Mesa de Jantar: Como Escolher o Modelo Ideal

Não importa se você faz as refeições na sala de estar, jantar ou na própria cozinha. É seguro afirmar que a mesa de jantar é um dos móveis principais neste ambiente. Normalmente, é o maior móvel do recinto, e fica localizado bem no centro. É a peça que guia o estilo do cômodo, assim como sua atmosfera – um aspecto muito importante. Essa sala é onde fazemos as refeições diariamente. Por isso, deve ter uma atmosfera agradável e convidativa.

Deixando de lado as emoções, vamos pensar por um lado mais realista. A mesa de jantar deve ser resistente e segura. Acima de tudo, é muito importante que seja duradoura. Por isso, na hora de escolher a mesa de jantar ideal para a sua casa, existe quatro pontos a serem considerados. São eles: os materiais utilizados; o formato e tamanho da mesa de jantar; e seu estilo de design.

Neste artigo, separamos um guia especial para te ajudar a escolher a melhor mesa para a sua casa. Afinal, seja uma mesa de jantar com 6 lugares ou 4, não importa. Compacta, grande ou extensível, de vidro, metal, uma tradicional mesa de jantar de madeira ou uma moderna de acrílico? Independente da escolha, ela deve ser visualmente bonita, mas com uma alta qualidade e resistência. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para escolher a mesa certa para você!

 

Materiais da mesa de jantar

 

Como muitos outros móveis, as mesas podem ser feitas de diversos materiais. Temos, por exemplo, o vidro, o concreto, a madeira polida, a fosca, maciça ou reciclada. Escolher o melhor material para uma mesa de jantar pode não ser fácil – ainda mais com tantas opções disponíveis.

É um fato que cada material oferece vantagens e desvantagens únicas. O vidro pode trazer aquele toque elegante e moderno que você estava buscando, claro. Mas não é a melhor escolha numa casa com crianças pequenas. Já uma mesa de jantar industrial feita de aço e madeira, por exemplo, pode ser moderna e cheia de estilo – mas deixar a desejar na elegância e sofisticação. Nestes casos, uma mesa de madeira maciça redonda, sem cantos e quinas, pode ser a melhor escolha.

Por isso, é importante sempre ter em mente as particularidades de cada casa. Antes de mais nada, pense em quem vai usar a mesa e como ela será usada. Como podemos ver, a escolha do material vai muito além da beleza do móvel. Especialistas sugerem que você também considere como cada material reage ao calor. Se você pretende trazer panelas, assadeiras e travessas quentes para a mesa, dependendo do material isso pode se tornar um problema.

 

Mesa de jantar retangular de pedra mármore
Essa pesada mesa de mármore é ideal para a casa de dois adultos.

 

Estilos e formatos da mesa de jantar

 

Depois do material, o formato da mesa é outro ponto principal na escolha da mesa de jantar ideal. O formato da mesa deve condizer com o formato do cômodo, assim como com o espaço disponível. Além disso, também é preciso levar em conta quantas pessoas vão se sentar à mesa. Se for para apenas uma pessoa ou uma família pequena, uma mesa de jantar quadrada com 4 cadeiras pode servir. Por outro lado, se você costuma receber amigos com frequência ou tem uma família grande, pode ser necessário uma mesa de jantar oval com 6 lugares ou mais. Confira abaixo os formatos e estilos mais comuns para mesa de jantar:

 

Mesa de jantar retangular com pedesatal de madeira
Essa mesa com uma espécie de pedestal também poupa muito espaço para as pernas e cadeiras.

Mesa retangular

 

Em primeiro lugar, podemos concordar que as mesas retangulares são as número um em todo o mundo. Atualmente, é possível encontrar modelos muito diversificados. Mesas retangulares para 10 pessoas para os cômodos compridos e espaçosos. Ou então uma mesa de jantar pequena e retangular para salas mais estreitas seja a melhor escolha.

 

 

 

Mesa de madeira oval sala de jantar
Essa mesa pode comportar até 6 pessoas sentadas confortavelmente.

Mesa de jantar oval

 

Em seguida, as mesas ovais são tão populares quanto o modelo anterior. Elas também oferecem uma ampla superfície, comprida e espaçosa. Porém, com os cantos arredondados – o que ajuda a trazer suavidade e requinte para o cômodo. Além disso, também é uma opção melhor para quem tem crianças em casa, ou para salas pequenas. O formato arredondado da mesa favorece a circulação das pessoas.

 

 

 

mesa de jantar quadrada 2 lugares
Muitas vezes, uma simples mesa quadrada é tudo o que você precisa.

 

Mesa de jantar quadrada

 

A mesa de jantar quadrada funciona muito bem em salas pequenas e quadradas. Ela é definitivamente mais intimista que os outros modelos, e favorece a proximidade das pessoas. É a escolha perfeita para casais, famílias pequenas ou pessoas solteiras. Pode ser encaixada com facilidade em qualquer parede ou cômodo para poupar espaço.

 

 

 

mesa preta redonda com pedestal
A mesa redonda também pode ser encaixada em qualquer cantinho.

Mesa redonda com pedestal

 

Assim como a opção anterior, as mesas redondas funcionam bem em salas com pouco espaço. Elas poupam muito espaço, já que o pedestal tira qualquer perna do caminho. Assim, você tem espaço suficiente para encaixar várias cadeiras ao redor da mesa com facilidade.

 

 

 

 

 

mesa de jantar industrial madeira e metal
As mesas industriais são tão estilosas quanto sofisticadas – tudo depende da decoração ao seu redor.

Mesa de jantar industrial

 

O estilo industrial se popularizou muito nos últimos anos. Com raízes francesas, ele ganhou muitos adeptos em Nova York, principalmente em apartamentos do tipo loft. Os móveis industriais são versáteis e cheios de estilo. Dessa forma, podem complementar bem ambientes que tenham qualquer decoração. Uma mesa industrial normalmente é feita com uma mistura de metal e madeira.

 

 

 

 

mesa com bancos industrial madeira e metal
Quando ninguém está sentado, os dois bancos se encaixam debaixo da mesa e poupam muito espaço no ambiente.

Mesa com bancos

 

A mesa de piquenique também ganhou popularidade. Um conjunto de mesa e bancos feitos de madeira pode ser a escolha perfeita para famílias grandes ou pequenas. Ela oferece muito espaço e conforto nos bancos. Além disso, também favorece a proximidade e a conversa entre as pessoas. Se precisar de mais espaço, ainda pode encaixar duas cadeiras extra em cada ponta.

 

 

 

 

Dicas para escolher uma boa mesa de jantar

 

  • Cada pessoa deve ter cerca de 60 cm de espaço para se sentar confortavelmente;
  • Se a ponta da mesa também for usada, a mesa de jantar deve ter no mínimo 90 cm de comprimento. Caso você tenha convidados nas duas pontas da mesa, então o tamanho mínimo aumenta para 120 cm;
  • Deve-se ter um espaço de 70 a 90 cm entre as cadeiras e a parede, para que todos possam puxar a cadeira sem dificuldades;
  • Se você costuma receber muitas visitas em casa, considere uma mesa extensível.

Deixe um comentário