Limpar o Guarda-Roupa: Limpeza Profunda em 6 Passos

Como limpar o guarda-roupa do jeito certo
Limpar o guarda-roupa pode ser uma tarefa desagradável, mas ainda assim é super necessária.

Seu guarda-roupa está tão cheio de roupas que encontrar uma peça específica acaba se tornando uma missão? Talvez seja a hora de uma boa faxina! Muitas vezes, acabamos comprando ou ganhando tantas roupas que, quando nos damos conta, estamos com um armário lotado. E quando o nosso armário já não dá mais conta de guardar todas as nossas peças, é hora de investir em um guarda-roupa da Hansen Móveis! Por outro lado, se você está em busca de um método simples, rápido e fácil de fazer uma faxina completa em seu guarda-roupa atual, veio ao lugar certo.

No artigo de hoje, trouxemos um passo a passo descomplicado com seis etapas, que vai te ensinar como limpar guarda-roupa da maneira correta. Limpar o guarda-roupa nunca é uma tarefa fácil – muito pelo contrário. Na maior parte das vezes, esta é uma missão exaustiva, que muitas pessoas tendem a evitar até o momento em que não dá mais pra ignorar a bagunça. Todavia, com estas 6 etapas, você conseguirá fazer uma faxina completa no seu guarda-roupa, de maneira prática e sem cansaço! Sem mais delongas, vamos começar?

 

 

1. Tire todas as coisas de dentro

Isso mesmo – todas as coisas! Nada de deixar peças no fundo da gaveta ou escondidas no maleiro. Para uma limpeza completa e eficaz, é necessário esvaziar totalmente todas as prateleiras, gavetas e compartimentos. Por enquanto, não se preocupe em separar as roupas que você quer ou não quer mais; apenas tire tudo de dentro do armário, e divida em categorias: saias, calças, camisetas, etc. Essa etapa pode acabar sendo a mais demorada de todo o processo, mas a paciência leva ao sucesso! Você pode até mesmo se surpreender encontrando uma roupa que estava perdida há anos.

 

2. Hora da faxina

Não é todo dia ou toda semana que limpamos o guarda-roupa, então aproveite esta parte para dar uma boa faxinada em todos os cantinhos do armário. Se tiver um aspirador de pó, pode começar aspirando toda a poeira do armário. Em seguida, com um pano e um lustra-móveis (ou um multiuso) limpe as paredes e o teto dos armários, o interior das gavetas, as portas e também os puxadores e maçanetas. Se possível, remova as gavetas e os cabideiros para uma limpeza mais meticulosa. Nesta etapa, você pode acabar se deparando com traças escondidas no fundo do armário. Se este for o caso, não deixe de ler nosso artigo com 7 métodos naturais para acabar com traças de roupa.

 

Como separar roupas para doação
Para alguns, se desfazer de roupas antigas pode ser a pior parte do processo.

3. Organize a bagunça

Agora que o guarda-roupa está limpo, é hora de organizar as pilhas de roupas espalhadas pelo seu quarto. Analise cada peça de roupa, e separe-as em três montes distintos: guardar, doar e “não sei”. Todas as roupas que você decidir guardar já podem ir direto para o guarda-roupa. Agora, vá tomar um cafézinho! Afinal, nem só de faxina vive o homem, certo? Tome uns minutinhos para descansar a cabeça e relaxar no sofá. Quando voltar para o serviço, é hora de revisar o monte “não sei”. Nessa etapa, faça algumas perguntas a si mesmo: quando foi a última vez que usei esta peça? Ela me veste bem? Me sinto bonito(a) usando esta peça? Planejo usá-la novamente? Vou sentir falta dela?

Pode ser difícil para acumuladores e para pessoas com mais apego sentimental. “E se eu me livrar dessa roupa, e daqui a três meses surgir a oportunidade perfeita para usá-la?!”, você se pergunta. A verdade é que, bem lá no fundo, nós sabemos quando vamos ou não usar uma peça novamente. Por isso, reúna toda a sua coragem e se desfaça das roupas que não vai usar! Afinal, você precisa ter espaço no guarda-roupa quando for ir às compras novamente, certo?

 

4. Reorganize o armário

Doando roupas para a campanha do agasalho
Confira os pontos de coleta da sua cidade e não deixe de contribuir!

Na hora de voltar as roupas para o guarda-roupa, não jogue-as para dentro com pressa de terminar logo. Use esta oportunidade para reorganizar o esquema de seu armário. Existem diversas formas de se organizar um guarda-roupa, e você pode encontrar os melhores sistemas de organização bem aqui, neste link. Agora no inverno, você deve ter vários shorts, biquínis e regatas para guardar no fundo da gaveta. Uma boa opção para guardá-los sem ocupar espaço é utilizar embalagens a vácuo. Por outro lado, você também pode guardar as roupas fora de estação em uma caixa organizadora, e deixar esta caixa no maleiro, no topo do guarda-roupa ou até mesmo debaixo da cama.

5. Doe ou recicle

Pode parecer fácil apenas pegar um saco de lixo e jogar ali todas as roupas que você não quer mais. No entanto, doar as roupas é uma alternativa muito melhor, que reduz sua produção de lixo e ainda ajuda pessoas em situação de necessidade. Especialmente no inverno, não deixe de contribuir com a Campanha do Agasalho local ou de realizar doações à instituições de caridade, orfanatos e asilos. Algumas das peças já podem ter visto dias melhores – por exemplo, você pode ter alguma roupa rasgada ou manchada para jogar fora. Neste caso, não doe: recicle. Semanalmente, é comum que coletores de reciclagem passem pelas ruas da cidade retirando o lixo reciclável e até mesmo lixo orgânico, como óleo usado. Deixe as roupas rasgadas em um saco preto, e simplesmente entregue a um coletor quando houver oportunidade.

 

 

Como deixar o guarda-roupa cheiroso
Não há nada melhor que um guarda-roupa bem cheiroso!

6. Dando os toques finais

Agora que o trabalho duro acabou, basta apenas garantir que seu guada-roupa vai continuar limpo e sem bagunça! Tente sempre dobrar ou pendurar suas roupas adequadamente antes de guardá-las, e tire o pó das prateleiras com frequência. Facilite a sua próxima faxina: transforme a doação de roupas em um hábito mensal. Para finalizar, você pode deixar o guarda-roupa cheiroso com óleos essenciais e outros aromatizantes naturais. Muitos dos aromas também serão particularmente úteis para afastar traças e outros insetos.

Agora que seu guarda-roupa está devidamente faxinado, basta apenas manter essa limpeza! Pode ser difícil dobrar e organizar as roupas no dia a dia, com toda a correria e o stress do cotidiano; todavia, com um pouco de esforço, você pode garantir um guarda-roupa lindo, limpo e cheiroso. Em resumo, este passo a passo simples vai te ajudar a limpar e arrumar seu guarda-roupa. Ele não só explica como faxinar, mas também como organizar e como separar as roupas que você quer e as que você não quer mais. Em uma hora ou menos, você terá organizado todo o seu guarda-roupa sem esforço algum!

Deixe um comentário