Mesa de Madeira: Como Remover Riscos e Arranhões

Na hora de investir em uma mesa de jantar para a sua casa, é muito importante pensar bem em qual vai ser o material escolhido. A madeira é o material mais clássico e tradicional. Com o avanço das tendências e tecnologias, hoje em dia é possível encontrar mesas de madeira em qualquer estilo. Desde as mais tradicionais até as mais autênticas mesas de jantar. Enfim, não é segredo que a madeira é um material elegante, resistente e duradouro. Todavia, é preciso ficar atento aos riscos e arranhões na madeira.

Cortar alimentos, desenhar ou esbarrar nas mesas com frequência pode causar danos na madeira. Se você costuma mover pratos e travessas deslizando-os sobre a mesa, isso também pode acarretar em alguns arranhões. A facilidade com que a madeira pode ser arranhada depende do tipo da madeira e também do acabamento que ela recebe. Mas é claro que quase sempre é possível reverter esses danos. A não ser em casos mais graves onde o arranhão possui alguns milímetros de profundidade, sempre há uma forma de remover os riscos e arranhões de uma mesa de madeira.

Afinal, é um fato que a madeira vai acabar riscada. Mesmo tentando tomar todos os cuidados e precauções possíveis, as mesas são uns dos móveis mais utilizados no dia a dia – ainda mais uma mesa de jantar. Não há como garantir que os convidados tomarão os mesmos cuidados que você, e nem as crianças da casa. Por isso, não é surpresa para ninguém que os móveis de madeira sejam arranhados ao longo de alguns meses ou anos de uso. No entanto, vale lembrar que: quanto menos riscos a sua mesa tiver, mais fácil será deixá-la impecável novamente. Confira abaixo os melhores métodos caseiros para remover riscos de uma mesa de jantar de madeira.

 

Como remover riscos na madeira com lixa

Qual é a lixa certa para madeira?
Nessa imagem, é possível ver as diferenças entre o número de grãos na lixa.

Siga estas dicas para tirar os riscos na sua mesa de jantar de madeira com uma lixa de construção:

  • Em primeiro lugar, certifique-se de riscar apenas no sentido correto da madeira. A lixa não está fazendo nada além de colocar novos pequenos arranhões na madeira. Lixá-la no sentido certo das marcas da madeira faz com que estes risquinhos se mesclem com a textura natural da madeira. Usar a lixa no sentido contrário vai ter o efeito reverso, e a área lixada vai se destacar;
  • Quanto menor o grão de uma lixa, mais grossa ela é – portanto, escolha as lixas de grão mais alto. Você normalmente vai precisar de duas lixas: no caso de arranhões leves e superficiais, comece com uma lixa de grão 180 para remover o risco, e então uma lixa mais fina de grão 240 para mesclar a área com o restante da madeira. Caso os arranhões sejam mais profundos, experimente uma lixa de grão 120;
  • Assim que o risco tiver desaparecido, não se esqueça de limpar a mesa novamente. Remova toda a poeira da madeira, e aplique um bom lustra-móveis para deixá-la brilhando novamente.

Para resumir, é muito fácil tirar arranhões da madeira usando uma lixa de grão fino. Este é o mesmo caso de como remover marcas de copo da madeira. No entanto, assim como para as marcas de copo, você pode usar métodos 100% caseiros para remover os riscos menores e ainda mais superficiais. Confira o tópico abaixo para saber mais.

 

 

Como remover riscos da mesa de madeira com vinagre

Como usar óleo e vinagre para limpar a madeira
O óleo e o vinagre são uma dupla com funções muito versáteis para a madeira.

Materiais

Você vai precisar de:

  1. Vinagre branco – mas qualquer vinagre que você tiver em casa vai funcionar;
  2. Azeite de oliva;
  3. Dois panos velhos de algodão para passar na mesa.

Por que vinagre branco?

O vinagre branco é feito com 5% ácido acético e 95% água. Se você lê nosso blog, deve saber que estas proporções formam um poderoso produto de limpeza. O vinagre contém ácido acético, que trabalha na superfície e no revestimento da mesa para ajudar o arranhão a se mesclar na madeira novamente.

Por que azeite de oliva?

