Tamanho do Rack de TV: Como Descobrir A Medida Ideal

Você sabia que existem mais de 70 milhões de televisões só aqui no Brasil? Isso não é tanta surpresa quando lembramos que a TV é praticamente uma mobília essencial na sala de estar. Todavia, quando o assunto é decoração de interiores, encontrar o rack de TV ideal para você pode ser mais difícil que encontrar a televisão perfeita. Perguntas como “qual o tamanho de rack para sala pequena?”, “qual o tamanho de rack certo para minha TV?” e “como escolher o rack certo para minha sala?” são muito comuns.

Escolher o posicionamento ideal e as melhores decorações para o rack também podem ser questões difíceis. Pensando nisso, além de separar tudo o que você precisa saber antes de comprar um rack, nossa equipe montou um artigo especialmente para falar sobre como escolher o tamanho de rack ideal para a sua sala. Se você quer saber tudo sobre esse móvel tão essencial em nossas vidas, continue lendo!

 

medindo polegadas da TV na diagonal
A medida das polegadas é feita dessa forma.

Passo 1: medindo a televisão

O primeiro passo na hora de definir o tamanho de rack ideal para você é medir a sua televisão. As reais medidas da TV serão diferentes das suas polegadas, já que elas são contadas de forma diagonal, e aqui precisamos saber os valores horizontais e verticais.

Depois de medir toda a televisão com uma fita métrica, é hora de escolher o rack. O ideal é que o rack seja sempre maior do que a própria televisão – senão, do mesmo tamanho. Um rack pequeno para uma TV grande pode deixar sua sala de estar fora de harmonia. Além disso, a TV não vai estar segura, e poderá cair com qualquer movimento mínimo.

 

 

Passo 2: determine a altura do rack de TV

Tipicamente, a televisão deve estar centralizada na altura dos olhos dos espectadores – ou um pouquinho abaixo. Para isso, você vai precisar se sentar confortavelmente no sofá, e pedir para que alguém marque onde está a linha de seus olhos na parede. Você ainda precisa lembrar que é a televisão que deve estar na reta dos olhos, e não o rack! Para medir da melhor forma, faça o seguinte:

  • Marque na parede onde está a linha de seus olhos;
  • Com uma fita métrica, meça a distância do chão até essa marcação;
  • Pegue a altura de sua televisão, e tire metade;
  • Então, pegue o valor de metade da altura da sua TV, e subtraia da distância até o chão – essa é a altura do rack ideal para você.

Então, por exemplo, vamos supor que a altura da reta de seus olhos seja de 90 cm em relação ao chão. Digamos que a televisão da sua casa seja uma TV de 50 polegadas, com 70 cm de altura – ou seja, 35 cm pela metade. Subtraindo 35 de 90, podemos concluir que o rack ideal nesse caso seria um modelo com cerca de 55 cm de altura. Essa é a altura padrão da maioria dos racks para sala.

Qual a altura certa do rack para o painel de tv
Também é importante ajustar a distância, além da altura.

 

Passo 3: determine a largura do rack de TV

Como dito anteriormente, o rack deve ser pelo menos um pouco mais largo que a televisão. Dessa forma, ele pode oferecer um sustento adequado para a TV, e toda a segurança que um rack precisa ter. No geral, existe uma regra a ser considerada quando temos um cômodo com muito ou pouco espaço disponível. Para uma sala de estar pequena, aposte em um rack de TV branco, já que os móveis de cor clara realçam a claridade do ambiente e dão a impressão de um cômodo mais amplo. Por outro lado, se tiver muito espaço disponível, pode apostar certamente nos racks pretos, que trazem consigo todo um charme e elegância sem igual.

 

Largura certa do rack de tv
Até mesmo se a TV estiver na parede, o rack deve ser mais largo que ela.

Racks Pequenos:

Os racks pequenos normalmente oferecem um móvel compacto mas extremamente útil, e com toda a segurança que sua TV precisa. Eles ocupam um espaço otimizado no ambiente, sem dificultar a movimentação ou tomar muito espaço. De maneira geral, são perfeitos para serem posicionados no quarto.

Racks Médios:

Os racks médios tem exatamente o tamanho padrão de um bom rack de TV. Eles são ideais para serem utilizados na sala de estar, já que contribuem muito com a decoração do ambiente, como os racks industriais por exemplo.

Racks Grandes:

Assim como os racks compactos, também é possível encontrar modelos maiores que ultrapassem os dois metros de largura. Eles são ideais para grandes televisores de parede, e não para segurar a TV em si. É possível encontrar diversos racks modernos com medidas maiores que o comum. Assim como o modelo anterior, são perfeitos para a sala de estar – ou para a sala de cinema, se houver.

Deixe um comentário