, não falta um toque colorido, que normalmente vêm de obras de arte ou mantas sobre o sofá.

 

 

Decoração Tradicional

estilo de decoração tradicional sala de estar
O estilo tradicional é cheio de decorações e enfeites.

 

O estilo tradicional também tem uma raiz histórica europeia. Nele, temos móveis trabalhados, de madeira entalhada, com vários detalhes, enfeites e acessórios. São normalmente feitos de madeira escura e bem polida.

A paleta de cores, por outro lado, é bem vasta. Também oferece uma ampla variedade de texturas, e faz uso de várias curvas. Além disso, muitos tecidos diferenciados são usados. Como exemplo, temos o veludo, a seda ou o tecido brocado/rendado. Como um móvel tradicional, temos os aparadores bar, especialmente os modelos tipo carrinho de bar.

 

Decoração Transicional

estilo de decoração transicional sala de estar
O estilo transicional é tão bem decorado quanto o anterior, porém de forma mais modesta.

Já o estilo transicional faz uma mistura entre o tradicional e o moderno. Ele pega elementos de ambos os estilos para criar o que seria o “meio termo”. É um estilo que une a simplicidade do modernismo e a beleza do tradicional. Enfim, possui uma harmonia que é muito elegante.

O design transicional usa materiais modernos, como aço e vidro, enquanto os une de materiais mais tradicionais, como tecidos e madeira. As mesas de canto são muito aproveitadas, normalmente tendo uma em cada ponta do sofá. Também possui uma paleta de cores mais neutra e reservada.

 

Decoração Interiorana

estilo de cozinha interiorana country sala de jantar
É uma decoração com muita madeira e muita natureza.

Esse estilo diz respeito a uma paleta de cores quentes e muito aconchegante. Tem inspiração country e no interior Francês. São móveis de madeira com foco na beleza e no visual. Além disso, remete a uma casa na fazenda.

Dentre as cores mais usadas temos amarelo, vermelho ou dourado. Materiais naturais como madeira, pedra ou tijolo também são muito utilizados. Edredons pesados e estampados, pratos decorados e camas e mesas de madeira são apenas alguns exemplos de mobília comum desse estilo.

 

 

Estilo Bohemian

sala de estar colorida boho ou bohemian
O estilo boho ou boêmio é mais colorido e aconchegante.

 

O estilo boho ou bohemian é famoso tanto no mundo da moda quanto na arquitetura e design de interiores. Ele remete a um estilo de vida livre e despreocupado, focado em seguir as vontades do coração. É, sem dúvida, mais emocional que a maioria dos estilos até agora.

 

A decoração boho diz muito respeito a móveis vintage e uma boa iluminação. Tapetes de texturas variadas também estão presentes. Todavia, é um estilo que também fala muito de conforto e aconchego. Por isso, é normal ver uma luxuosa cristaleira com bibelôs em uma sala colorida, com pufes e almofadas no chão.

 

 

 

Decoração Rústica

sala de estar rústica com lareira de pedra e janelas grandes
É muito similar à interiorana, mas com uma paleta de cores escura e materiais mais brutos.

 

Este estilo possui o máximo de inspiração natural. Ele remete a materiais crus ou inacabados, como pedra e madeira. Também traz muitas plantas para dentro de casa, seja com flores ou folhas.

Uma casinha de madeira com móveis de madeira é o combo máximo. Bancos e mesas feitas com troncos de árvore, por exemplo, são muito comuns. Decorações com musgo, penas, cristais e velas também estão presentes. É um estilo que também sofre uma certa influência vintage.

 

 

Glamour Hollywoodiano

estilo de decoração hollywood glamour sala de estar
O Hollywood Glam é dramático e luxuoso.

 

O glamour hollywoodiano é um estilo que remete ao luxuoso e extravagante. É dramático e perfeito para pessoas ousadas, cheias de personalidade. Mesas pretas e mesas brancas, por exemplo, estão sempre muito presentes.

Ele incorpora elementos vitorianos, como o veludo e antiguidades para decorar. Todavia, também se mantém contemporâneo, com as últimas novidades e tendências em dia. Tem uma paleta de cores forte e ousada, que combina preto e branco com vermelho, roxo, turquesa e cores chamativas.

 

 

Estilo Praiano

estilo de decoração pariana sala de jantar cozinha
As plantas e quadros também são muito bem-vindos neste estilo.

 

Enfim, o estilo praiano, como o nome sugere, é um estilo voltado para as praias tropicais. Tem uma paleta de cores neutras e amareladas, combinadas com azul e verde. Os móveis são normalmente feitos de madeira clara, e natural.

Janelas grandes, cortinas leves e almofadas listadas são apenas algumas características. Sofás, cadeiras e poltronas de vime ou bambu também são muito comuns. Normalmente, também encontramos referências praianas na decoração, como conchas e corais.

Deixe um comentário