7 Dicas Para Decorar Aparador na Sala de Jantar

A sala de jantar é um dos ambientes que usamos todos os dias. Por conta disso, é essencial que ela tenha uma boa decoração. Um móvel que cumpre um papel crucial na hora de embelezar esse cômodo é o aparador. O aparador não apenas cria um armazenamento discreto, como também pode ser decorado para enfeitar a sala e refletir a personalidade dos moradores. Seja um aparador comum ou um aparador bar, cada modelo traz características e vantagens únicas para a sua casa.

Criado por volta de 1770, desde o século XVII o aparador de sala está presente em lares ao redor do globo. Ele também é chamado de bufê, bufete e até mesmo de credencia. Serve tanto para armazenar utensílios de jantar, quanto para decorar o ambiente. Neste artigo, reunimos sete dicas diferentes para decorar este móvel tão importante na sala de jantar. Ao final do post, você vai saber exatamente o que colocar em cima de um aparador na sala de jantar. O ambiente será totalmente transformado, graças à bela decoração no aparador.

 

 

Aparador espelhado para sala de estar decoração espelhos quadros parede monocromático
Este aparador com vários espelhos é uma opção fechada que se dá bem em cômodos pequenos.

1. Design do aparador: aberto ou fechado?

A primeira dúvida que surge na cabeça quando pensamos em comprar um aparador é sobre o modelo. Será um aparador aberto com nichos, ou fechado com gavetas e armários? Ou quem sabe um aparador bar industrial com rodinhas? Temos inúmeros estilos e opções para escolher; mas cada uma possui suas próprias vantagens. Assim, você pode escolher o que melhor cumpre com as suas necessidades sem medo. Mas, de maneira geral, existe algo a considerar na hora de escolher um aparador: o tamanho da sala de jantar.

Para salas de jantar pequenas, prefira um aparador com prateleiras abertas ou com nichos. O móvel aberto contribui para a impressão de um cômodo maior. Os móveis de cor clara ou de vidro também colaboram para essa ilusão de ótica, então dê preferência aos aparadores brancos. Ao contrário, salas de jantar maiores fazem bom uso de aparadores com portas e gavetas. Este aparador com duas portas em chapa expandida, por exemplo, contribui perfeitamente com qualquer decoração.

 

 

Altura ideal do aparador mais alto que mesa de jantar
O aparador mais alto que a mesa é puramente mais harmônico.

2. A altura importa

Em segundo lugar, a altura do aparador é de extrema importância para ter um móvel harmonioso e proporcional à sua sala de jantar. Isso é ainda mais importante se você planeja usá-los durante as refeições, seja para servir bandejas com aperitivos ou comportar garrafas de vinho. Tipicamente, o aparador deve ser mais alto que a mesa de jantar. Todavia, se for muito alto, ele vai trazer um desequilíbrio ao cômodo – principalmente para quem estiver sentado. Falando de forma ampla, os aparadores variam de 75 a 85 cm de altura. O ideal é que ele seja mais alto que a mesa de jantar, mas não ultrapasse 10 cm a mais que ela.

3. Aposte na decoração natural

Seja uma mesa de aparador, um aparador com nichos e rodinhas ou um clássico aparador de madeira, a decoração natural e orgânica nunca falha. Um pequeno vaso verde já traz muita vida e frescor ao ambiente. Além das folhagens, as flores também ficam incríveis, ainda mais quando são coloridas – ou um arranjo floral com vários tons. Por outro lado, se preferir uma decoração mais autêntica, opte por uma tigela com frutas. Prefira manter a paleta monocromática, com maçãs verdes ou um conjunto de frutas amarelas, por exemplo. O melhor de tudo é que, dependendo das plantas e frutas que você usar, o ambiente terá sempre um delicioso cheiro frutado e natural.

 

 

Decoração para aparador de madeira com bandeja garrafas e vaso de flores
Uma bandeja com copos e garrafas, por exemplo, é a decoração mais clássica de todas.

4. A parede perfeita para o aparador

Para uma decoração clássica ou moderna, a parede atrás do aparador tem muito peso no visual final. Dessa forma, é importante que ela contenha algum tipo de detalhe ou decoração, que combine e valorize com os objetos no aparador. Um aparador industrial, por exemplo, combina muito com uma parede de cimento queimado. Esse detalhe pode uma parede com uma cor distinta das demais, por exemplo. Além disso, outras boas opções são pinturas, quadros, espelhos, porta-retratos pendurados na parede, e por aí vai. Escolha uma decoração que transmita a sua personalidade!

5. Na dúvida, use uma bandeja

A bandeja é um objeto decorativo muito fácil de ser usado. Além disso, ela tem o poder de harmonizar as decorações do aparador. Por isso, se você acha que as suas decorações estão muito soltas e desconexas entre si, tente uma bandeja! Se não tiver muitas ideias de decoração, agrupe itens parecidos sobre a bandeja. Podem ser velas, vasos ou até mesmo um conjunto com três esculturas. Como já dissemos neste artigo com as melhores decorações para aparador de sala, a regra de três pode ser muito bem aproveitada nessa hora.

 

 

Aparador preto lustroso decoração elegante com flores e quadro
O aparador preto é luxuoso por si só.

6. Decoração iluminada

Uma forma de atrair a atenção do cômodo para o aparador é usar iluminação para decorá-lo. Para um visual mais moderno, você pode usar abajures ou luminárias. Uma ideia divertida é usar lâmpadas de cores diferentes. Já para quem prefere todo o charme das tradições, aposte num candelabro com velas acesas. Outra boa opção é instalar lâmpadas de LED amarelas no teto, exatamente acima do aparador, para deixá-lo sempre iluminado no ambiente.

7. Pense fora da caixa

Enfim, na hora de escolher o seu aparador, escolha um modelo diferente e que se destaque por si só. Ao invés de optar por um tradicional aparador de madeira, por exemplo, opte por um aparador preto. Os móveis pretos são ousados, modernos e cheios de personalidade. Como dito acima, os móveis de cor branca trazem a impressão de um ambiente maior e mais iluminado. Por isso, escolha um aparador branco se tiver uma sala de jantar pequena, ou um aparador preto se o espaço disponível for maior.

Agora você já sabe tudo sobre como decorar um aparador de sala. Essas dicas simples e acessíveis podem renovar completamente o visual da sua sala de jantar. Seja com decorações modernas, tradicionais, autênticas ou minimalistas, agora você sabe exatamente como decorar o seu aparador na sala de jantar.

Deixe um comentário