6 Inspirações Para Decorar Mesa de Cabeceira

Todo cômodo da casa possui seus móveis principais. Na sala de jantar, por exemplo, temos a mesa de jantar. Já na sala de estar, os móveis essenciais são a mesa de centro e o rack de TV. No quarto, não é diferente: além da cama e do guarda-roupa, outro móvel que carrega todo o estilo do cômodo é a mesa de cabeceira.

Sendo assim, como qualquer outro móvel essencial, a mesa de cabeceira carece de uma boa decoração. Logo, como toda boa decoração, é preciso ter uma noção básica de como decorar mesa de cabeceira para não acabar com um resultado brega e cafona. No artigo de hoje, separamos seis inspirações para quem se pergunta o que colocar na mesa de cabeceira. Seja um abajur, porta-retratos ou vasos decorativos, não importa: é preciso que a decoração reflita sua personalidade, ainda mais em um cômodo tão íntimo quanto o quarto. Por isso, se você quer saber o que colocar na mesinha de cabeceira, continue lendo!

 

Varie a altura das decorações de mesa de cabeceira
O abajur mais alto balanceia os vasos de altura mais baixa.

1. Varie as alturas

Quando o assunto é decoração, a proporção dos objetos é muito importante. Criar uma variação de formas e tamanhos é imprescindível para uma decoração bonita, harmoniosa e interessante. Usar itens todos do mesmo tamanho pode dar um resultado monótono e tedioso, por exemplo. Para isso, lembre-se: objetos mais altos trazem poder e impacto à decoração, enquanto objetos mais baixos trazem leveza e suavidade. Uma ótima ideia é aplicar a regra de três e escolher três objetos decorativos com a altura levemente diferente. Decore uma mesa de cabeceira de madeira com um relógio despertador, um vasinho levemente mais alto e uma luminária grande para completar.

2. Repare nas texturas

Assim como as proporções, o material e as texturas dos objetos também é muito importante para o resultado final da decoração. Você pode usar objetos todos do mesmo material, é claro. Mas trazer uma textura diferente para a decoração é uma forma de criar um visual impactante e que imediatamente atrai a atenção para si. Uma boa ideia é usar pelo menos uma decoração de madeira natural, cimento, vidro, metal, decorações espelhadas ou com texturas táteis. Uma mesa de cabeceira industrial, por exemplo, pode fazer bom uso de uma escultura metalizada ou espelhada, junto de um vaso de flor para trazer suavidade. Lembre-se de que sempre é necessário balancear ou harmonizar os elementos que você inclui para a decoração.

 

 

Decoração simétrica para mesa de cabeceira abajures par
Um par de abajures é a melhor escolha, ainda mais se houver uma mesa de cabeceira de cada lado da cama.

3. Dê um toque pessoal

Assim como para decorar a mesa de escritório da melhor forma, é importante trazer toques pessoais à decoração da mesa de cabeceira. Afinal, quer um cômodo mais pessoal que o nosso quarto? É lá onde dormimos, nos vestimos e passamos boa parte do nosso tempo. Por isso, é crucial ter uma decoração que reflita nossa persona, assim como nossos gostos e visões de mundo. Se não souber por onde começar, comece do básico: um porta-retrato sobre a mesa deve bastar. Pode ter uma foto da sua família, de seus amigos ou daquela pessoa especial na sua vida. Uma outra opção é usar um porta-retrato seu, mas com uma foto de quando você era criança. Isso dá um toque muito pessoal, íntimo e divertido ao quarto.

4. Estilo simétrico

É importante variar as texturas e proporções, isso é fato. Mas a simetria também pode ser incorporada na decoração. Calma, eu explico. Para uma decoração simétrica, aposte em objetos decorativos que venham em pares ou trios. Pode ser um pequeno trio de estatuetas, ou um par de vasos iguais. Além disso, os objetos não precisam ser exatamente idênticos: eles também podem conter variações na textura e na proporção. Não há limites para a sua criatividade na hora de decorar uma mesa de cabeceira!

 

Mesa de cabeceira com decoração simples de vaso
Às vezes, uma decoração única é tudo o que você precisa.

5. Contraste e semelhança

Quando o assunto é decoração, temos duas linhas essenciais para onde podemos seguir. Em primeiro lugar, a semelhannça consiste em usar decorações iguais ou parecidas de alguma forma, para criar um visual harmônico que se complemente. Já o contraste, por outro lado, é tudo sobre criar beleza nas diferenças. Para isso, diferenças de cores, tamanhos e texturas são muito eficientes. Um exemplo simples é posicionar decorações pretas sobre uma mesa de cabeceira branca com gavetas.

6. Menos é mais

Por último, mas não menos importante, temos aquela frase que todo mundo já ouviu falar: menos é mais – e isso não é diferente na decoração de interiores. Muitas vezes, uma decoração minimalista é mais do que suficiente, ainda mais em móveis mais trabalhos, como mesas de cabeceira com gavetas ou armários. Sendo assim, reduza os objetos decorativos a apenas um e valorize o próprio design da mesa. Você pode usar uma luminária, uma escultura, um vaso de plantas ou até mesmo apenas um porta-retrato especial para decorar.

Deixe um comentário