Mesa de Cabeceira: Altura, Modelos e Tudo O Que Você Precisa Saber

Hoje em dia, a escolha da cama perfeita é algo muito mais procurado do que antigamente. Chega de dormir em camas de metal e colchões finos e desconfortáveis! Atualmente, a ergonomia é mais valorizada do que nunca, uma vez que a maioria da população sofre com dores na costa. Por isso, muito se fala da altura do colchão, do travesseiro, qual é o melhor material para espuma, e por aí vai. No entanto, a mesa de cabeceira também cumpre um papel importante no quarto, e essencial para uma boa noite de sono. A função da mesa de cabeceira é manter por perto tudo aquilo que você precisa ao acordar.

Ela guarda remédios para dor de cabeça, termômetros para medir febre e até lenços para assoar o nariz. Se você usa óculos, é na mesinha de cabeceira que você os deixa enquanto dorme. Seu celular e aquele copo de água para matar sua sede na madrugada ficam lá, também. Um móvel tão importante quanto este merece ser feito dos melhores materiais. É importante que ela seja resistente, e durável. Afinal, ela vai te acompanhar por longos anos. Um fator crucial para a mesa de cabeceira é que ela tenha a altura adequada. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre qual a altura ideal da mesa de cabeceira, alguns tipos de mesinha e como escolher a mesa de cabeceira certa para o seu quarto. Sem mais delongas, vamos começar!

 

 

 

Qual é a altura certa da mesa de cabeceira?
Repare como ela se alinha perfeitamente ao colchão.

Qual é a altura certa da mesa de cabeceira?

Para falar da altura da mesa de cabeceira, existe uma regra geral: ela deve ser da mesma altura que o seu colchão, ou alguns centímetros mais alta. O motivo disso é muito simples: quando estamos deitados, é muito mais fácil se esticar para cima – e sentar-se, por exemplo – do que se esticar para baixo. Além disso, uma mesa de cabeceira alta deve funcionar não somente quando você está deitado, mas em pé também.

Uma mesinha baixa demais vai fazer com que você se curve, quando estiver em pé e for mexer nela. Desse modo, como a altura das mesas de cabeceira varia de acordo com a altura do colchão, fica difícil estabelecer uma medida. Todavia, é seguro dizer que a altura ideal das mesas de cabeceira varia entre 45 e 80 cm.

 

 

Os três tipos principais de mesa de cabeceira

Como dito, as mesas de cabeceira estão disponíveis em vários modelos, tamanhos e cores. No entanto, é claro que existe um modelo mais comum – neste caso, três modelos. Aqui, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

 

Mesa de cabeceira estilo cômodac com uma gaveta e um nicho
Este modelo ainda tem um nicho para guardar livros e outros objetos.

Mesa de cabeceira tipo cômoda

Uma mesa de cabeceira com gavetas é ideal para quem busca um armazenamento extra com discrição. As gavetas são perfeitas para guardar peças de roupa íntima e meias. Além disso, podem guardar seu livro favorito, a caixinha do óculos e o carregador do seu celular. Essa mesa de cabeceira branca com duas gavetas, por exemplo, é um móvel discreto e sofisticado, perfeito para quartos de qualquer decoração.

 

 

 

Mesa de cabeceira industrial com armário e nicho
Essa mesa de cabeceira industrial possui um armário com porta de metal em chapa expandida.

Mesa de cabeceira tipo gabinete

As mesas de cabeceira com armários estão aí para suprir todas as suas necessidades de armazenamento. Elas também costumam vir com uma ou duas gavetas. Mas, em adição a elas, temos também um armarinho de duas portas. Ele é perfeito para guardar itens maiores, como sapatos, livros, cadernos e álbuns de fotografia. Normalmente, você encontra mesas de cabeceira de madeira neste modelo.

 

 

 

Posso usar mesa de canto como mesa de cabeceira
São modelos mais simples e menores.

 

Mesa de canto

As mesas de canto não são exclusivas da sala de estar. Muito pelo contrário: elas se dão super bem no lugar de mesas de cabeceira. É a pedida ideal para quem não precisa de armazenamento algum. Além disso, também é mais discreta que os outros dois modelos. Seu foco é comportar poucos objetos, normalmente decorações. Como exemplo, temos vasos de plantas, relógios ou um abajur pequeno.

 

 

 

 

Como escolher a mesa de cabeceira ideal para mim?

Para escolher a mesa de cabeceira certa para você e para o seu quarto, é necessário ter alguns pontos em mente. São eles:

  • Armazenamento: você precisa de armazenamento? Se sim, de quanto? Decida se precisa apenas de algumas gavetas para guardar roupa íntima e sua máscara de dormir, ou de um armário para guardar mais objetos da casa. Se não precisar de armazenamento algum, já pode começar a olhar as mesas de canto.
  • Superfície: em segundo lugar, é importante ter em mente que tipo de objeto você vai deixar em cima da mesa. A superfície precisa ser grande o suficiente para comportar todos eles em segurança. Você não quer derrubar um copo de água em cima do celular em plena madrugada, não é mesmo?
  • Estilo: existe uma infinidade de estilos decorativos atualmente. Se a sua casa ou quarto já tem um estilo predefinido, siga na mesma linha. Caso contrário, opte por móveis de estilos versáteis, que combinam e aceitam bem outras decorações.

Deixe um comentário