O Que São Traças? 7 Métodos Para Eliminá-las Naturalmente

Viver em um país tropical como o Brasil tem seus pontos fortes, e com certeza tem suas desvantagens. O clima quente e úmido é um grande vilão sanitário: diversos fungos e insetos se proliferam nessas condições. Todavia, temos dois principais agentes do caos neste clima: o mofo e as traças. Nós já falamos sobre como evitar mofo no guarda-roupa, mas e quanto às traças? Neste artigo, separamos 7 dicas infalíveis para ensinar como acabar com traças no guarda-roupa. Afinal, ninguém merece vestir roupas cheias de furos, né? Continue lendo para descobrir como eliminar completamente as traças de qualquer armário.

 

 

Como acabar com traça de roupa
Esta é a aparência de uma roupa vítima de traças.

Mas o que são traças?

As traças são nada mais, nada menos que um filhote de mariposa – ou melhor, a mariposa em sua fase larval. Aparentemente inofensivas, você nem imagina que estes insetos são capazes de devorar grandes quantidades de tecido.

Já dizia Isaías: “porque a traça os roerá como a roupa, e o bicho os comerá como a lã”. A traça é um bichinho traiçoeiro responsável por danificar roupas. Você com certeza já deve ter visto esse bichinho em alguma parede da sua casa:

As traças se alimentas de fibras naturais de tecidos. Seu alimento favorito é a casimira, ou lã de caxemira. Todavia, ela também come outros tipos de lã, como a lã de carneiro ou cordeiro. Além disso, os tecidos naturais como algodão também são consumidos. Nem mesmo as penas de seu travesseiro estão a salvo desta praguinha.

 

 

Como acabar de vez com traças
A traça possui uma “casca” semelhante a um losango. Dentro dessa casca, há uma pequena larva que em breve se transformará numa mariposa.

Qual a melhor maneira de acabar com as traças?

Antes de mais nada, talvez seja uma boa ideia trocar de guarda-roupa. Como as traças gostam de lugares escuros e escondidos, um guarda-roupa com mais espaço aberto pode ser a solução. Dê uma olhada neste lindo guarda-roupa de solteiro antes de prosseguirmos com as dicas. Agora, você já sabe o que é uma traça e com o que ela se parece. Portanto, podemos passar para a próxima etapa: como acabar definitivamente com as traças de guarda-roupa.

 

 

 

1. Faxine todo o guarda-roupa

Como eliminar as traças de roupas
Sacos ziplock ou embalagens à vácuo são as melhores opções na hora de congelar as roupas.

As traças gostam de morar em cantinhos escuros e tranquilos. Acabe com a paz destes insetos com uma bela faxina no guarda-roupa. Primeiramente, você deve tirar todas as roupas dali de dentro. Em seguida, limpe completamente o armário. Dê atenção principalmente às quinas e cantos. Se possível, use um aspirador de pó. Faça uma mistura de água com bastante detergente. Então, com auxílio de um pano limpo, limpe todas as superfícies com essa receita capaz de eliminar as traças. Logo após, você também precisará lavar todas as suas roupas e até mesmo as cortinas do quarto. Afinal, você não quer fazer toda essa faxina para descobrir que as traças estavam, na verdade, escondidas em alguma roupa, certo?

Se preferir, ao invés de lavar, você pode congelar as roupas. Pode parecer estranho, mas é por um bom motivo: as traças não sobrevivem a temperaturas abaixo de 0. Sendo assim, coloque quantas roupas couberem em seu freezer, e deixe-as lá por pelo menos 48h. Antes disso, lembre-se de embalar individualmente cada roupa. Dispor as roupas uma sobre as outras no freezer, pode acabar criando uma umidade entre elas. Com a umidade presente, você fica suscetível ao aparecimento de mofo.

 

 

 

Como acabar com traças na blusa de lã
Ademais de manter suas roupas protegidas, as embalagens à vácuo ainda liberam muito espaço no guarda-roupa.

