Mesa de Madeira: Como Limpar e Previnir Marcas de Copo

Os móveis de madeira são lindos, isso não há como negar. No entanto, a madeira é um material natural – ou seja, precisa de alguns cuidados para manter sua beleza original. Como você já deve saber depois de ler a nossa matéria sobre mofo no guarda-roupa, a inimiga número um da madeira é a água. A água se infiltra com muita facilidade na madeira. Isso pode fazer com que a madeira esfarele, inche ou até mesmo embolore.

Para evitar todos esses problemas, existe uma série de cuidados a serem tomados. Não deixar os móveis encostados na parede, limpá-los com pouca água e não deixar nada molhado sobre eles. Mas e quando esses móveis também são utilitários, como bancadas e mesas de madeira? Este tipo de mobília está constantemente sendo usada por todas as pessoas da casa, além dos visitantes. Não há como garantir que todas as pessoas seguirão todos os cuidados à risca na hora de usar um móvel tão comum quanto a mesa de canto da sala, por exemplo.

Por conta desse motivo, as marcas de copo e manchas de água são muito comuns em mesas e aparadores. Elas são um pouco mais complicadas de remover do que simples arranhões, por exemplo. Mas, não tema! Difícil não quer dizer impossível. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a remover marcas de copo da mesa de madeira. Se você quer saber como remover e evitar marcas de copo, continue lendo!

 

 

Como remover manchas de água da mesa de madeira

Mesa de madeira com mancha de água
Essa mancha é majoritariamente branca, mas as bordas escurecidas indicam que a água já começou a penetrar na madeira.

Nada se destaca mais à vista que manchas brancas de água numa mesa de jantar de madeira. As manchas mais comuns de água costumam ter um formato arredondado, como anéis. Isso é porque a maior parte da água escorre de copos gelados e cai na madeira. Ou também porque xícaras e canecas quentes estão sendo posicionadas diretamente sobre a madeira. Todavia, posicionar pratos e travessas quentes sobre a mesa ainda pode manchá-la, assim como derrubar comida.

Mas, de qualquer forma, as manchas brancas se formam porque há água presa no acabamento da mesa. A madeira normalmente conta com uma camada de verniz para protegê-la. A proteção é, de fato, efetiva, já que a água fica presa entre o verniz e a madeira, e não chega a danificar o móvel em si. No entanto, se as manchas são pretas ou de uma tonalidade mais escura, más notícias. Isso signifca que a água conseguiu penetrar pelo acabamento e se infiltrar na madeira.

Para remover essas marcas, é preciso de um pouco mais de trabalho. Lixar a madeira e reaplicar o verniz, por exemplo, podem funcionar; mas, antes de mais nada, é preciso avaliar o quão profundo foram os danos sofridos pela madeira. Agora, se a mesa tem manchas brancas, vamos ensinar um método para removê-las com facilidade. A forma mais fácil é usar calor para simplesmente secar a água que está presa no acabamento. Confira abaixo um passo a passo simples e rápido para remover manchas de água da madeira.

 

 

 

Tirar mancha de copo da mesa com secador de cabelo
Apenas alguns minutos de secagem já são suficientes, mas cuidado para não queimar a madeira!

Como tirar manchas de água da madeira: passo a passo

  1. Pegue um secador de cabelos e coloque na temperatura média/alta;
  2. Segure a o secador a uma distância de 10 cm da mesa de jantar, e mova-o suavemente por toda a área manchada;
  3. Caso você comece a sentir um cheiro de queimado, afaste o secador ou diminua a temperatura;
  4. Depois de 2 ou 3 minutos, você deve ver a mancha começando a sair;
  5. Continue aplicando calor sobre a área por 15 a 20 minutos, ou até que as manchas sumam.

Se a mancha esteve na mesa por um longo tempo, ela pode não sair completamente. Nesses casos, recomendamos que você realize o seguinte procedimento: aplique uma colher de maionese sobre a mancha, e coloque um pano de prato por cima; deixe agir durante a noite. A maionese é uma emulsão com óleo e vinagre. O óleo vai agir como um verniz, penetrando na madeira e restaurando sua coloração original. O vinagre, por sua vez, contém ácido acético – uma substância que faz o verniz original da mesa “amolecer”, permitindo que a área danificada seja novamente coberta pelo acabamento inicial.

 

 

 

porta copo decorado de girassol
Os porta-copos de girassol ao redor do vaso, por exemplo, combinaram muito.

Como prevenir manchas de copo na madeira

Se você está lendo esse artigo, já deve ter sofrido com uma ou duas marcas de copo na sua mesa de madeira. Seja uma mesa de centro, canto ou de jantar, não importa. Até mesmo as mesas de cabeceira estão suscetíveis à manchas de água, já que estes quatro móveis principalmente estão sempre sendo usados como descanso de copo. Por isso, confira abaixo algumas dicas para prevenir as marcas de copo numa mesa ou móvel de madeira:

  • Evite colocar copos quentes ou gelados diretamente sobre a mesa. É vital que você proteja a madeira de calor e umidade. Você pode seguir as nossas dicas de decoração para mesa de canto, por exemplo, e manter porta-copos decorados por perto.
  • Use um sousplat ou jogo americano para servir pratos e travessas quentes ou geladas na mesa de madeira.
  • Se derrubar alguma bebida ou comida sobre a mesa, limpe imediatamente. Quanto mais tempo você esperar, mais chances de causar algum dano na madeira.
  • Quando estiver fazendo faxina, não deixe os móveis de madeira secando sozinhos. Use uma toalha seca para auxiliar na secagem. Como você já deve ter visto na nossa postagem sobre como prevenir mofo, usar muita água na faxina dos móveis de madeira pode convidar esse fungo indesejado para dentro de casa.

Deixe um comentário