Estante de Livros: Como Organizar de 8 Maneiras Diferentes

Não existe uma receita mágica para organizar a sua estante. Você pode organizar por ordem alfabética, por cor, tamanho ou qualquer outra forma da sua escolha: dá pra encontrar os livros e é bonita, então é suficiente. E na decoração da sala de estar, as estantes de livros cumprem um papel importantíssimo. Elas podem realmente mudar todo o visual do ambiente, e até mesmo nos encorajar a ler com mais frequência. É mais fácil ainda se a estante está decorada com belos vasinhos, esculturas e porta-retratos.

Como organizar uma estante de livros

Confira agora os 8 melhores jeitos de organizar a estante de livros. Dependendo de quantos livros você tiver, organizar a estante pode levar à tarde ou o dia todo. No entanto, quando tiver encontrado a organização ideal para ela, vai ser fácil de manter. Neste artigo, reunimos as 8 melhores formas para quem quer saber como organizar livros numa estante. Além disso, a estante organizada ainda vai contribuir muito para o visual da sala de estar. Continue lendo para saber tudo sobre organização de estante de livros!

 

                                                                                        Ordem alfabética

Estante de livros colorida organizada por ordem de cor colorido
A estante branca realça muito mais as cores dos livros.

Existem diversas maneiras de organizar uma estante de livros, então vamos começar do princípio. Posicionar os livros de ordem alfabética é a escolha número um. Você pode se guiar tanto pelo título, quanto pelo nome ou sobrenome do autor. Pode não ser a maneira mais criativa, mas é sem dúvidas a mais certeira e funcional. Se você está se guiando pelo título, pode acabar com muitos livros que comecem em “A” ou “O” – graças à língua portuguesa ser tão cheia de artigos. Nestes casos, talvez seja melhor ignorar a primeira letra ou palavra.

Crie um efeito arco-íris

Organizar uma estante de sala pela cor pode não ser a forma mais funcional, mas sem dúvida é a mais bonita. Siga a matriz original, ou a ordem das cores em um arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro e escuro, roxo e então rosa. Use uma estante preta para trazer ainda mais destaque para as cores. Se quiser, você pode começar pelo rosa, partir para o vermelho e finalizar no roxo. Assim, você cria um degradê mais baseado na temperatura das cores, e não na ordem cromática. Além disso, é a melhor escolha para quem tem crianças em casa: organizando pela cor, os pequenos podem identificar os livros preferidos de cada um com facilidade – e, melhor ainda, colocá-los de volta no lugar.

 

 

estante branca com livros coloridos organizador por altura
Uma forma de manter tudo esteticamente agradável é agrupando os livros com mesma altura e formato na mesma prateleira.

Reserve um lugar especial para os livros favoritos

Separe todos os seus livros favoritos – ou aqueles que você lê com mais frequência. Vamos fazer um cantinho especial para eles na estante. Mantenha-os na prateleira que for de mais fácil acesso, normalmente no meio do móvel. Uma estante indutrial com nichos e armários pode ser a melhor escolha aqui. Use bibliocantos, vasos ou estátuas para deixar os livros em pé, mas separados uns dos outros. Se você tiver uma grande pilha de livros inacabados, pode criar uma seção na estante específica para eles também. Então, divida-os do seguinte modo: livros que não começou, livros que ainda não terminou, livros favoritos e livros que já terminou de ler.

Organize a estante de livros por altura

Esta é outra forma de arrumação que valoriza o visual da estante. Organizar os livros de acordo com seus tamanhos cria uma decoração muito harmônica e agradável aos olhos. Existem várias técnicas para inovar na organização. Em primeiro lugar, experimente colocar do maior para o menor em uma prateleira, e ao contrário na prateleira de baixo. Se quiser, pode fazer uma onda com os livros pequenos no começo, os livros grandes no meio e diminuir para livros pequenos novamente. Fazer o processo reverso – uma letra “U” com os livros – também funciona muito bem.

 

 

Estante branca organizada com livros cores quentes
A regra dos 2/3 é bem visível aqui.

  Agrupe os livros na estante por gênero

Se tiver uma estante de madeira com nichos, por exemplo, pode separar cada nicho ou prateleira para um gênero de livros. E as categorias podem ser tão vastas quanto você desejar: se quiser algo simples, separe apenas entre ficção e não-ficção. Por outro lado, se quiser categorias mais específicas, pode incluir algumas outras como “romance”, “suspense” e “psicologia”, por exemplo.

Siga a regra dos dois-terços

Encher sua estante de livros não faz bem para ninguém: nem para a estante, nem para o ambiente. Lotar as prateleiras com livros vai fazer com que eles sejam difíceis de puxar. Além disso, pode deformar tanto os livros quanto a própria estante. Se você tem uma estante pequena, então, deve ter ainda mais cuidado e planejamento na hora de organizar seus livros. Por isso, siga a regra dos dois-terços: encha apenas 2/3 de cada prateleira, e deixe um-terço de espaço para respirar. Nos espaços vazios, você pode posicionar porta-retratos, vasinhos ou esculturas fofas.

Deixe um comentário