Feng Shui no Escritório: Tudo Que Você Precisa Saber

Existem muitas maneiras de transformar seu escritório num lugar mais produtivo e convidativo. Você já ouviu falar de Feng Shui? O Feng Shui é uma antiga arte de origem chinesa. Ela tem como propósito criar um espaço em harmonia com o ambiente a sua volta. Os móveis e objetos são posicionados de acordo com o fluxo de energia natural. Além disso, também envolve outros aspectos, como cores e materiais. É uma prática muito popular em países como o Japão, as Coréias, Singapura, as Filipinas, o Vietnã e a Malásia. Recentemente, também tem se espalhado por países ocidentais.

Um dos melhores cômodos para se aplicar o Feng Shui é no escritório. Seja na empresa ou no home-office, é um cômodo onde a criatividade precisa fluir, com foco, produtividade e harmonia. Desse modo, é importante saber quais cores funcionam para o Feng Shui, quais materiais e qual a posição de uma mesa de escritório no Feng Shui, assim como outros móveis. Pensando nisso, nessa postagem vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre Feng Shui no escritório e em qualquer outro cômodo. Vamos falar sobre as melhores cores e materiais, assim como o posicionamento da mesa e de outros móveis. Se você quer saber como ter o melhor Feng Shui para seu escritório, continue lendo!

Os 5 elementos do Feng Shui

Quais são os cinco elementos do Feng Shui
Os elementos do Feng Shui harmonizam todos entre si

Antes de mais nada, é preciso conhecer os elementos do Feng Shui. Existem 5 elementos principais responsáveis por atrair e balancear a energia do ambiente. São eles:

  • Madeira: em primeiro lugar, a madeira canaliza criatividade e maturidade. Árvores, plantas, objetos verdes ou móveis feitos de madeira representam esse elemento. Usar uma mesa de escritório de madeira, por exemplo, é a opção perfeita.
  • Fogo: em seguida, o fogo é o elemento mais poderoso. Incentiva a paixão, a energia, a expansão, ousadia e transformação. Velas, lareiras e a cor vermelha representam o fogo.
  • Água: em terceiro lugar, a água representa a emoção e a inspiração. Objetos azuis ou com água, como estatuetas de fonte, estão ligados a esse elemento.
  • Terra: já a terra simboliza força e estabilidade. Incorpore o elemento terra com vasos de plantas naturais, pedras, tapetes, livros antigos ou objetos de cor marrom.
  • Metal: por último, o metal une todos os outros elementos, providenciando foco e organização. Use móveis de metal ou objetos na cor prata, cinza, branco ou metalizados. Escolha uma mesa de escritório industrial com metal e madeira para harmonizar.

 

 

Como trazer Feng Shui para o escritório

Existem muitas maneiras de trazer um bom Feng Shui para o escritório. Desde incorporar certas cores ou materiais, até mesmo posicionar os móveis em um determinado jeito pode influenciar o Feng Shui. Aqui estão algumas dicas de Feng Shui para o escritório.

 

Deixe sua mesa de escritório na posição de poder

Posição de poder no Feng Shui para mesa de escritório
A posição de poder no Feng Shui consiste na mesa de costas para a parede, e de frente para a porta.

De acordo com o Feng Shui, a mesa deve ser posicionada para que você se sente na “posição de poder”. Este posicionamento é no local mais distante da porta de entrada. Posicione-a de modo que você enxergue a porta quando estiver sentado. Uma boa dica é deixá-la na diagonal.

Crie uma costa forte

Para um Feng Shui forte, posicione sua cadeira com as costas para a parede. Se não for possível, faça uma parede com vasos de plantas grandes bem atrás de você.

Valorize a luz natural

Quando possível, aproveite o máximo da luz natural que vem das janelas. Lâmpadas amarelas ou fluorescentes podem trazer muito cansaço e fadiga para o ser humano. Se a luz natural não for uma opção, invista em lâmpadas incandescentes.

 

 

Escolha a cadeira certa

Parede do escritório decorada Feng Shui
A parede deve ser bem decorada, mas não pode ter exageros.

Na hora de escolher uma cadeira para sua escrivaninha, seja uma mesa de escritório com gavetas e armários ou uma mesa de escritório simples, opte por uma cadeira com apoio para costas bem alto. No Feng Shui, cadeiras com as costas altas criam proteção e estabilidade.

Integre plantas ou água no ambiente

Experts em Feng Shui indicam que água e plantas no escritório criam uma energia próspera e positiva. Tente usar uma estátua pequena de fonte na mesa de canto do seu escritório, ou uma planta viva em um vaso.

Pendure arte na parede

Cerque seu escritório com imagens e objetos inspiradores. Fotos de paisagem ou quadros com frases inspiradoras são uma ótima ideia.

 

As cores do Feng Shui
Esta é toda a gama de cores do Feng Shui.

Escolha as cores certas

O Feng Shui conta com uma ampla variedade de cores que harmonizam entre si. Desse modo, ao invés de um escritório monocromático, aposte num cômodo vivo, com diversas cores. Algumas cores boas para o Feng Shui são:

  1. Branco;
  2. Amarelo claro;
  3. Tons de bege ou nude;
  4. Laranja pastel;
  5. Verde pastel;
  6. Azul pastel.

Uma boa opção é incorporar essas cores nos móveis ou decoração. Uma mesa de escritório branca em um escritório de paredes bege, por exemplo, é uma opção discreta e harmoniosa.

 

 

 

Conclusão

Para resumir, o Feng Shui é uma arte antiga, de origem chinesa há mais de 3.000 anos. Ela consiste em criar um espaço harmonioso com o ambiente. Quando bem aplicada, pode melhorar a estabilidade emocional, a organização e a produtividade do escritório. Enfim, com apenas alguns ajustes, você pode criar um escritório com o Feng Shui perfeito para incrementar seu horário de trabalho. Depois de ler essa postagem, você já deve estar apto para aplicar um ótimo Feng Shui não somente no escritório, mas em toda a casa.

Deixe um comentário