Limpar Sofá de Tecido – Dicas Infalíveis e Métodos Naturais

O sofá é um móvel compartilhado que sempre está presente em nossos momentos cotidianos. Seja para tomar um café, maratonar uma série ou apenas passar tempo com a família, o sofá é a escolha número um para relaxar. Todavia, por mais cuidadoso que você seja, é impossível evitar que o sofá acabe sujo ou manchado. Com o tempo, isso pode desgastar o tecido do sofá, além de deixar um odor forte impregnado.

Calma, não se desespere! Não precisa correr para o mercado e gastar horrores em produtos de limpeza. Para deixar o sofá com cara de novo, precisamos apenas de poucos ingredientes naturais – provavelmente, você já deve ter todos em sua casa. Vamos dar uma olhada nos melhores ingredientes para limpar as marcas de pé do sofá ou da mesa de centro. Se você quer saber como limpar sofá de tecido de forma rápida e fácil, basta continuar lendo.

 

Limpar sofá de tecido com pano
Por via das dúvidas, use sempre um pano branco.

Escove o sofá

Para garantir uma limpeza eficiente, antes de mais nada é preciso remover todos os farelos, poeiras e cabelos grudados no tecido. Você ficará surpreso com a quantidade de sujeira acumulada nos cantos do sofá – talvez seja melhor usar luvas. Para essa etapa, você precisa apenas de um pano limpo e seco. Com ele, esfregue o sofá no sentido de cima para baixo, e remova todos os farelos. Esfregue bem todos os vãos, e certifique-se de que tudo está muito bem limpo antes de prosseguir. Caso você tenha um aspirador de pó, pode usá-lo para adiantar esse processo.

Dica bônus: se o seu sofá possui uma cor clara, certifique-se de usar um pano branco; panos de outras cores podem acabar transferindo a coloração para o sofá, e manchando o tecido permanentemente.

 

Como limpar sofá de tecido com bicarbonato
Com este método, seu sofá ficará com um cheirinho de móvel novo.

Acabe com os odores ruins do sofá

Os sofás de tecido naturalmente absorvem todos os odores que passam por ele. Isso significa que ele vai prender o cheiro de comidas, cheiro de animais e também o cheiro de nossos gases – sim, até mesmo os gases. Com o passar do tempo, os odores acumulados vão ficando mais fortes. Isso torna o sofá muito desagradável de ser utilizado. Sendo assim, separamos um método natural para acabar com o mau-cheiro no sofá.

Como tirar cheiro ruim de um sofá de tecido

Para acabar com o cheiro ruim do seu sofá de tecido, você só vai precisar de um ingrediente: bicarbonato de sódio. Confira abaixo um passo a passo rápido e fácil para tirar o cheiro ruim do sofá:

  1. Antes de mais nada, remova todos os farelos e migalhas de cima do sofá.
  2. Então, polvilhe bicarbonato de sódio por todo o sofá e deixe agir por pelo menos meia hora.
  3. Depois, use um aspirador de pó para remover todo o bicarbonato.

O bicarbonato de sódio possui diversos usos tanto na cozinha quanto na limpeza. Nesse caso, ele funciona para absorver todos os odores da superfície aplicada – ou seja, do nosso sofá.

 

Limpe as manchas do sofá

Apesar de serem muito aconchegantes, os sofás de tecido não são os melhores para evitar manchas de líquido. Quem já teve a infelicidade de derrubar vinho no sofá sabe do que estou falando. Todavia, existem diversos métodos naturais para limpar essas manchas em um piscar de olhos. Dê uma olhada no método abaixo, por exemplo.

Como tirar manchas do sofá de tecido

Neste processo, vamos utilizar apenas vinagre, bicarbonato de sódio, detergente neutro e água morna. Confira o passo a passo:

  1. Utilize medidas iguais de todos os ingredientes para fazer uma mistura. Nós recomendamos usar uma colher de cada um. Então, misture tudo até formar uma pastinha. O bicarbonato deve efervescer em contato com o vinagre.
  2. Então, aplique essa mistura diretamente sobre as manchas, e deixe agir por cerca de 10 minutos.
  3. Quando a mistura secar, basta limpá-la com um pano seco. E… só isso! Agora, você já tem um sofá novo em folha e sem manchas – não precisa me agradecer por isso.

Deixe um comentário