Mesa Posta: O Que É, Como Montar e Dicas Para Um Belo Jantar

Ter pelo menos um conjunto completo de louças é essencial para qualquer pessoa. Nunca se sabe quando teremos a oportunidade de organizar um jantar mais sofisticado, seja em um aniversário, festa de noivado, ou apenas com um casal de amigos. Todavia, saber como organizar a mesa apropriadamente é algo mais complicado – são tantos elementos que, à primeira vista, esse negócio de mesa posta pode acabar sendo confuso. O primeiro passo sempre é ter uma boa mesa de jantar à disposição, com capacidade para comportar todos os convidados confortavelmente.

No artigo de hoje, vamos falar sobre todos os elementos que compõem uma mesa posta, bem como um passo a passo simples de como montar mesa posta da maneira correta. Continue lendo para saber tudo sobre como montar uma mesa de jantar!

Elementos de uma mesa posta

Os elementos da mesa posta sempre vão depender da categoria do evento: casual, semi-formal e formal. Aqui, falaremos sobre a mesa posta para ocasiões formais, por ela ser a mesa mais completa. Desse modo, você vai se tornar um especialista na área após ler o artigo. Abaixo, podemos encontrar todos os elementos presentes em uma mesa posta:

Como montar pesa posta passo a passo
Aqui, os talheres da salada estão caracterizados como talheres de peixe – isso porque eles servem, na verdade, para qualquer prato de entrada.
  • Prato de jantar: é a peça mais importante da mesa. É o maior prato, onde será servido o prato principal.
  • Prato pequeno: o prato pequeno pode ser usado para pães, saladas ou sobremesas – comumente, temos dois pratos pequenos na mesa posta, um para saladas e outro para os doces.
  • Tigela pequena: pode ser tanto uma tigela quanto um prato fundo, e é usado para sopas ou para saladas.
  • Taça de água: a taça de água é outra peça fundamental em qualquer mesa posta. Mesmo que você vá servir vinho ou outro refresco, a água serve para limpar o paladar, reduzir o consumo de álcool e também para matar a sede dos convidados que não bebem.
  • Taça de vinho: quando for servir vinho ou outra bebida, deve haver um copo especialmente para ela. Se for servir dois tipos de vinho, tinto e branco por exemplo, são necessárias duas taças.
  • Xícara pequena: durante a sobremesa, é comum servir chá ou café aos convidados, e, para isso, utilizamos uma xícara pequena sobre um pires.
  • Talheres: uma das peças cruciais é um bom jogo de talheres. Na mesa formal, utilizamos um garfo de jantar, um garfo menor para saladas, uma colher de jantar, uma faca de jantar, uma faca de manteiga (caso seja servido pão) e talheres de sobremesa.

Para uma mesa posta casual, utilizamos apenas a taça de água, o prato e os talheres de jantar.

 

Dicas para montar mesa formal

Agora que você já sabe todos os elementos para montar uma mesa posta, vamos trazer algumas dicas para impor ainda mais sofisticação à mesa.

  1. Como montar mesa posta com vaso
    Um vaso cheio, porém baixo, é a pedida certa para não errar no arranjo floral.

    Dentro do prato principal ou da tigela pequena, devemos colocar um guardanapo de pano. Para ainda mais elegância, use um anel de guardanapo;

  2. Não há nada mais requintado do que um belo arranjo floral no centro da mesa – ainda mais se forem flores novas e frescas. Apenas tome cuidado para que as flores não atrapalhem a visão dos convidados. Por exemplo, se for uma mesa de jantar para 4 pessoas, todos os quatro convidados devem ser capazes de enxergar com clareza o rosto um do outro.
  3. Ao invés das flores, dependendo da estação do ano, podemos dispor de uma bela fruteira no centro da mesa. Por exemplo, em um jantar de Natal: imagine uma bela fruteira no centro da mesa com lichias, nozes, romãs e todas as frutas da época.

 

 

Como montar mesa posta formal

A mesa posta formal é ideal para jantares mais sofisticados, aniversários, festas de noivado ou casamento, e reuniões importantes. Ela também serve para refeições com mais de um prato – como, por exemplo, à moda francesa com três pratos diferentes. Nela, utilizaremos o garfo principal, o garfo de salada, a colher principal, a colher menor, a faca principal, a faca de manteiga, o prato pequeno, a tigela pequena, o prato principal, uma taça de água e uma taça de vinhos – ufa!

Como montar mesa posta formal
O resultado deve estar semelhante à essa imagem.

Antes de mais nada, estenda uma toalha e distribua um jogo americano para cada convidado. O prato de jantar estará no centro, e será a base da mesa. À esquerda do prato, posicionaremos o garfo principal, e à esquerda deste garfo, o garfo menor. Já no lado direito do prato, posicionaremos a faca principal, e à direita dela, a colher. A tigela pequena deve ficar sobre o prato de jantar. Acima do prato, ficam os talheres da sobremesa – na horizontal. Em seguida, à esquerda dos talheres da sobremesa e também acima do prato principal, posicionaremos o prato pequeno. Já à direita dos talheres da sobremesa, devemos colocar a taça de água e a taça de vinhos. Esta imagem de mesa posta poderia parecer confusa antes de toda a explicação, mas, quando relacionamos todos os elementos, tudo começa a fazer sentido.

 

Mesa posta com sucesso!

Existem diferentes formas de se pôr a mesa. Para saber mais sobre cada uma delas, não deixe de conferir nosso artigo com 3 maneiras de arrumar a mesa do jantar. Neste link, você pode conhecer tudo sobre a mesa posta casual, semi-formal e formal. Em resumo, depois de ler o artigo de hoje, você já deve saber tudo sobre o que é e como montar mesa posta. Agora, basta organizar um belo jantar com os amigos da família para pôr em prática suas habilidades.

Deixe um comentário