Estilo Industrial: Sua Sala de Estar Na Tendência do Momento

Conhecido pelo estilo rústico, cru e inacabado, o estilo industrial vem conquistando casas e corações por todo o mundo desde 2016. Decorar uma sala de estar nesse estilo pode ser um desafio. É preciso incorporar os duros materiais característicos do estilo, mas sem perder o ar aconchegante e convidativo que este cômodo precisa ter. Uma parede de tijolos à vista, com um sofá de couro, lâmpadas expostas e tapetes diferenciados são apenas algumas das decorações mais clássicas deste estilo. Para te ajudar a montar uma sala de estar autêntica por dentro dessa tendência super moderna, nossa equipe separou algumas inspirações para clarear a sua mente. Nesse artigo, vamos te ensinar tudo sobre decoração industrial na sala de estar. Ao fim da leitura, você estará melhor que um decorador de interiores profissional. Sem mais delongas, vamos começar?

 

Sala de estar industrial com teto de concreto
O teto de concreto queimado oferece o tão sonhado visual industrial.;

Aceite a beleza crua do concreto

Um ponto muito característico do estilo industrial é o acabamento rústico, e muitas vezes inacabado, dos móveis e construções. Por conta disso, superfícies de concreto são muito apreciadas. Paredes de cimento queimado ou reboco, chão de concreto e mesas de cimento são apenas algumas das sugestões para decorar a sala de estar. Seja no chão, parede ou teto, aproveite toda a beleza urbana que o concreto tem a oferecer. Para dar um toque caloroso a este frio material, incremente móveis de madeira no ambiente, como estantes e aparadores, e lâmpadas de luz amarela.

 

 

 

 

 

sala de estar industrial com parede de tijolinho
Repare como praticamente todas as paredes e móveis possuem tonalidades terrosas e avermelhadas.

Paleta de cores terrosa

O estilo industrial conta com uma paleta de cores terrosa, que faz referência aos terrenos e materiais naturais. É, normalmente, uma paleta de cores quentes, que traz uma atmosfera reconfortante aos móveis por vezes frígidos demais. Paredes de tijolos de barro em tons avermelhados, por exemplo, é uma forma fácil de trazer calor para o ambiente, aproveitando um material super característico da decoração industrial. Se quiser inovar, aplique uma camada desleixada de tinta sobre os tijolinhos, deixando vários espaços sem pintar. Você pode ousar na escolha das tintas, e transformar sua sala de estar. Por outro lado, uma opção mais modesta é pintar a parede com cores tipo o bege, creme, marfim e cinza, assim como investir num chão de madeira.

 

 

 

sala de estar com estante industrial
A mobília industrial tem fortes tons amadeirados e metálicos, e também abusa da cor preta.

Escolhendo os melhores móveis

Na hora de escolher os móveis certos para a sala de estar industrial, temos que considerar alguns pontos. Móveis de linhas retas e quadradas, robustos e pesados são característicos do estilo industrial. A leveza não é algo levado em conta aqui – não que os móveis sejam pesados, mas eles não devem ter um aspecto aéreo e suave. Uma mesa de centro industrial feita de aço carbono, por exemplo, tem toda a frieza e agressividade do metal, mas com um peso muito mais reduzido e perfeito para a mobília interna. Um sofá de couro preto também funciona maravilhosamente bem neste cenário. Se quiser uma casa ainda mais autêntica, dê uma passada nos brechós e bazares: você pode encontrar móveis maravilhosos, realmente relíquias originais para a sua casa, por um preço muito em conta.

 

 

 

 

 

sala de estar industrial com sofás e pufes
Os sofás de suede e os pufes macios trazem suavidade para a atmosfera agressiva do estilo industrial.

Combine texturas

O estilo industrial conta um mix de texturas que, juntas, formam o resultado final da decoração. Use e abuse de diversos materiais rústicos e naturais para conseguir esse efeito. Misturar a textura de um sofá de couro com um tapete felpudo, por exemplo, é uma forma fácil e mais sutil de alcançar este resultado. Posicionar uma estante industrial de madeira numa parede de concreto ajuda a balancear a frieza deste elemento tão cinza. Complemente materiais crus e brutos com tecidos macios para equilibrar toda essa agressividade. A melhor forma de fazer isso é, sem dúvida, introduzindo madeira para o ambiente. Por isso, aposte em quantos móveis de madeira puder – sem esquecer do metal. Móveis feitos de madeira e metal são a melhor escolha para salas de estar no estilo industrial. A madeira traz calor e aconchego, criando uma atmosfera convidativa em meio a todos esses elementos tão urbanos e frios. Um conjunto de mesas de canto industriais, por exemplo, é uma alternativa fácil e rápida para deixar a sala de estar moderna e deslumbrante.

 

 

 

 

 

sala de estar com lampadas estilo industrial
A iluminação é o aspecto principal da industrial decor.

Iluminação

Por último, mas não menos importante, a iluminação cumpre um papel extremamente importante na decoração industrial. Como você já deve ter notado, estamos envolvendo materiais com aspecto muito duro e frio. Por isso, a luz deve contrastar com este aspecto e trazer mais calor para o cômodo. Para isso, invista em luzes de tonalidades quentes ao invés de uma fria lâmpada fluorescente. Lâmpadas amarelas, por exemplo, são a melhor opção. Elas contrastam lindamente com concreto, madeira e metal, trazendo calor e aconchego para qualquer cômodo – sem dificuldade alguma. Também ficam maravilhosas na madeira preta, então pode ser uma boa ideia decorar um aparador preto com um ou dois abajures amarelos. Invista em lâmpadas expostas penduradas no telhado, ou grandes lustres industriais para iluminar a sala e os sofás. Se preferir, luminárias de parede funcionam bem, ainda mais para criar ambientes pouco iluminados, estilo penumbra.

Deixe um comentário