Decoração Minimalista: Guia Completo Para Decorar Interiores

Você com certeza já deve ter ouvido falar no termo “minimalismo”. O minimalismo é um grande conceito que vai muito além da decoração de interiores: também é uma filosofia e um estilo de vida. Ele diz tudo sobre fazer muito com pouco – ou melhor, com o essencial. No design de interiores, é um estilo moderno e super por dentro das tendências. Por isso, cada vez mais pessoas estão interessadas em planejar uma casa ou cômodo tendo o minimalismo como estilo principal. E como o minimalismo abrange diversos aspectos da decoração, nossa equipe montou um guia essencial com tudo o que você precisa saber sobre o estilo minimalista. Vamos falar sobre as cores, texturas e materiais característicos, além dos melhores móveis minimalistas para comprar online. Continue lendo para saber tudo sobre minimalismo!

O que é estilo minimalista?

O minimalismo é sobre fazer uso de móveis e objetos simples na decoração da casa, mas nada básicos. Esse estilo valoriza muito mais a funcionalidade dos móveis do que a beleza, por exemplo. Além disso, também evidencia a beleza em ambientes organizados, livres de bagunça e amplos, principalmente. Mesmo que o cômodo em si não seja grande, é possível trazer a impressão de uma área maior e mais ampla. Se você lê o nosso blog, já deve saber que a cor branca é a melhor pedida para os lugares pequenos. É preciso apenas posicionar os móveis com sabedoria, e escolhê-los bem. O espaço deve ser o mais otimizado possível. Uma mesa branca, aparador branco ou o rack de TV branco são exemplos de móveis centrais de uma sala de estar, que podem ser escolhidos nesta cor clara para ajudar no efeito de um ambiente amplo.

Enfim, vamos voltar para as origens do minimalismo. Apesar de ser um estilo muito valorizado e praticado atualmente, ele não é tão novo quanto parece. O estilo de decoração minimalista surgiu no início dos anos 1900. Ele teve como pioneiro o arquiteto alemão Mies van der Rohe, que popularizou a famosa expressão “menos é mais”. Até o século XXI, no entanto, o estilo passou por diversas mudanças – tanto que, hoje em dia, ele abraça diversos elementos do modernismo. É um estilo que não deixa a desejar em contemporaneidade. Todavia, o minimalismo também pode incorporar elementos de diversos outros estilos, como o rústico, escandinavo e o estilo industrial. Uma cristaleira ou estante industrial, por exemplo, são formas de trazer móveis de origem antiga para sua sala reimaginados em um design mais atual.

Casa branca com janelas grandes minimalista elegante
Sabe estes edifícios amplos, quadrados e com grandes janelas de vidro tomando toda a parede? São obra de van der Rohe.

 

Características do estilo minimalista

 

Sala de estar minimalista
Repare em como todos os tons são neutros e leves – até mesmo os coloridos.

 

Cores neutras

Na hora de escolher a tinta ou papel de parede para o cômodo em questão, favoreça as cores neutras. Diferentes tonalidades de branco, preto e bege são as cores mais comuns, e as favoritas dos adeptos deste estilo. Se quiser um cômodo mais discreto e comportado, opte pela primeira ou pela última opção. Por outro lado, se a sua intenção for um cômodo ousado e cheio de personalidade, aposte no preto. Para um visual mais descontraído e moderno, decore uma sala de estar branca com um jogo de cadeiras para sala, um sofá ou um rack de TV preto. Os tons contrastantes criam uma decoração mais interessante visualmente.

 

 

 

 

 

 

Cozinha branca minimalista com mármore
A mobília minimalista possui armários e gavetas com puxadores bem discretos, normalmente feitos de alumínio ou outro metal.

 

Armazenamento discreto

Outra forte característica do minimalismo é a simplificação de armários e gavetas dos móveis. Uma escrivaninha com gavetas, por exemplo, vai possuir uma ou duas gavetas bem discretas. Apesar de discretas, vão te oferecer muito espaço de armazenamento extra, mas sem atrair atenção desnecessária. O mesmo vale para os armários de cozinha: se você reparar bem, nas fotos inspiradoras de cozinhas minimalistas do Pinterest é bem difícil encontrar armários ou gavetas chamativas. Os armários continuam sendo muito amplos, o que favorece a funcionalidade e a capacidade de estoque. Mas também, não vão se destacar no visual do ambiente, como as portas e gavetas de um armário de cozinha antigo, por exemplo.

 

 

 

 

 

Sala de estar minimalista industrial com lareira
As vigas e o chão de madeira remetem muito ao estilo industrial, assim como a lareira de tijolinhos.

 

 

Destaca materiais naturais

Assim como no estilo industrial, o minimalismo também valoriza os materiais naturais. Móveis de madeira com acabamento natural estão sendo frequentemente utilizados. A própria madeira combina muito bem com a cor branca, por exemplo. Investir em uma mesa de madeira para a sala de estar ou de jantar é uma maneira fácil de incorporar novos elementos e texturas no ambiente. Apenas posicionar um móvel de madeira em uma sala com paredes brancas já transforma todo o ambiente.

 

 

 

 

 

Cama com escrivaninha multiuso
Esta cama com escrivaninha industrial é a pedida perfeita para um quarto minimalista.

 

Móveis multiuso

É como nós dissemos até agora: no minimalismo, a funcionalidade dos móveis é muito mais importante que a beleza. Por isso, é muito comum encontrar camas com armário e escrivaninha embutidos, ou armários multiuso, que se transformam em mesas de jantar ou tábuas de passar roupa. A mobília modular também é muito utilizada no minimalismo, já que você pode montar, desmontar, encaixar e posicionar os móveis modulares da maneira que preferir. Móveis embutidos, como armários ou estantes, também são muito presentes nas casas minimalistas.

Deixe um comentário