Mesa de jantar de madeira: dicas de limpeza e cuidado

Como limpar uma mesa de jantar de madeira

Na hora de investir em uma mesa de jantar de madeira, é preciso prestar muita atenção ao material escolhido. Afinal, é o material que determina qual a durabilidade e a qualidade daquela mesa. Os materiais mais frágeis, porém com mais apelo visual são o vidro, os plásticos e os estofados de veludo, suede ou seda. Por outro lado, os materiais mais resistentes e duradouros são os metais e as madeiras. A grande vantagem por trás disso é que tanto a madeira quanto o metal são ambos muito versáteis. É possível moldá-los e serrá-los em diversos formatos, além de todas as pinturas e acabamentos que podemos aplicar. A madeira, em especial, é a favorita dos marceneiros e designers para móveis. Disponível em diversas tonalidades, graças às diferenças entre espécies, é possível encontrar mesas de madeira maciça em diversas cores e estilos.

Se você procura um investimento que te acompanhe por décadas, recomendamos fortemente as mesas e cadeiras de madeira maciça. A madeira maciça, no entanto, costuma ter um preço mais elevado. Por isso, você também pode optar por opções em MDP, MDF, madeira laminada, madeira reciclada e muitas outras. Elas não são extremamente duráveis como a madeira maciça, mas são com certeza mais duradouras que a maioria dos outros materiais. Independente disso, toda mesa de madeira precisa de cuidados específicos para manter sua qualidade ao longo dos anos. Por isso, neste artigo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a cuidar dos móveis de madeira e manter a qualidade da madeira ao longo do tempo.

Dicas para cuidar de uma mesa de jantar de madeira

É natural que qualquer móvel comece a apresentar marcas de uso dentro de alguns anos – especialmente a mesa de jantar, que será usada diariamente. No entanto, existem alguns cuidados simples para se realizar no dia a dia e minimizar os danos causados. São hábitos fáceis, mas muito efetivos em manter a qualidade original da madeira ao longo dos anos. Seguindo estas dicas, você vai evitar danos na estrutura e no visual de qualquer móvel de madeira na sua casa. Confira abaixo.

Evite o calor

Em primeiro lugar, é preciso se atentar ao posicionamento da mesa de jantar de madeira. Certifique-se de que estará longe de qualquer fonte de calor, seja do fogão, de uma janela quente e até mesmo de velas e luminárias. E quando dizemos “longe”, é longe mesmo: se você tiver algum aquecedor ou radiador em casa, a 2 metros de distância, o calor ainda consegue causar danos na fibra da madeira. Assim, a mesa está sujeita a sofrer danos estruturais, além de possíveis ressecamentos ou queimaduras no verniz. Com o tempo, rachaduras podem aparecer tanto na superfície quanto nas quinas e pernas da mesa.

Além disso, vale ressaltar: mantenha a mesa longe da luz do sol direta. A luz, assim como as outras fontes de calor, com o tempo vai ressecar a madeira e, assim, causar rachaduras. Sem falar que a luz do sol constante causa o descoloramento da madeira, deixando uma mancha amarela-esbranquiçada em toda a área ensolarada. Se for uma mesa pequena, como uma mesa de canto ou de centro, ela ficará completamente manchada em pouco tempo. Dependendo da profundidade, estes danos podem ser irreparáveis. Isso não quer dizer que as mesas tem que ficar completamente longe das janelas; afinal, comer com uma bela vista do céu e da paisagem não tem preço. Apenas mantenha as cortinas fechadas nos dias mais quentes – e, se possível, a janela, para evitar ar quente.

madeira descolorida com manchas
As manchas de água causam uma descoloração muito similar à anterior.

Evite a umidade

Se você pensava que apenas o calor pode rachar ou lascar uma mesa de madeira maciça, não poderia estar mais enganado. A umidade e o frio excessivo também podem causar os mesmos estragos à madeira, além de muitos outros danos. Derrubar água ou bebidas na mesa é inevitável, seja você, as crianças ou algum convidado. Assim, apenas seque imediatamente qualquer líquido derramado em cima da mesa. A água também pode causar manchas descoloridas na madeira – levando a mais danos estruturais. Além disso, evite que panelas ou fôrmas muito quentes sejam posicionadas diretamente sobre a madeira. Use sempre um sousplat ou pano de prato para conter tanto o calor quanto as gotículas de água formadas pelo vapor.

