Cristaleira: Tudo Sobre Cristaleiras

As cristaleiras são armários elegantes para exibir seus pratos e xícaras de porcelana. Todas as louças mais bem decoradas são expostas na cristaleira, e raramente utilizadas. Dentro do armário, tudo fica protegido da poeira – e de qualquer mãozinha curiosa. Mas é claro que, hoje em dia, ela pode ser usada para guardar e exibir muito mais que apenas alguns pratos bonitos. Se você lê o nosso blog, já deve estar familiarizado com algumas dicas para decorar cristaleira de uma forma mais moderna e atual. Guardar livros, vasinhos de plantas e até utensílios de cozinha são alguns usos populares da cristaleira hoje em dia. Contudo, pode ser um pouco difícil na hora de escolher uma cristaleira para a sua casa.

Estes armários elegantes estão disponíveis em uma grande variedade de cores, modelos, tamanhos e materiais. Por isso, antes de adicionar uma cristaleira ao seu carrinho de compras, é preciso definir alguns pontos antes. Como você vai usar a cristaleira? Onde na casa vai posicioná-la? Estas são apenas algumas perguntas importantes no processo de compra não somente deste, mas de vários outros móveis. Graças à nossa ampla seleção de cristaleiras em diversos estilos, você com certeza vai encontrar o modelo ideal para o seu lar entre nosso catálogo de móveis. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber antes de escolher uma cristaleira para a sua casa.

Tudo o que você precisa saber sobre cristaleiras

cristaleira antiga de madeira decorada
Confira agora todas as informações sobre a compra de cristaleiras.

Modelos de cristaleira

Ainda que a cristaleira tenha sido originalmente construída para deixar belas louças em exibição, nós podemos encontrá-las em diversos modelos diferentes hoje em dia. Com as diferentes vitrines e formas de armazenamento, você pode guardar, organizar e deixar seus pratos, taças, vasos e itens colecionáveis à mostra de várias maneiras diferentes. Por isso, é importante ter em mente já como você pretende distribuir os itens no móvel. Quer deixar apenas um objeto em destaque, e os outros apenas como complemento? Ou talvez você queira destacar vários colecionáveis e intercalá-los com outras decorações nas prateleiras. Dependendo do que você for guardar nela, pode ser interessante escolher um modelo aberto, ou então um com iluminação interna.

cristaleira de canto espelhada
Essa cristaleira de canto espelhada, então, é o móvel ideal para salas pequenas.

Cristaleira espelhada

A cristaleira espelhada contém um espelho na parte de trás do armário, ao invés do tampo comum. Sua função é dar ainda mais destaque para os objetos nela guardados. Assim como a cristaleira branca, é um modelo muito indicado para cômodos pequenos. Quando combinada com algum tipo de iluminação interna, pode trazer um efeito dramático para o armário.

Cristaleira ajustável

A cristaleira ajustável possibilita que você reorganize e remova as prateleiras da forma que preferir. É possível encontrar tanto cristaleiras de vidro quanto cristaleiras de madeira com prateleiras ajustáveis. Algumas delas ainda podem conter um suporte específico para segurar alguns pratos na vertical.

 

cristaleira de madeira com luz interna amarela
Veja como a iluminação amarela contrasta bem com a madeira de tom escuro.

Cristaleira iluminada

Ter luzes internas é deixar o móvel em destaque. Toda a atenção do cômodo cai para o que está sendo exibido na cristaleira – então é uma ótima escolha para as suas belas taças de cristal, por exemplo. Se estiver procurando uma cristaleira preta, certifique-se de escolher uma iluminação amarela para trazer um contraste elegante e dramático para o ambiente.

Cristaleira com portas

Na hora de escolher uma cristaleira, você vai encontrar modelos projetados em várias formas diferentes. Algumas podem ter um armário de uma ou duas portas além de uma gaveta na parte de baixo. As portas podem ser fechadas, ou funcionar com uma vitrine graças às janelinhas de vidro. Por outro lado, também temos as cristaleiras abertas, que possuem apenas prateleiras de mostruário abertas no móvel. Se você tem crianças em casa ou costuma receber muitas visitas, pode ser interessante escolher uma com cadeado.

 

Estilos de cristaleira

Depois de conhecer alguns dos estilos de decoração mais populares atualmente, você já deve imaginar que as cristaleiras também passaram por reinvenções constantes ao longo dos anos. Por isso, podemos encontrá-las hoje em diversos estilos, muito além de apenas um armário de madeira para seus pratos finos. Conheça abaixo os estilos mais populares hoje em dia.

 

cristaleira antiga de madeira maciça
Essa decoração alternada entre pratos e esculturas é incrivelmente bela.

Cristaleira Tradicional

O estilo tradicional diz tudo sobre a cristaleira antiga. É um móvel robusto e imponente, que atrai a atenção do cômodo tanto pelo seu poder, quanto pela elegância. São, normalmente, cristaleiras de madeira maciça, com pés curvados e belos entalhes pelo corpo do móvel. É onde podemos encontrar os modelos de cristaleira mais vintage e retrô. Você pode usá-las do modo tradicional, para guardar pratos e xícaras de porcelana, ou taças, decanters, rótulos de vinho e muito mais.

 

 

 

 

 

cristaleira branca de madeira e vidro
Repare como a cristaleira transicional ainda tem alguns adornos, mas muito mais discretos que os modelos tradicionais.

Cristaleira Transicional

Já o estilo transicional é para quem gosta do charme atemporal dos móveis antigos, mas sem tantos floreios e entalhes. O acabamento é mais simples, com cores lisas e neutras, mas nem por isso é um móvel básico. Apresenta um design discreto, mas com sua própria beleza. Você pode facilmente utilizá-las como um armário de cozinha e guardar ali pratos, copos, xícaras e até mesmo as panelas que você usa no dia a dia.

 

 

 

 

 

 

cristaleira branca moderna de vidro
Essa cristaleira moderna tem um pé no futurismo graças à iluminação interna!

Contemporâneo

As cristaleiras contemporâneas também podem ser chamadas de cristaleiras modernas. São, normalmente, feitas em madeira de tons mais claros, e em outros tipos de madeira além da natural. Você também pode encontrar cristaleiras de ferro ou metal, para um visual ainda mais urbano e moderno. Nossos modelos de cristaleira industrial em chapa expandida, por exemplo, são um colírio para os olhos com toda a sofisticação moderna que apresentam. São as melhores cristaleiras para expor sua coleção de action figures ou esculturas autênticas e contemporâneas.

 

 

 

 

 

cristaleira azul de madeira rústica
Por fim, essa cristaleira de madeira pintada de azul tem um charme interiorano muito agradável.

Cristaleira Country

O estilo country também é chamado de interiorano, farmhouse ou casa de fazenda, em português. Apresenta um acabamento mais rústico, onde as texturas naturais da madeira são realçadas. Podem ser tanto cristaleiras de aparência mais bruta, quanto peças delicadas e com o charme de uma cabana escondida na floresta. Você pode facilmente decorá-la com algumas toalhas estampadas, esculturas e vasos de folhas verdes.

Deixe um comentário