Como Usar Manta No Sofá: 10 Inspirações

As mantas no sofá são uma moda decorativa que está com tudo ultimamente. Além de protegerem o sofá de manchas e sujeira, elas trazem muito estilo para a sala de estar. Você pode combinar a manta com a cor do sofá ou com a cor dos móveis ao redor, como por exemplo da rack de TV. Existem diversas formas de dispor uma manta sobre o sofá. Ela pode ficar por cima dos braços, cobrir metade do sofá ou ele todo. Mas como decidir qual é o melhor método para a sua sala?

No artigo de hoje, trouxemos alguns exemplos para te inspirar e ajudar a decidir qual é a melhor forma de usar manta no sofá. Separamos algumas imagens para ilustrar bem todos os estilos – assim, você consegue imaginar como o seu sofá ficaria daquela forma. Sem mais delongas, vamos começar?

 

Manta laranja no sofá
O laranja é uma ótima opção para sofás de cor cinza ou amarronzada.

 

 

1. Contraste de cores

Usar uma manta colorida é a primeira opção. É um estilo descontraído, que traz muito contraste para o sofá, especialmente se ele tiver uma cor neutra. Apenas jogue a manta pelo braço do sofá e cubra no máximo metade dele. Assim, é possível visualizar tanto a manta quanto a cor original do sofá.

 

 

Como usar manta no sofá
Tem ou não tem um visual confortável?

 

 

2. Agrupado e confortável

Neste método, vamos agrupar as mantas e as almofadas. Basta posicionar todas as almofadas do sofá sobre a manta. Dessa forma, você realça o conforto do sofá e torna-o muito convidativo para as visitas, sem que elas sentem sobre a manta e arruinem a decoração.

 

 

 

 

Manta no sofá de couro
O contraste é muito elegante e confortável.

 

3. Misture texturas

Se você tem um sofá de couro, esta é a pedida para você. Use uma manta de pelinhos e jogue-a da mesma forma que as outras: sobre o braço do sofá, até no máximo metade dele. Esse estilo cria um visual interessante; quando a textura da manta contrasta com a textura do sofá, temos como resultado uma aparência chic e sofisticada.

 

 

 

 

Manta de franjas no sofá
Pode ser uma manta com franjas grandes ou pequenas – você escolhe.

4. Manta com franjas

Uma manta com franjas pode não ser a melhor escolha para se cobrir durante a noite, mas ela com certeza fica linda no sofá. Ao invés de jogá-la por cima dele, como nas alternativas anteriores, dobre e estenda a manta pelo braço do sofá – não tem problema se tocar o chão.

 

 

 

 

 

 

Manta azul no sofá branco
Assim, temos um sofá confortável e visualmente interessante.

 

 

5. Apenas metade

Nesse método, vamos usar a manta para cobrir exatamente metade do sofá. Ao invés de posicioná-la de forma reta, deixe na diagonal para um visual mais interessante. Você pode distribuir as almofadas pelas duas metades – elas irão conectar ambos os lados e trazer a harmonia que faltava para a decoração.

 

 

 

Manta de crochê no sofá
As mantas de tricô, especialmente as mais grossinhas, são super aconchegantes.

 

 

6. Aposte nas texturas

Ao invés de contrastar as texturas, como na terceira dica, vamos escolher uma manta com textura de sobra para usar – como, por exemplo, uma manta de tricô ou crochê. Você pode deixá-la como no método acima, apenas na metade do sofá, ou então embrulhá-la e simplesmente jogar a manta em um canto do sofá. Assim, você consegue um look confortável e elegante – uma baguncinha organizada.

 

 

 

Manta branca no sofá laranja
Como resultado, temos um sofá harmonioso e muito convidativo.

 

 

 

7. Simplicidade moderna

Aqui, vamos apostar no famoso “menos é mais”. Escolha uma manta com as mesmas cores das almofadas do sofá. Deixe-a dobrada mas, ao invés de estender no braço do sofá, jogue-a no meio ou sobre uma das almofadas. Assim, temos um visual harmonioso para nossa sala de estar.

 

 

 

 

Manta estampada no sofá
Escolha um modelo estampado, como essa manta em estilo tapeçaria.

 

 

8. Cobrindo o sofá

Você pode sempre seguir a maneira tradicional, e usar a manta para cobrir todo o sofá. Nesse método, é 8 ou 80: use uma manta simples ou uma manta com textura bem chamativa. Pode ser também uma manta colorida, ou então estampada. Aposte completamente no básico, ou se jogue na decoração ousada.

 

 

 

 

Manta branca no sofá branco
Assim, não tem como dar errado!

 

 

9. Tudo neutro

Já falamos muito sobre decorações contrastadas entre a manta e o sofá. Agora, é hora de sugerir uma pegada mais neutra e discreta: use uma manta da mesma cor do sofá, mas em outro tom. Por exemplo, se o seu sofá for cinza, você pode escolher uma manta cinza mais escura ou mais clara – ou até mesmo uma manta branca. O resultado é uma decoração coesa e muito satisfatória.

 

 

 

 

Canga de praia no sofá
É a opção perfeita para quem deseja uma sala colorida e divertida.

10. Estilo praiano

Se você mora em uma cidade de praia, ou se apenas quer fugir do comum e apostar numa decoração que é a cara do verão, faça isso: ao invés de usar uma manta, estenda uma canga de praia sobre o sofá. As cangas estão disponíveis em diversos modelos bem coloridos e estampados, e podem criar um belo contraste no visual.

Deixe um comentário