Melhor Técnica para Pintar Estante de Ferro

Pintar estante de ferro antes e depois
Invista em uma tinta metálica para dar ainda mais destaque ao móvel.

Os móveis de metal, ferro e aço são famosos pela alta durabilidade. As estantes de ferro, por exemplo, são perfeitas para montar uma biblioteca dentro de casa. Mas há um porém: não há como negar que o metal é um dos materiais que mais sofre com a ação do tempo. A própria umidade presente no ar é capaz de oxidar o metal, e fazer com que ele enferruje com alguns anos de uso. Mas não desanime! Hoje, nossa equipe separou a melhor técnica para pintar estante de ferro. Com apenas algumas pinceladas, você vai deixar sua estante com cara de nova. E além de melhorar o visual, pintar móveis de ferro traz muitas outras vantagens também. A maioria das tintas líquidas ou em spray formam uma camada protetiva no ferro após a secagem. Por isso, aumentam a durabilidade do móvel, além de facilitar a limpeza e o uso no dia a dia. Além disso, é uma ótima maneira de renovar o visual da casa gastando pouco. Continue lendo para conferir o nosso passo a passo sobre como pintar estante de metal.

Como pintar estante de ferro: tutorial

  1. Antes de mais nada, desmonte todas as partes da estante que conseguir. Quanto mais partes separadas, mais fácil vai ser de alcançar cada cantinho do móvel.
  2. Em seguida, é preciso limpar a estante e preparar a superfície para receber a tinta. Por isso, remova poeira, gordura e sujeira do móvel com auxílio de um pano de micro-
    Como pintar com pistola de tinta
    A pistola de pintura é uma maneira fácil de conseguir um resultado profissional.

    fibra e uma mistura de água morna e detergente neutro – não deixe de conferir o nosso blog com diversas dicas de limpeza para aumentar ainda mais a durabilidade dos seus móveis.

  3. Então, é importante lixar todas as peças da estante com uma lixa de grão 220. Isso deixa a superfície nivelada, e garante uma melhor aplicação e fixação da tinta.
  4. Use um pano seco, espanador ou aspirador de pó para remover os resíduos da lixa.
  5. Agora, é preciso aplicar uma camada de primer ou selante com um pincel comum. Deixe secar por uma hora e, com um pincel de espuma, aplique uma segunda camada mais caprichada.
  6. Depois de escolher a cor desejada, aplique uma camada de tinta látex em todas as partes da estante. Você pode usar um pincel comum, pincel de espuma ou um rolo de pintura. Repita esse procedimento em quantas camadas forem necessárias, sempre permitindo que a tinta seque completamente antes de continuar.
  7. Com um pano limpo de algodão, aplique uma camada fina de verniz de poliuretano, ou verniz PU, de acordo com as instruções no rótulo do produto.
  8. Enfim, quando tudo estiver devidamente seco, monte a estante novamente e posicione-a no local desejado.

DICA: substitua a tinta líquida por tinta spray, ou use uma pistola de pintura para ter um acabamento profissional.

ATENÇÃO: realize todo o processo de pintura em local aberto e arejado. O cheiro da tinta e dos vernizes pode causar dores de cabeça, enjôos ou alergias.

1 comentário em “Melhor Técnica para Pintar Estante de Ferro”

Deixe um comentário