Dicas Infalíveis Para Deixar A Mesa de Madeira Brilhando

A madeira é o material perfeito para a construção de qualquer móvel. As mesas de madeira são extremamente clássicas, por exemplo. É seguro afirmar que existe pelo menos uma mesa de madeira em toda casa. Seja uma mesa de centro, de cabeceira, de escritório ou de jantar, não importa. Este nobre material faz seu nome em diversos modelos de mesas. O lado ruim dos materiais naturais, como pedra e madeira, é a manutenção mais complicada. É preciso usar produtos específicos para limpar a madeira. Por isso, a nossa equipe separou as melhores dicas para limpar mesa de madeira.

Químicos muito agressivos podem danificar o verniz e até mesmo a própria madeira. Além disso, é muito fácil de sofrer com arranhões ou manchas. No entanto, nada disso deveria te impedir de ter uma bela mesa de centro de madeira em casa. Se você quer saber como deixar uma mesa de madeira brilhando, continue lendo!

Tire o pó frequentemente

Limpar mesa de madeira passar pano
O pano de microfibra é essencial aqui, porque não deixa fiapos por onde passa.

 

Tirar o pó regularmente dos móveis é crucial para mantê-los intactos por anos. Todas as pequenas partículas de poeira se alojam na madeira. Com o tempo e com o acúmulo dessas partículas, a poeira forma uma crosta grudenta sobre o móvel, que é muito mais difícil de limpar.

Por isso, invista num espanador de pó para limpar a mesa e os móveis de madeira frequentemente. Você também pode usar um pano de microfibra ou um aspirador de pó para isso.

 

Passando pano para deixar a mesa de madeira brilhando

 

Quando a mesa de madeira começa a desbotar e envelhecer, não tema! É possível trazer a beleza de volta com apenas uma passada de pano. Misture água morna com um copo de vinagre numa bacia. Então, use um pano de microfibra para aplicar essa mistura por todas as superfícies.

Preste muita atenção a qualquer quina ou entalhe trabalhado. Eles são muito comuns nas mesas de cabeceira de madeira. Em seguida, use outro pano apenas com água para “enxaguar” a mesa ou o móvel em questão. Por fim, passe um pano seco por toda a superfície do móvel.

 

Lustre a mesa de madeira para deixá-la brilhando

Madeira limpa e lustrada
Nada como uma madeira bem lustrada, certo?

 

Uma madeira bem envernizada traz elegância a qualquer móvel. Com o tempo, é comum que ele acabe desbotando ou se apagando. Ainda mais nos móveis que são frequentemente utilizados, como as mesas de jantar de madeira.

Você pode reacender o brilho do verniz com um bom lustra móveis, uma camada extra de verniz ou cera. Repita esse procedimento duas vezes ao ano. Se quiser economizar, faça uma mistura de uma parte suco de limão para três partes de azeite de oliva. Aplique com um pano no sentido das marcas na madeira.

 

 

Conserte arranhões

A madeira é muito suscetível a arranhões. Mas isso não quer dizer que você precisa deixar o móvel enrolado em plástico bolha para protegê-lo. Na verdade, existe algo muito simples que pode te ajudar a remover arranhões num móvel de madeira: nozes!

Simplesmente pegue uma noz e esfregue-a sobre o arranhão, no sentido da madeira. Então, basta limpar o excesso com um pano seco. Basta repetir o procedimento até que o arranhão tenha se disfarçado no resto da madeira. Prontinho!

 

Prevenir para não remediar

Alguns danos na madeira, como rachaduras e marcas de copo, devem ser evitados a todo custo. Isso porque não há como esconder ou consertar uma rachadura. As marcas de copo, por outro lado, acontecem por baixo do verniz da madeira. Dessa forma, é preciso remover o verniz para limpar a mancha – e reaplicar o verniz depois. Ou seja, são danos de difícil reparo.

como limpar marca de copo na madeira
As marcas de copo são como cicatrizes na madeira.

As marcas de copo tendem a acontecer muito nas mesas de canto de madeira, ou nas mesas de escritório de madeira. Aqui vão algumas dicas para prevenir danos nos seus móveis de madeira:

  1. Mantenha guardanapos, porta-copos e bandejas por perto;
  2. Se derramar algum líquido sobre o móvel, limpe imediatamente com um pano seco ou papel toalha. Cheque no chão, na parede e embaixo dos objetos por poças de água escondidas.
  3. Não arraste objetos sobre a superfície de madeira;
  4. Mantenha a mesa longe de aquecedores ou lareiras, para prevenir rachaduras;
  5. Deixe-a também longe do sol, já que ele pode desbotar a madeira.

Deixe um comentário