Sem óleo, o ácido acético pode danificar a madeira. O óleo também ajuda no acabamento. Ele hidrata a madeira e serve como lustra-móveis, enquanto atua como repelente de água. Nós indicamos o azeite por ser um óleo seguro para consumo. Diferente da mesa de cabeceira de madeira, por exemplo, nas mesas de jantar é onde fazemos as refeições. Elas não podem ser tóxicas para a comida.

 

 

Como tirar risco da madeira com vinagre e azeite
Repare como os arranhões ficaram muito menos aparentes depois desse procedimento.

Recuperar mesa de madeira riscada com azeite e vinagre

Para remover marcas de copo da madeira, também usamos uma mistura de ácido e óleo muito parecida com a mistura acima: maionese. As mesas utilitárias, como mesas de centro e as mesas de canto de madeira, por exemplo, sofrem ainda mais com isso do que as mesas de jantar – que já são feitas para receber copos naturalmente. Agora, vamos aprender como remover riscos da madeira com uma mistura caseira que todo mundo tem em casa. Antes de mais nada, lembre-se de testar a solução de azeite e vinagre em uma área pequena  para garantir que a madeira não vai sofrer danos.

  • Misture 100ml de vinagre e 200ml de azeite em uma travessa, e mexa bem;
  • Molhe um pano macio de algodão nessa mistura, e esprema para remover o excesso;
  • Aplique a mistura com o pano em movimentos circulares, diretamente sobre a área riscada, e finalize passando o pano no sentido da madeira;
  • Deixe essa misturinha agir sobre a madeira por cerca de 2 minutos – o azeite vai penetrar na madeira e hidratá-la;
  • Com um pano de algodão diferente, limpe a mesa e finalize passando o pano no sentido do grão, mas certifique-se de que não está deixando nenhum resíduo para trás.

Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias. Se você já repetiu várias vezes e o risco não parece sair, é um risco mais profundo. Continue lendo para saber como remover arranhões profundos da madeira com giz de cera.

 

 

Como tirar riscos da madeira com giz de cera
Você pode conseguir o mesmo resultado com uma noz ou castanha.

Como remover riscos na mesa de madeira com giz de cera

Em alguns casos, a mesa pode sofrer com riscos que sejam mais profundos do que você esperava. Principalmente nas mesas onde costumamos realizar trabalhos práticos, como os armários de cozinha e as escrivaninhas de madeira. Felizmente, este tipo de arranhão pode ser facilmente removível com algo tão simples que parece até brincadeira de criança: giz de cera. O giz de cera é ótimo para remover riscos mais profundos por três simples motivos:

  1. Força: os gizes de cera são feitos com uma mistura selecionada de diferentes tipos de cera. Além das ceras, um agente endurecedor é acrescido à mistura, para garantir que o giz seja firme e resistente o suficiente para se manter no formato de giz. Então, depois que a cera do giz esfriar, ela vai se tornar sólida igual o restante da mesa.
  2. Escolha de cores: não há limite de cores quando o assunto é giz de cera. Você pode escolher entre uma grande variedade de tons e cores para escolher o que mais se assemelha à cor da sua mesa. Procure entre os tons amarelos e alaranjados, assim como os marrons e os tons mais escuros. Se estiver em dúvida, opte sempre por um tom mais escuro que o da mesa: um giz mais claro vai deixar o nosso conserto com um aspecto visivelmente artificial, e queremos um resultado o mais natural possível.
  3. Atóxico: assim como o vinagre e o óleo, os gizes de cera não são tóxicos e, portanto, não vão causar nenhum mal à comida da mesa.

 

 

cores de madeira giz de cera
Existem diversas cores para se escolher, e é possível chegar bem perto do tom original.

Passo a passo

Aqui estão 5 passos fáceis para tirar os riscos de uma mesa de madeira com giz de cera:

  • Antes de mais nada, certifique-se de que a superfície da mesa está completamente limpa antes de começar o procedimento. Se houver sujeira, poeira ou farelos de comida sobre a mesa, eles vão ficar no caminho da cera e dificulta a aderência;
  • Esfregue o giz de cera diretamente sobre o arranhão, em todos os sentidos – para cima e para baixo, e para os lados também – até que o risco esteja cheio de cera;
  • Use um cartão de crédito ou um objeto similar para remover o excesso de cera da mesa. Verifique se a mesa está corretamente nivelada, e siga para o último passo;
  • Passe um pano de algodão gentilmente sobre o risco, para ajudar a cera a se mesclar melhor na mesa.

Deixe um comentário