Como fazer uma sala de estar pequena parecer maior: guia completo

Quando paramos para pensar, a sala de estar é uma área comum da casa onde diversas atividades acontecem. As pessoas se reúnem para conversar, jogar, assistir TV, relaxar, estudar e até mesmo tirar uma soneca. Apesar de ser um espaço compartilhado, a sala também é utilizada em muitos momentos particulares, como uma maratona daquela série que você ama no fim de semana. Por isso, é crucial que seja bem decorada e, acima de tudo, bem planejada.

Agora, quando se trata de uma sala de estar pequena, é preciso ter o dobro de atenção. Todos os móveis devem ter o tamanho adequado para caber no ambiente, sem tomar muito espaço visual. E a decoração também não pode ser muito espalhafatosa, do contrário, a sala vai parecer brega e abarrotada. Mas é claro que existem alguns truques na hora de decorar e mobiliar uma sala pequena.

 

 

armario multiuso branco com mesa para sala
O armário multiuso da Hansen conta com uma mesa embutida que pode atuar perfeitamente como divisória de ambientes.

Como organizar uma sala pequena

Em primeiro lugar, é importante definir claramente para que você – e as outras pessoas da casa – vai usar a sala. Será um ambiente mais para petiscar e assistir filmes, séries ou programas de TV? Ou será um espaço social, onde os moradores vão se reunir para conversar e socializar com amigos? Talvez seja uma sala mais tranquila e aconchegante, feita para estudos ou leitura. Ou então, uma sala com dois ambientes. De todo modo, é preciso ter a função do cômodo clara na cabeça antes de começar a mobília-lo.

Em segundo lugar, outra dica ótima é aproveitar o máximo que puder os móveis multifuncionais. Invista em camas, escrivaninhas e armários multiuso para otimizar o espaço que você tem disponível, e aproveitar ao máximo cada metro quadrado. Além de economizar espaço, os móveis com multifunções ainda poupam dinheiro. Afinal, você não precisa gastar em dois móveis diferentes. Muitas vezes, você vai encontrar um móvel multifuncional da Hansen que conta com três móveis embutidos em um só.

Dito isso, é hora de falar da decoração. Se você quer saber todos os truques para fazer uma sala pequena parecer maior, continue lendo!

 

 

como fazer uma sala de estar parecer maior com tapete
Como você pode perceber, o tapete une todos os móveis em um ambiente aconchegante e convidativo.

Como fazer uma sala de estar pequena parecer maior

Antes de mais nada, toda boa sala de estar pede um bom tapete para combinar. E se você já lê o nosso blog há algum tempo, sabe que o melhor tapete para uma sala pequena é um tapete grande, que cubra a sala toda. Bom, não precisa ser o cômodo todo, de fato. Mas todos os móveis principais, como o rack e o sofá, devem estar dentro do tapete. É ele quem delimita o espaço utilizável da sala de estar, e cria uma linha imaginária na nossa cabeça. Essa é uma forma de organizar a forma como nosso cérebro enxerga os cômodos.

Em seguida, é preciso inovar na questão do armazenamento. Ao invés de um grande aparador para a sala, invista em mesas de centro que tenham gavetas ou armários. Dessa forma, você consegue aproveitar o espaço da sala tanto para decorar quanto para guardar objetos em segurança. A escolha do rack também é muito importante – tanto que fizemos um artigo específico para explicar como escolher o melhor rack para sala pequena.

Se o espaço que você tem no chão é meio limitado, é hora de pensar em novas alternativas. Investir em prateleiras para a parede é uma delas. Você poupa completamente o espaço no chão, enquanto cria novas superfícies aproveitando o teto ou a parede de casa. Um bom truque é investir em uma sapateira com espelho para a parede da sala. Ela vai manter todos os sapatos da casa guardados e organizados, enquanto o espelho vai ajudar na sensação de um cômodo maior e mais amplo.

 

 

 

como fazer uma sala de apartamento parecer maior
A costa do sofá pode ser muito bem aproveitada para dividir a sala em dois ambientes.

Não cometa este erro na hora de mobiliar ou decorar uma sala pequena

Vale lembrar que é sempre preferível escolher os móveis de estrutura mais delicada. Não estamos falando sobre escolher móveis frágeis, mas sim aqueles com um visual mais limpo. Optar por estantes de madeira com estrutura metálica é uma opção mais inteligente que uma pesada estante de madeira maciça. Também é bom escolher materiais que sejam visivelmente leves, como o próprio espelho ou o vidro. Móveis com acabamento e pintura branca também funcionam maravilhosamente bem nesse cenário.

Ao contrário da crença popular, não deixe todos os móveis encostados na parede. Quando você encosta seus móveis na parede, está criando uma espécie de barreira que fecha ainda mais o cômodo – afinal, estamos quase que contornando a parede com peças de mobília. Por isso, ao invés de empurrar o sofá contra a parede e deixar a sala ainda menor, coloque-o no meio da sala e deixe um aparador nas costas do sofá, para decorar e ampliar o armazenamento.

Deixe um comentário