Da mesma forma, quando estiver com um copo quente ou gelado na mão, use sempre um guardanapo ou porta-copo. As manchas em formato de anel são muito comuns em superfícies de madeira e, muitas vezes, são irreversíveis. Ainda mais nas mesas de centro, que são frequentemente usadas com descanso de copo. Se este for o seu caso, não deixe de conferir o nosso artigo sobre como tirar mancha de copo da madeira. Também recomendamos que sempre se use um sousplat ou jogo americano sob cada prato nas refeições. Fazendo isso, você previne possíveis arranhões e danos na madeira causados por pratos frios ou quentes demais. Quando estiver em um jantar com muitos convidados, vale investir em uma toalha de mesa para facilitar.

dano na madeira por conta de calor
Compare a diferença entre essas duas tábuas da mesma madeira, uma exposta ao calor e outra não.

ATENÇÃO: a sua mesa de madeira tem acabamento em cera, óleo ou verniz? Se este for o seu caso, será necessário reaplicar o acabamento de tempos em tempos. Dependendo de quanto você usa a mesa, deve realizar a aplicação a cada 3 ou 6 meses. Contudo, não são todos que dispõem dessa disponibilidade para realizar os cuidados. Por isso, uma boa manutenção a cada ano já pode ser suficiente.

Limpando a mesa de madeira com pano e luvas
Aplique generosamente a mistura por toda a superfície da mesa.

Como limpar mesa de madeira com vinagre

Se a sua mesa é feita de madeira natural ou possui um acabamento em cera, óleo, verniz ou goma laca, a melhor maneira de limpá-la é com vinagre. Siga o passo a passo abaixo para conferir uma receita caseira para limpar móvel de madeira.

Limpar mesa de jantar de madeira com ingredientes caseiros

Para esse método, você vai precisar de:

  • Vinagre branco¹;
  • Água morna;
  • Dois panos de microfibra²;

OBSERVAÇÕES: ¹ O vinagre branco é o tipo de vinagre mais indicado para limpeza por conta da baixa concentração de vinagre e cheiro suave; no entanto, você pode usar qual tiver em casa. Além disso, se não houver vinagre, você pode substituí-lo por detergente neutro. Ele não será um antisséptico tão eficiente, mas causará o mesmo efeito visual que a limpeza com vinagre. ² O tecido de microfibra é o mais indicado para limpar madeiras e vidros, já que não deixa fiapos para trás; se não houver, você também pode usar um pano de algodão ou outro tecido não-abrasivo e macio.

Passo a passo: limpar mesa de madeira do jeito certo

  1. Limpando piso de madeira
    Essa misturinha também pode ser utilizada no piso de madeira, assim como nos armários e outros móveis.

    Para cada copo de água morna, misture de 2 a 3 colheres de vinagre em um recipiente. A acidez do vinagre é o agente desinfetante do produto, mas é preciso diluí-lo em água para não causar danos à madeira. Se a sua mesa tem um acabamento em óleo ou cera, recomendamos uma mistura mais fraca com 1 a 2 colheres de vinagre.

  2. Em seguida, use o pano de microfibra ou a parte amarela de uma esponja para aplicar a solução na madeira. Se a sua mesa tem um estilo rústico e superfície texturizada, recomendamos uma escova de dentes velha ou outra escovinha para limpar por entre as marcas na madeira.
  3. Aplique por toda a mesa, sempre se certificando de que o pano não está completamente encharcado – afinal, você pode danificar a madeira mesmo tentando limpar, se estiver usando muita água. Se você encontrou mofo em algum lugar da casa, certifique-se de eliminá-lo o mais rápido possível, para evitar danos à sua saúde e a de quem mora com você. Confira este artigo sobre como remover mofo de qualquer móvel de madeira para saber mais.
  4. Depois de aplicar a solução por toda a mesa, lave o pano e, com o pano limpo e úmido, esfregue-o gentilmente pela mesa para remover a solução de vinagre. Preste atenção para não deixar nenhuma poça para trás.
  5. Então, basta usar o segundo pano, seco e limpo, para secar a mesa de madeira e terminar a limpeza. Se você precisa reaplicar o acabamento da mesa, essa é a melhor hora para fazê-lo. Leia agora as nossas dicas para deixar mesa de madeira brilhando.

Deixe um comentário