Escritório Minimalista: Guia de Estilo Completo

Minimalismo: muito provavelmente, você já ouviu falar desse estilo tão intrigante e controverso. Mas o que é minimalismo? Como podemos usar os princípios do minimalismo para melhorar a nossa vida? Essas são perguntas interessantíssimas, mas muito subestimadas. No Brasil, cerca de 11% dos trabalhadores estão atuando em home-office, mais que o dobro dos trabalhadores remotos nos Estados Unidos. Se você é uma dessas pessoas, pode estar tendo dificuldades em montar um escritório provisório – ou, quem sabe, permanente – dentro de casa. Neste artigo, você vai aprender os princípios do minimalismo e conhecer suas vantagens e benefícios. Você também vai encontrar dicas valiosas para melhorar o foco, concentração, bem-estar e produtividade no trabalho. Por isso, sem mais delongas, vamos começar.

O que é um escritório minimalista?

Ao contrário da crença popular, o minimalismo não é apenas um estilo de decoração. O minimalismo é, na verdade, uma filosofia e estilo de vida muito profundo. Nele, consiste a condição principal de gastar seu tempo, dinheiro, energia e espaço físico apenas com coisas que reflitam sua maneira de ser e pensar – ou seja, seus valores de vida. Com certeza você já deve ter ouvido a expressão “menos é mais” e “qualidade acima de quantidade”. Essas são frases que se aplicam muito ao estilo minimalista de ser. Foque no que é importante, e deixe tudo o que não for essencial de lado.

casa em estilo minimalista
O minimalismo é sobre o essencial para você, e não sobre grandes cômodos vazios.

Como decorar um escritório minimalista

O que é um escritório minimalista? Como posso ter um escritório minimalista? Aqui estão 5 ideias de escritório minimalista para te inspirar. Confira abaixo:

 

escritório minimalista branco com notebook
Uma mesa de escritório simples e um tapete branco é tudo o que você precisa para tomar posse daquele espacinho ao lado da janela.

 

1 – Defina uma área para usar como escritório

Se não houver um cômodo disponível para fazer o escritório privado, separe uma zona ou ambiente da sua casa para isso. Um canto da sala ou um tapete no chão podem servir para demarcar uma área específica. Você também pode usar uma estante aberta ou fechada para dividir os ambientes.

2 – Planejando o escritório minimalista

Em primeiro lugar, é preciso ter uma base e fundamentação de onde tudo vai acontecer. Comece com uma mesa de escritório, seus itens de escritório indispensáveis e uma boa cadeira. Mas não se empolgue na hora de selecionar os acessórios – estamos falando apenas dos indispensáveis, como sua caneta favorita e um bloco de notas.

 

 

 

armario multiuso para uma casa minimalista
Com um armário multiuso, você consegue aproveitar qualquer cantinho da casa como escritório.

 

3 – Preste atenção à iluminação do escritório minimalista

Sempre que possível, monte seu escritório em uma área próxima de janelas ou com muita iluminação natural. Afinal, apenas a luz do sol emite e processa a Vitamina D, uma vitamina essencial no combate aos sintomas depressivos. Quando isso não for possível, escolha luzes artificiais de qualidade: um ambiente bem iluminado é a base de qualquer escritório minimalista.

4 – Incremente o espaço de armazenamento

No minimalismo, não encontramos mesas bagunçadas ou com muitos objetos sobre a superfície. Por isso, invista em uma escrivaninha com gavetas ou num gaveteiro para ampliar o espaço de estoque disponível, e manter tudo organizado longe dos clientes ou familiares. Se escolher o gaveteiro, você ainda pode aproveitar o topo como mesa auxiliar, ou para decorar com porta-retratos, esculturas ou vasos.
 

 

 

 

escritório minimalista com plantas apartamento
Vamos falar a verdade: não existe nenhuma decoração mais bonita que belas plantas naturais.

5 – Dê um toque pessoal no escritório minimalista

Lembra no início do artigo, quando dissemos que o minimalismo é sobre reservar sua energia, tempo e dinheiro apenas com as coisas que se alinhem com os seus valores? Ao contrário do que se pensa, o escritório minimalista não é apenas uma sala branca, grande e vazia. Você pode e deve investir em decorações e enfeites que reflitam seus gostos pessoais. Um vaso, quadro ou seus livros favoritos são apenas algumas opções.

DICA: considere investir em vasos com plantas naturais. Você pode conferir todas as vantagens que ter plantas no escritório traz, lendo nosso artigo sobre como decorar escrivaninha.

Conclusão

Enfim, minimalismo é a prática de simplificar sua vida e seu dia a dia, para aumentar sua felicidade, satisfação e bem-estar. Um escritório e uma casa minimalista podem economizar dinheiro, reduzir stress, melhorar seu foco e ainda criar muito mais tempo livre para aproveitar da melhor maneira. Além disso, sua casa nunca será tão bem decorada quanto com o estilo minimalista. Para isso, não deixe de conferir todas as ofertas da Hansen para mobiliar seu escritório com estilo e inteligência!

Deixe um comentário