Cristaleira: 8 Dicas Para Decorar

A cristaleira é um grande armário que fica na cozinha, sala de jantar ou de estar. Nela, ficam os pratos, xícaras e taças que você – ou os seus pais – ganhou como presente de casamento. Apesar de ser um móvel de origens antigas, hoje em dia existem diversos estilos de cristaleira para optar. Por isso, você pode decorá-la de diversas formas além do clássico estilo tradicional. Escolha entre uma cristaleira moderna, minimalistas e elegantes para decidir qual é a melhor decoração de cristaleira para você e a sua casa. Se você não tem uma cristaleira em casa, pode conseguir um resultado parecido utilizando uma estante na cozinha. Continue lendo para saber como decorar uma cristaleira!

 

Cristaleira decorada com temperos e taças
Nessa cristaleira, por exemplo, temos potes com grãos, cereais e temperos para complementar.

Use a cristaleira para os itens diários

Em primeiro lugar, se você não usa a louça chique com frequência – nem quando tem convidados em casa -, talvez ela possa sair da cristaleira. Guarde-a em caixas seguras no topo de um armário ou do guarda-roupa. Agora, aproveite a cristaleira para posicionar os pratos e copos que você usa todo dia. Sejam pires, pratos, xícaras ou copos, bandejas, travessas ou até mesmo panelas. Não importa. Quando bem organizado, qualquer item fica visualmente bonito. Se for uma cristaleira de madeira com gavetas, você pode aproveitá-las para guardar toalhas de mesa ou o jogo americano.

Acrescente enfeites extra

Em seguida, ao invés de deixar apenas a louça dentro da cristaleira, por que não usar alguns enfeites a mais? Posicione vasos, velas ou esculturas em meio aos pratos no armário – melhor ainda se for um armário aberto. Se for uma cristaleira fechada, como a cristaleira com armário em chapa expandida, você pode optar por pequenos bibelôs ou até mesmo luzes de LED.

 

 

armário de porcelana com louça chique estátuas
Esse armário de porcelanas contém pratos pintados e belas estatuetas.

Exiba as louças chiques

Essa é a maneira tradicional de aproveitar a cristaleira. Sabe aquele conjunto de pratos e xícaras que você ganhou como presente de noivado? Sim, ele é muito bonito para ser usado, isso é verdade. Então, vamos incorporá-lo na decoração! Essa ideia é ainda melhor se for uma cristaleira antiga, toda entalhada. Posicione os pratos em pé, encostados na parede de cada prateleira. Você pode colocar as xícaras uma dentro da outra, ou lado a lado. Isso depende do espaço disponível e da quantidade de xícaras.

Encoste alguns, empilhe outros

Ao invés de deixar todos os pratos encostados na parede, você pode fazer uma pilha com três ou mais pratos. Se quiser, ainda pode colocar um prato em pé no topo da pilha – melhor ainda se for um pires ou bowl. Você também pode usar as louças empilhadas como apoio de um prato que não está muito seguro em pé. Para o máximo de segurança, deixe um grupo de xícaras empilhadas na frente de todos os pratos que estiverem encostados na parede. Você pode usar suportes de prato para conseguir deixar os pratos em pé numa estante ou aparador.

 

 

Cristaleira preta na sala de jantar branca decoração
O armário preto com louças brancas se encaixou perfeitamente nessa sala de jantar com mesa preta e cadeiras brancas.

Use cores contrastantes na cristaleira

A louça de dentro da cristaleira é branca ou de alguma cor clara? Invista em um aparador preto para posicionar ao lado dela. Apenas os dois móveis lado a lado já vão transformar o restante do ambiente. Usar velas, espelhos, vasos e flores das duas cores para incrementar a decoração é uma dica ainda mais interessante. Se os pratos forem de outra cor, você pode usar a teoria das cores para descobrir qual é a sua cor complementar, e usá-la na decoração para contrastar.

Incorpore outros objetos

Tem espaço sobrando dentro da cristaleira? Que tal usar outros objetos decorativos para decorá-la? Pegue os livros que você usa para decorar a mesa de canto da sala, e coloque-os lá dentro. Assim, você aproveita e ocupa o espaço disponível, enquanto deixa a cristaleira ainda mais bonita e bem decorada. Você pode fazer o mesmo com alguns utensílios de cozinha, vasinhos e esculturas – principalmente de vidro ou cristal.

 

 

Cristaleira decoração de natal
Essa cristaleira com chapa expandida, por exemplo, contém as louças de Natal.

Guarde os itens de festa

Toda casa tem aquele conjunto de pratos, espátulas e tigelas que usamos quando é aniversário de alguém. Deixe o kit de festa guardado na cristaleira da casa. Aproveite, e deixe o armário destinado para os itens de festa. Chapéus decorados, pratos e copos descartáveis, espátulas, bandejas, decorações, enfim, tudo relacionado às festas de aniversário e comemorações serão guardados ali. Se o móvel tiver gavetas, você pode guardar até mesmo as decorações da árvore de Natal!

Instale ganchos para pendurar as xícaras dentro da cristaleira

Enfim, se já não houverem ganchos, você pode instalar alguns em uma prateleira para deixar algumas xícaras penduradas. Não precisa pendurar todas – apenas algumas já irão poupar muito espaço e deixar o armário com outra cara. Apenas certifique-se de arrumar toda a cristaleira antes de decidir onde vão os ganchos e as xícaras. É preciso ter um espaço específico delimitado para elas.

Deixe um comentário