Sala de Estar Pequena: 8 Dicas Para Decorar

Decorar uma sala de estar pequena pode ser um desafio. Os poucos metros quadrados disponíveis devem ser usados com sabedoria. Em primeiro lugar, é preciso encontrar a posição perfeita para todos os móveis. O sofá e o rack da TV, por exemplo, devem ser posicionados antes de qualquer outro móvel – já que são eles que ditam todo o visual da sala de estar. Quando você terminar de ajustar a altura e distância corretas da televisão, é hora de começar com as decorações. Mas tome cuidado, ou vai deixar o cômodo carregado demais.

Enfim, muitos pontos devem ser considerados antes de decorar uma sala pequena. Muitas decorações, e o ambiente será claustrofóbico e difícil de caminhar. Mas com poucas decorações ele pode parecer comum demais. Para resolver de vez essa questão, nós separamos as oito melhores dicas e inspirações para você. Neste guia, você vai aprender como decorar uma sala de estar pequena da melhor maneira. Por isso, sem mais delongas, vamos começar!

 

Como decorar sala pequena?

Antes de mais nada, vamos esclarecer alguns pontos iniciais. Em primeiro lugar, é possivel, sim, decorar uma sala pequena gastando pouco. Nós entendemos que o orçamento é algo que varia muito. Felizmente, a maior parte das decorações neste guia você pode fazer em casa – ou investir de forma acessível. Em segundo lugar, as cores da parede de uma sala pequena influenciam muito no resultado final. Dê preferência aos tons mais claro: se você já segue o nosso blog há algum tempo, sabe que paredes e móveis brancos dão a impressão de um cômodo maior. Por isso, se for possível, considere pintar as paredes da casa novamente.

 

 

Decorar sala de estar pequena com prateleiras e vasos
Você pode fazer as prateleiras de canto em casa: elas otimizam muito o espaço disponivel.

1 – Pense alto

A primeira forma de otimizar o espaço disponível no ambiente é investir em decorações no teto ou nas paredes. As estantes e prateleiras, por exemplo, são uma ótima opção. Além de ajudar com a decoração da sala, vão criar muito mais espaço de armazenamento para usar. Você pode instalar apenas algumas prateleiras na parede, e posicionar vasinhos de suculentas ou um grande vaso de samambaia. Uma outra dica é investir em cortinas bonitas para as janelas da sala. Elas vão ocupar um “nada” de espaço, e farão toda a diferença no visual. Se as cortinas forem muito maiores que a altura da parede, instale o varão da cortina mais próximo do teto, ao invés da janela – isso evita que ela acabe embolada no chão. Se você prefere colocar obras de arte e pinturas na parede, aqui vai uma dica: os quadros para sala pequena devem ser posicionados todos numa altura mais elevada que o normal. Afastar os objetos do chão ajuda na impressão de um ambiente maior. Por isso, dê preferência aos quadros verticais, e tente posicioná-los mais acima da linha do olho.

2 – Pense baixo

Tudo que sobe, tem que descer – você já ouviu essa expressão? Se não puder furar as paredes da casa, ou apenas não quiser decorá-las, outra ideia é investir na decoração do chão. Em primeiro lugar, certifique-se de ter um belo tapete. Existem diversos modelos em lojas físicas e online, e muitas maneiras de fazer um tapete em casa. Em seguida, passe para o sofá, poltronas e tudo que for usado para se sentar. Você pode usar uma manta sobre o sofá com as nossas dicas e inspirações. Não deixe também de investir em capas de almofada que sejam bonitas, e dentro da paleta de cores da sala.

 

 

sala pequena com sofá de pallet decoração
Aqui, os pallets ainda foram usados como uma estante para livros.

3 – Esqueça o sofá

Ao invés de tomar todo o espaço da sala com um sofá, prefira poltronas ou um sofá feito de pallet. Na primeira opção, você pode escolher apenas duas cadeiras e usá-las com almofadinhas pequenas. Agora, caso seja uma família grande – ou caso você receba visitas com frequência -, aposte em um sofá feito de pallet. Basta deitar um colchão sobre dois ou mais pallets: o móvel mais baixo vai ajudar na harmonia do cômodo. Você ainda pode usá-lo com várias almofadas, uma manta ou cobertores de lã, ou ainda pendurar um tecido estampado na parede para decorar – como uma canga de praia. Se quiser criar um apoio e dividir o cantinho da TV do restante da sala, posicione um aparador de costas para o sofá de pallets. Assim, quem está sentado consegue se apoiar. Além disso, cria-se uma noção de privacidade com o aparador bloqueando a visão.

4 – Aproveite o espaço vertical

Aproveite ao máximo o espaço vertical disponível. Uma estante para sala fina e comprida é a melhor pedida: você pode decorar cada nicho com um vaso ou estatueta diferente. Por outro lado, aposte em um rack de sala com prateleiras: você mesmo pode construí-las com tábuas de madeira. Na hora de decorar, comece sempre de baixo para cima. O intuito é atrair os olhares para a parte de cima da sala. Se for um cômodo amplo com vários ambientes, você pode usar uma estante com nichos para dividí-los.

 

 

5 – O tamanho certo de tapete para sala pequena

Decorar sala de estar pequena com tapete grande
Veja como o tapete grande dá outra cara para a sala.

Quando se trata de uma sala pequena, devemos escolher os móveis que ocupem menos espaço no chão. Todavia, para o tapete isso funciona ao contrário: quanto maior, melhor. Usar um tapete grande que preencha toda a sala também vai ajudar o ambiente a parecer maior. Por outro lado, um tapete pequeno pode parecer perdido no meio da sala. Antes de comprar um tapete online, pegue uma fita crepe e faça o contorno do tapete no chão. Assim, você consegue ter uma prévia de como vai ficar antes de efetuar a compra.

6 – Instale espelhos

Um dos truques preferidos dos arquitetos e designers de interiores são os espelhos. Os espelhos têm o poder de fazer qualquer cômodo parecer maior do que realmente é. Além disso, também ressaltam muito a luminosidade do ambiente – principalmente se houverem janelas amplas. Para uma sala pequena, escolha os espelhos com molduras simples e sem detalhes: a intenção é otimizar o espaço disponível, e não ocupa-lo mais. A melhor ideia é usar o espelho na parede acima do aparador de sala. Você também pode usar uma luminária mais próxima do espelho.

 

 

Sala pequena decoração colorida poltrona verde
Esta sala branca contém poltronas verdes, por exemplo.

7 – Sala de estar pequena colorida

Para uma sala pequena, a melhor paleta de cores é uma com tons claros e neutros, isso é verdade. Mas, como você já deve ter aprendido por aqui, um toque de cor sempre é bem-vindo. Um sofá de couro alaranjado, por exemplo, já é suficiente para se destacar numa sala branca ou azulada. O mesmo vale para um vaso com flores coloridas posicionado sobre uma mesa branca ou preta. Se você vai usar mantas no sofá, aproveite e escolha uma manta estampada, colorida ou com algum detalhe diferente.

8 – Escolha móveis que se movam

Ao invés de uma mesa de centro pesada feita de ardósia, por que não um conjunto modular de mesas de canto? Melhor ainda: escolha mesas e racks que tenham rodinhas; assim, é muito mais fácil movê-los de lugar quando a sala estiver cheia, ou quando for a hora da faxina. No geral, evite materiais pesados como ferro puro, pedras naturais e madeira maciça. Dê preferência à madeira laminada ou MDF, acrílicos e alumínio.

Deixe um comentário