Dicas de Estilo Para Mesa de Canto

Uma sala de estar bem decorada é essencial para todo lar. Afinal, é onde fica a porta de entrada e, portanto, a primeira impressão que se tem da casa. Na sala, podemos usar decorações que reflitam nossos gostos e a nossa personalidade. Por outro lado, também existem diversos estilos decorativos que podem ser seguidos, como por exemplo o estilo minimalista, industrial, escandinavo e por aí vai. Independente do estilo de interior escolhido, a boa decoração permanece essencial. Ela funciona como o cartão de visita de nossa casa, e até mesmo da nossa pessoa. Uma sala de estar bem decorada precisa de alguns elementos chave. O sofá, o rack da TV e a decoração para mesa de centro são bons exemplos.

A mesa de canto também é crucial. Posicionada bem ao lado dos sofás, sua função principal é servir como descanso de copo para quem está sentado. É indispensável para uma noite de filmes confortável em frente à TV. É claro que, além disso, ela é muito importante para a decoração da sala. Por isso, é fundamental saber o que colocar em cima da mesa de canto. Agrupar alguns itens simples pode criar uma decoração incrível. Muitas vezes, você já tem tudo o que precisa dentro de casa, mesmo. E para te inspirar a decorar sua mesa de canto da melhor forma possível, nós separamos algumas dicas e ideias para contribuir com o visual da sua sala de estar.

 

 

Mesa de canto decoração com abajur planta relógio em cima delicado
Três é o número perfeito na decoração.

1. Menos é mais

Tente criar um limite de até 5 objetos posicionados sobre a mesa de canto. Do contrário, ela pode parecer muito lotada e desorganizada. Sem falar que alguns modelos já pedem decorações mais minimalistas e refinadas. Uma mesa de canto branca, por exemplo, sempre cai bem com um visual mais sofisticado. Em todo caso, assim como na matemática, a regra de três também resolve muitas coisas na decoração. Quando não souber quantos objetos usar para decorar a mesa de canto, escolha 3 objetos. Eles podem ser iguais, parecidos ou completamente diferentes. Tudo depende se você vai decorar através do contraste ou semelhança.

Dica: mantenha o tamanho dos objetos sempre variados, para criar um visual mais interessante.

2. Lembre-se da funcionalidade

Antes de mais nada, você deve se lembrar de quais objetos você realmente precisa por perto de você. Quando você se senta no sofá, gosta de ter um abajur para iluminar a leitura de um livro? Ou talvez um difusor de ambientes para manter a sala cheirosa. Se preferir um ar mais aconchegante e intimista, aposte em um conjunto de velas. Enfim, é importante se lembrar dos essenciais para relaxar confortavelmente no sofá. Além disso, caso vá usar a mesa de canto como descanso de copos, deve deixar algum espaço para isso. Se for uma mesa de canto de madeira, aposte em porta-copos estampados para decorar enquanto preserva o acabamento intacto.

Mesa de canto rústica decoração bandeja em cima livros caneca flores
Usar uma bandeja decorativa é uma ótima forma de enfeitar a mesa e protegê-la de marcas de copos.

3. Incorpore um item natural

Trazer natureza para dentro de casa é primordial em qualquer lar. Ter plantas dentro de casa diminui o stress e aumenta a sensação de bem estar. Além disso, contribui muito para a decoração, já que podemos variar muito entre as opções disponíveis. Se quiser um visual impossível de errar, aposte numa mesa de canto industrial com uma decoração de folhagens bem verdes. Em suma, é possível usar um vaso com flores, ou com belas folhas. Suculentas e cactos, por outro lado, são perfeitos para quem precisa de uma planta de baixa manutenção. Tigelas com frutas também são perfeitas para a mesa de canto. Elas vão decorar e perfumar o ambiente.

4. Crie altura com livros

Como dito acima, é importante manter uma boa variação de altura na decoração. Agora, o que fazer quando não temos nenhum objeto mais alto à mão para usar? Uma solução fácil é empilhar dois ou três livros para criar um segundo nível mais elevado. Você pode simplesmente deixá-los assim, ainda mais se for um fã literário. Por outro lado, uma boa opção é posicionar ainda um outro objeto sobre os livros. Pequenas esculturas ou vasinhos são sempre uma boa opção. Para criar contraste, empilhe os livros sobre uma mesa de canto redonda.

 

Mesa de canto de metal industrial verde decoração vaso
Essa mesa de canto industrial verde não precisa de nada além do belo vaso de folhas ao centro.

Dicas:

Aqui vão algumas dicas na hora de escolher e decorar a sua mesa de canto:

  • Uma forma fácil de criar altura é usando um abajur ou luminária.
  • Incensos, difusores de ambiente e velas perfumadas são ideias fáceis e charmosas de manter a sala com um aroma agradável;
  • Pense fora da caixa com uma mesa de canto preta, branca ou colorida com outra cor: para decorá-la, você só precisa apostar em decorações da mesma cor ou do tom oposto; é a forma mais fácil de conseguir uma decoração visualmente interessante.
  • A mesa de canto ideal deve ter cerca de 2 centímetros de diferença da altura do braço do sofá; ela pode ser maior ou menor, desde que não ultrapasse o limite de dois centímetros.
  • Por fim, você não precisa que todas as mesas de canto da sala sejam iguais; use mesas diferentes tranquilamente, já que isso agrega um toque pessoal à decoração.

Deixe um comentário