Como Reformar Guarda-Roupa: Guia Completo Para Reformas

O guarda-roupa fica escondido dentro dos quartos, mas não é por isso que ele deixa de ser importante – na verdade, é o total oposto. Um guarda-roupa bem projetado é a peça essencial para ter todas as roupas e, acima de tudo, uma rotina organizada. Reformar um guarda-roupa é a chance de pegar um móvel básico e sem graça e transformá-lo em um armário funcional, eficiente e estiloso. Para fazer a reforma do guarda-roupa, é necessário fazer algumas considerações:

  • O tanto de espaço disponível;
  • O que você pretende guardar nele;
  • E seu orçamento.

Se você está planejando reformar seu guarda-roupa em breve, nosso guia completo vai te ajudar nessa transformação. Por outro lado, se você está em busca de um guarda-roupa novo que cumpra todas as suas necessidades, não deixe de conferir a seleção de móveis em nosso site. Todavia, se você quer aprender tudo sobre como reformar um guarda-roupa, continue lendo!

 

Iniciando a reforma

Organizando roupas do guarda-roupa
Organizar as nossas roupas é uma tarefa chata, mas muito importante.

 Antes de mais nada, a primeira coisa a se fazer quando for reformar um guarda-roupa é refazer o seu inventário. Ou seja: organizar todas as suas roupas antes de sequer planejarmos a reforma. Neste passo, é muito importante que você selecione as suas roupas preferidas, e separe uma pilha de roupas que não usa mais. Se desfazer destas roupas vai liberar um ótimo espaço para trabalharmos.

Além disso, também retire do guarda-roupa todos os itens que deveriam estar guardados em outro lugar. Com o tempo, nosso armário pode ficar bagunçado, mas é preciso organizar tudo se quisermos renovar o ambiente. Depois de tudo, basta analisar as roupas que irão continuar com você. A partir delas, você já pode planejar um sistema de organização que funcione para você e para sua rotina. Alguém que usa muitos vestidos e saias longas, por exemplo, vai precisar de mais espaço para pendurar roupas.

 

 

 

Planejando orçamento para reformar guarda-roupa
O planejamento é essencial para garantir uma reforma de sucesso.

Planejando a reforma

Assim que tiver organizado as roupas e feito um planejamento inicial, é hora de elaborar este planejamento e mapear seu futuro guarda-roupa. Nesta hora, é importante ter em mente os seguintes aspectos:

  • Custo
  • Espaço
  • Materiais
  • Design do armário

 

 

 

Medindo guarda-roupa para reformas
Essa é uma etapa crucial do processo, então preste muita atenção.

1. Meça seu guarda-roupa

Em segundo lugar, é importante medir o tamanho do guarda-roupa antes de começar a decidir os aspectos de design e armazenamento. Com uma fita métrica, tire as medidas de altura, largura e profundidade do armário. Se você puder contratar um marceneiro, ele mesmo irá tomar conta disso.

2. Determine seu orçamento

Em primeiro lugar, o quanto você pode gastar é um dos fatores mais importantes do processo. É ele quem vai determinar o andamento de todas as outras coisas. O dinheiro disponível para a reforma é importante para escolher os materiais, e para decidir se podemos contratar um montador de móveis ou marceneiro.

 

 

 

Qual o melhor material para guarda-roupa?
Existem diversos tipos de madeira para escolher.

3. Escolha o sistema e os materiais

Em seguida, basta decidir os materiais. Vai ser um guarda-roupa de metal ou madeira? Madeira maciça, laminada ou MDF? Talvez melamina? Se você quer conhecer mais sobre os melhores materiais para armários de cozinha ou armários no geral, dê uma lida nessa postagem.

4. Crie o design do armário

Então, chegamos na parte divertida! É aqui que você decide como será o interior do guarda-roupa, quais acessórios extra ele vai ter, onde tudo vai ficar e etc. Assim que você terminar esta etapa, teremos finalizado o planejamento – aí, é só pôr tudo em prática.

 

 

Guarda-roupa decorado
Este guarda-roupa, por exemplo, possui as portas inteiras decoradas.

 

 

Preferências pessoais e outras considerações

O que fazer se não temos muito orçamento disponível, mas ainda queremos um armário bonito e cheio de personalidade? Não precisa se preocupar! Economize no design e na montagem do guarda-roupa, e depois invista nas decorações.

  1. Coloque papel de parede ou pinte as paredes do guarda-roupa;
  2. Cole posters ou desenhos nas portas, ou então coloque tapetes no chão e nas prateleiras;
  3. Instale luzes de LED no interior ou acima das portas;
  4. Invista em cabides decorados;
  5. Mantenha uma escadinha pequena de madeira próxima ao armário, para alcançar as partes altas, e pinte-a de uma cor combinando;
  6. Evite as portas de deslizar, uma vez que elas podem acabar acumulando muita sujeira;
  7. Lembre-se que o ponto principal de um bom guarda-roupa é a facilidade de uso – ele precisa se adequar à sua rotina.

Deixe um comentário