Rack de TV: Tudo Que Você Precisa Saber Antes de Comprar

Não é fácil encontrar o modelo certo de rack de TV para sala. Com o modelo certo, é possível disfarçar a televisão e torná-la parte da decoração, ao invés de deixá-la roubando a cena da sala de estar. A chave para encontrar o modelo certo de rack de TV é buscar por um rack que combine tanto com a TV, quanto com a decoração já existente.

Uma televisão grande num rack pequeno, por exemplo, não é a escolha mais segura. Por outro lado, um rack grande para uma TV pequena não vai trazer harmonia para o cômodo. A escolha do rack de TV é tão importante quanto a escolha da própria televisão. Para te auxiliar, neste guia nós separamos tudo que é essencial para decidir o modelo ideal de rack de TV. Aqui, você vai encontrar informações sobre a altura do rack de TV, qual a altura ideal do rack para posicionar o painel da televisão, e muito mais.

 

Determinando o tamanho da sua TV

Como descobrir o tamanho da sua televisão
As polegadas são medidas na diagonal.

Para escolher o rack certo, é importante definir o tamanho da sua televisão. As polegadas da televisão normalmente determinam seu tamanho na diagonal, e não na horizontal – que é o que precisamos saber aqui. O tamanho da televisão depende muito da marca, da moldura da tela e muitos outros detalhes. Para isso, confira abaixo as polegadas mais comuns de TV e seus respectivos tamanhos:

  • 55”: largura de 121 cm, altura de 38,5 cm;
  • 60”: largura de 133 cm, altura de 75 cm;
  • 65”: largura de 136,5 cm, altura de 81 cm;
  • 70”: largura de 155 cm, 87,5 cm;
  • 75”: largura de 166 cm, altura de 93,5 cm.

Todavia, vale lembrar que estas são as dimensões mais comuns. Para ter certeza do tamanho da sua televisão, a melhor maneira é medir com uma fita métrica. Todavia, se for uma TV pequena, considere um rack pequeno.

 

Como medir a televisão

Para medir a TV, você vai precisar de uma trena ou fita métrica, e de um lugar para anotar as medidas. Confira abaixo o passo a passo:

  1. Meça a largura da televisão, incluindo a moldura da tela;
  2. Em seguida, meça a altura da TV, incluindo a base e a moldura;
  3. Por fim, meça a profundidade total da TV.

 

Como escolher o rack certo para o tamanho da sua TV

Agora que você já tem as medidas da sua TV, basta escolher o tamanho de rack ideal para comportá-la em segurança. Idealmente, ela deve ter alguns centímetros a mais que a televisão, tanto em largura quanto em profundidade. Os racks de TV industriais estão disponíveis em diversos tamanhos e modelos, para comportar qualquer tipo de TV. Verifique abaixo os padrões de tamanho mais comuns para racks de televisão:

Qual é a altura certa da televisão
A TV deve estar sempre na altura dos olhos do espectador.

  • 55”: rack com 100-140 cm de largura;
  • 60”: rack com 140-160 cm de largura;
  • 65”: rack com 160-180 cm de largura;
  • 70”: rack com 180-200 cm de largura;
  • 75”: rack com 200 cm de largura ou mais.

 

Ajuste a altura da TV à altura do espectador

A altura da televisão é outro fator extremamente importante. Uma TV muito alta ou muito baixa pode comprometer a coluna do espectador, além de causar dores no ombro e no pescoço. De modo geral, a televisão deve estar exatamente na altura dos olhos de quem está sentado no sofá – nem um pouco acima, nem um pouco abaixo.

Rack de TV baixo

O rack de TV pequeno, em primeiro lugar, possui até 50 cm de altura. Ele está disponível em diversos modelos, do minimalista contemporâneo ao mais tradicional. São básicas e funcionais, com algumas opções de armazenamento a mais.

Rack de TV médio

Em seguida, o rack médio tem cerca de 50 cm a 60 cm de altura. Eles normalmente possuem uma ampla superfície e diversos compartimentos extra, como gavetas e armários. Os racks modernos são uma ótima opção, com diversos modelos a se escolher.

Rack de TV alto

Possuem mais de 60 cm de altura. Confira alguns modelos de rack de TV branco ou rack de TV preto para a sua sala: essas cores são as melhores para evidenciar a decoração do ambiente.

 

Como decorar o rack de TV

Rack de tv decorado sala de estar
Algumas plantas e esculturas são suficientes para decorar o rack.

O toque final para incorporar a TV no cômodo e mesclá-la com o ambiente é decorar o rack. Enfim, aqui estão algumas dicas e opções para decorar o rack de TV da melhor maneira:

  • Em primeiro lugar, invista em decorações de parede, ou monte uma estante embutida com espaço para televisão. Pendure porta-retratos, papéis de parede, ou pinte a parede de uma cor diferente do restante da sala.
  • Em seguida, instale um painel de TV alguns centímetros acima do rack, e decore o móvel todo com plantas, esculturas, livros ou qualquer outro objeto decorativo – é uma alternativa chique e sofisticada.
  • Em terceiro lugar, a regra de três para criar decorações visualmente interessantes.
  • Por fim, use os nichos e prateleiras abertas para expor decorações, e aproveite as gavetas e armários para armazenar os objetos que você quer manter por perto, mas fora de vista.

Deixe um comentário