2. Mantenha as roupas limpas

Pode parecer uma dica redundante, mas preste bastante atenção. É importante que todas as roupas estejam devidamente limpas antes de serem guardadas. Isso quer dizer que você deve evitar colocar roupas usadas no guarda-roupa. As traças, bem como outros insetos e microorganismos, se aproveitam do suor e de farelos de alimentos para se espalharem mais rapidamente. Sendo assim, mesmo que a roupa esteja limpa e que você vá usá-la novamente, guarde-a em outro lugar.

3. Guarde roupas de lã em segurança

Como vimos no início do artigo, a lã é o alimento favorito das traças. Sendo assim, é uma boa saída guardar seus suéteres com mais segurança ainda. Você pode usar caixas organizadoras ou prateleiras verticais. Todavia, a melhor opção são sacos ziplock ou embalagens à vácuo. Desse modo, você realmente pode ter certeza de que nada vai conseguir chegar perto de seus queridos agasalhos. Por falar em agasalhos, temos uma boa dica de organização. Quando estivermos no clima quente, guarde os casacos e roupas pesadas em outro lugar. Dessa maneira, você vai ter muito mais espaço disponível em seu guarda-roupa. Para mais dicas de como organizar um guarda-roupa, leia este artigo.

 

 

4. Preste atenção nas roupas antigas

Por mais que você tente renovar o guarda-roupa, é inevitável manter algumas peças velhas guardadas. Por outro lado, apesar de toda a curadoria, peças de brechó também não deixam de ser antigas. Sabe quem gosta muito de roupas antigas? Isso mesmo, as traças. Dessa forma, seja com suas roupas velhas ou com roupas novas de brechó, a regra é a mesma: sempre higienize profundamente todas as roupas antigas. Além disso, sempre que algumas roupas ficarem tempo demais paradas no guarda-roupa, é hora de uma boa lavagem. Seguindo esta recomendação, o número de traças em seu armário vai diminuir drasticamente.

Cabide de cedro acaba com as traças
Por incrível que pareça, a cor destes cabides é completamente natural, graças à madeira de cedro vermelho.

5. Invista em cabides de cedro

O cedro é uma árvore enorme, parente próxima do pinheiro. A madeira de cedro é muito utilizada na marcenaria, para construir diversos móveis e acessório – como, por exemplo, cabides. E quer saber de uma coisa? Traças odeiam cedro. Desse modo, um pequeno investimento em um conjunto de cabides de cedro pode ser a solução para seu problema. Eles estão disponíveis em diversos modelos e cores. Assim, você com certeza vai encontrar o cabide ideal para o estilo de seu guarda-roupa.

6. Esteja atento

Por último, o que você vai precisar é de atenção. Estas dicas devem acabar completamente com as traças de seu guarda-roupa. No entanto, estas larvas ainda podem surgir em outros cantos da casa – como, por exemplo, nas cortinas e roupas de cama. Por isso, é necessário que você esteja sempre atento a novos sinais de traças. Furinhos nas roupas são o sinal principal. Você também pode encontrar algumas traças andando pelas paredes de sua casa. Uma boa dica é usar óleos essenciais com cheiros marcantes, como cravo-da-índia e alecrim. Os aromas fortes podem diminuir o aparecimento de traças – embora não sejam capazes de acabar com elas sozinhos.

 

7. Se tudo der errado, dedetize

Se você seguiu todas essas dicas e ainda assim encontra traças na sua casa, cuidado: pode ser uma infestação. Neste caso, a melhor coisa a se fazer é contar com a ajuda de um profissional. Agende uma dedetização completa para a sua casa. Desse modo, você aproveita o problema das traças para acabar com outras pestes e insetos. Dedetizar a casa acaba com aranhas, baratas, formigas, ratos e muitos outros intrusos.

Deixe um comentário