Estilo Industrial Chic: O Que É e Como Usar em Casa

O estilo industrial é conhecido por trazer materiais naturais e elementos de fábricas e indústrias em sua composição. Seja para decorar uma casa ou apartamento, sempre existe uma maneira de implementar o estilo industrial em qualquer ambiente. Pode ser apenas um toque sutil e discreto, ou um grande destaque para realmente transformar o cômodo todo. Neste artigo, vamos falar sobre o que é o estilo industrial, e como trazê-lo para dentro de casa. Vamos falar também sobre os móveis industriais, como por exemplo a estante industrial ou o aparador bar. São móveis simples e discretos que já são capazes de transformar completamente o ambiente. Seja uma sala industrial ou cozinha industrial, aqui você vai saber tudo sobre a industrial decor e como incorporá-la em seu lar.

 

Origem do estilo industrial

 

Escritório montado em galpão estilo industrial
Esse escritório, por exemplo, foi montado em um grande galpão abandonado.

O estilo industrial tem uma base histórica muito fundada na época das grandes revoluções industriais. Ele nasceu quando as grandes indústrias e fábricas eram convertidas em moradias e apartamentos. Os estudiosos supõem que isso aconteceu por conta do aumento da população; desse modo, os arquitetos precisavam ter criatividade e rapidez na hora de criar espaços para comportar tanta gente. Galpões e fábricas abandonadas, então, se tornaram morada para centenas de pessoas. Em 1920, por exemplo, os designers de móveis e arquitetos começaram a incorporar materiais e elementos clássicos das fábricas, como o concreto, em móveis comuns para a casa.

Na metade do século XX, o estilo industrial começou a ganhar espaço no movimento artístico. O conhecido artista de pop art Andy Warhol, por exemplo, aproveitou o espaço de um galpão abandonado para transformá-lo em uma quitinete estilo loft. Ali, ele mantinha sua casa e seu estúdio, vivendo e trabalhando no mesmo lugar. Os cavaletes dos pintores também inspiraram diversos móveis deste estilo, como a escrivaninha industrial, por exemplo. Além disso, Andy também organizava diversos eventos e exposições de arte em sua própria casa. Estas e outras inspirações de grandes artistas motivaram os designers e arquitetos a aproveitarem ainda mais os elementos desse estilo.

 

Características do estilo industrial

 

O estilo industrial utiliza muitos materiais naturais, e costumam aproveitar o espaço e a arquitetura original do ambiente utilizado. Alguns exemplos de materiais utilizados são o metal, a madeira rústica e o concreto. É um estilo ousado e dramático, nada conservador ou sério demais. As consideradas “falhas” da arquitetura são muito bem aproveitadas neste estilo, como paredes de reboco, cimento queimado, tijolos ou canos à vista, e muitos outros. Móveis de madeira e metal, como mesas ou aparadores industriais, são muito utilizados.

 

Sala de estar com decoração industrial
Essa sala, por exemplo, conta com diversos elementos citados acima.

 

Dicas de decoração industrial

 

parede de cimento queimado industrial
Esse escritório também envolve discretas referências country e rústicas em meio à decoração industrial.

Em primeiro lugar, se for possível, aproveite um espaço que já contenha elementos industriais em sua composição. Galpões, fábricas ou imóveis industriais podem ser um bom lugar para começar. Você também pode aproveitar os elementos que já tem em casa, como canos, por exemplo. Você também pode utilizar papéis de parede para criar uma parede de tijolos falsa. A parede de cimento queimado ou com textura de algodão, por exemplo, podem ser muito bem aproveitadas no estilo industrial, além de fáceis de fazer em casa.

Na decoração, incorpore também elementos de bronze, cobre ou metal prateado. É uma boa ideia investir em móveis que tenham estes metais em sua composição. Como por exemplo, o guarda-roupa de solteiro, que pode conter diversos elementos em metal. Uma dica é dar preferência às mobílias que façam uso de metais mais leves, como o alumínio e carbono, mas com acabamento acobreado. Dessa forma, você garante o charme industrial, mas aproveitando a praticidade dos metais mais modernos. Além dos metais, tenha certeza de usar elementos naturais com texturas aparentes. Uma boa opção são os móveis de madeira natural, como os aparadores ou mesas de madeira. Por outro lado, o couro também serve muito bem para esse propósito, além de dar um toque chique e glamouroso para o cômodo.

 

 

 

Como decorar uma casa com estilo industrial

 

sala de estar preta e couro industrial
O preto e os tons terrosos são muito utilizados na decoração industrial.

É claro que o estilo industrial faz muita referência às paredes de tijolos e concreto, mas você não precisa reformar toda a sua casa apenas para criar outra decoração. Existem algumas dicas e truques simples para implementar o estilo industrial na sua casa de maneira discreta. Em primeiro lugar, aposte no minimalismo: em apartamentos industriais, você não vê muitos tapetes, almofadas, cobertores e bugigangas espalhadas pela sala. Invista em um rack industrial com armários para guardar tudo o que precisa escondido dos olhos.

Depois de organizar toda a bagunça, é hora de escolher decorações para o ambiente. Todo cômodo precisa de um ponto focal na decoração. Neste caso, vamos trabalhar com vários – e, portanto, todos devem ter uma certa semelhança. Escolha decorações e móveis feitos de metal, como citado acima. Mesas de centro e mesas de canto industriais, por exemplo, já dão outra cara para a sua sala de estar. Esculturas feitas de metal também são uma ótima ideia, assim como decorações pretas.

Se preferir, você também pode misturar alguns elementos de outros estilos decorativos para suavizar o ambiente. Para saber mais sobre todos os estilos de decoração de interiores, não deixe de conferir este artigo. Aprenda quais estilos combinar e quais evitar para criar o ambiente perfeito na sua casa.

Deixe um comentário