Como Tirar Cheiro de Xixi do Sofá: Método Infalível

Ter um gato, cachorro ou criança em nossas vidas significa aceitar que acidentes vão acontecer. E eles acontecem – às vezes, mais vezes do que gostaríamos. Encontrar uma poça de xixi no sofá é algo que acaba com o nosso dia. O problema é como evitar que ele acabe com o sofá, também. Se livrar das manchas de xixi pode ser fácil; o real problema é o cheiro. O cheiro ácido da urina impregna nos tecidos, e é um dos odores mais difíceis de se remover. Se o seu sofá ou outro móvel está com cheiro de urina impregnado, considere substituí-lo. Confira nosso catálogo de móveis através do site. No artigo de hoje, trouxemos um método caseiro infalível para remover este cheiro. Para descobrir como tirar cheiro de xixi do sofá, continue lendo!

 

Como limpar xixi do sofá: passo a passo

Como limpar xixi do sofá
Não tenha medo de exagerar no bicarbonato – é preciso uma grande quantidade para absorver o cheiro com eficiência.
  1. Primeiro, se o seu sofá não for todo costurado, remova a almofada com xixi e coloque-a ao sol;
  2. Em segundo lugar, seque o máximo que conseguir com papel toalha. Caso o meliante seja um animal, estudos indicam que deixar uma toalha suja onde eles costumam fazer xixi pode estimular um comportamento melhor – caso o infrator seja uma criança, o único remédio é a paciência;
  3. Em um borrifador, mistura 1 parte de vinagre para 3 partes de água, e aplique generosamente sobre a mancha*. Esfregue um pouco e bem suavemente, e deixe secar. Para manchas de xixi velhas, você precisará aplicar mais ainda dessa mistura para umedecê-la novamente. As propriedades desinfetantes do vinagre vão acabar com os germes e bactérias, sem agredir o tecido do sofá como a água sanitária faria;
  4. Em seguida, espere até que o vinagre evapore. O sofá precisa estar completamente seco antes de passarmos para a próxima etapa;
  5. Por fim, aplique uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio sobre a área. O bicarbonato vai ajudar a remover o cheiro ácido de urina. Deixe-o sobre o sofá durante algumas horas, e então remova com auxílio de um aspirador de pó.

* Nota: antes de aplicar a mistura sobre a mancha de xixi, teste em um local pequeno do sofá para ter certeza que nenhum efeito adverso irá ocorrer.

 

 

Detergente enzimático
Os detergentes enzimáticos quebram as moléculas da urina, tornando a limpeza super fácil.

Por que o cheiro de xixi é tão difícil de ser removido?

A urina é uma substância surfactante, ou seja: que reduz a tensão superfícial dos objetos. Dessa forma, ela consegue adentrar mais profundamente nos tecidos e acolchoados do sofá. O cheiro fica ainda mais forte se a urina cai sobre a mesma área em diversas vezes. Uma vez que a urina penetre no sofá, qualquer tentativa de limpar a superfície não irá acabar com o cheiro. Essa mistura de vinagre e bicarbonato de sódio vai resolver o seu problema com facilidade. Se após um tempo o cheiro acabar voltando, todavia, você precisará usar um detergente enzimático para eliminá-lo definitivamente.

Em resumo, manchas críticas de urina precisam ser tratadas por profissionais. Tentar removê-las em casa pode acabar apenas piorando a situação. Por isso, se o problema estiver fora de controle, não hesite em chamar um profissional.

Deixe um comentário