Como Reformar Armário de Cozinha: 9 Ideias Para Te Inspirar

A cozinha é um dos cômodos da casa onde passamos mais tempo. Por isso, é natural que, ao longo dos anos, acabemos enjoados do visual ou de sua decoração. Apenas uma boa repaginação pode resolver isso. Se você está procurando renovar os móveis e a decoração da sua cozinha, não deixe de conferir o catálogo da Hansen. Nele você encontra uma infinidade de móveis para a sua casa, em diversas cores, modelos e estilos. Por outro lado, muitas vezes comprar móveis novos não é uma opção. Por isso, neste artigo, nossa equipe separou 9 ideias para inspirar você que busca reformar os armários da cozinha. Vamos começar?

1 – Pinte os armários da cozinha

Em primeiro lugar, a maneira mais fácil de deixar sua cozinha com uma cara nova é, certamente, pintando os armários. Aqui no nosso blog, você já encontra um passo a passo para pintar os armários da cozinha de maneira correta. Sendo assim, confira abaixo alguns estilos de pintura diferentes para te inspirar:

 

Armário de cozinha craquelê craquelado
Aposto que você já conhecia esse tipo de pintura.

 

 

 

Craquelado

A pintura craquelada, ou pintura craquelê, é um estilo que apresenta certas “rachaduras” em seu resultado. É o modelo ideal para quem busca um ar mais rústico, provençal e aconchegante. Você pode encontrar vernizes craquelê e kits de craquelado nas lojas de pintura da sua cidade.

 

Armário de cozinha em pátina
Você já deve ter visto um móvel em pátina antes.

 

Pátina

A pátina é um estilo de pintura com aspecto de “gasto” ou “desbotado”. Existem diversos tipos de pátina, assim como diversos modos de fazê-la. O mais comum é utilizar tintas de tom turquesa e laranja.

 

 

 

 

Armário de cozinha decapê
O decapê é realizado em áreas específicas do móvel.

 

 

Decapê

O decapê possui um resultado semelhante à pátina, porém exige uma técnica diferente. Após a secagem da tinta, use uma lixa para remover a tinta em áreas estratégicas. O resultado é um móvel charmoso, rústico e com aparência vintage.

 

 

Armário de cozinha laqueado
Na foto, podemos encontrar tanto o laqueado fosco quanto o brilhante.

 

 

Laqueado

A pintura laqueada é feita utilizando uma fina camada de laca. Essa laca pode ter tanto um acabamento fosco quanto um acabamento brilhante, semelhante ao verniz. Fica lindo em móveis de cores mais vibrantes.

 

 

 

Armário de cozinha com porta de madeira decorada com uvas
Essa porta com uvas é perfeita para seu armário de vinhos.

2 – Troque as portas dos armários

Não tem milhares de reais para investir em armários novos? Tudo bem, então invista algumas centenas e troque a porta dos seus armários antigos. Desse modo, você consegue um visual diferente na cozinha e ainda a impressão de móveis novos. Se os seus móveis são de madeira, você pode contratar um marceneiro. Eles são capazes de criar obras de arte com poucas tábuas de madeira.

É a melhor opção para móveis sofisticados, com estilo vintage e completamente originais. Caso os armários sejam de aço ou metal, pode ser um pouco mais difícil. Diferentemente da marcenaria, a serralheria não exige tantos designs artísticos e inovadores. Todavia, com um pouco de pesquisa, é possível encontrar serralheiros para criar portas de armário diferentes e requintadas.

3 – Crie uma prateleira retrátil

Em seguida, otimize o armazenamento da cozinha ao instalar uma prateleira retrátil nos armários. Essa prateleira é similar a uma bandeja, mas funciona com uma gaveta. Você pode puxá-la para fora do armário quando as portas estão abertas. Essa ideia não diz respeito à aparência do armário, mas sim à sua funcionalidade. É uma ótima ideia para armários antigos, ou que parecem ser pequenos demais para todos os seus objetos.

A prateleira retrátil permite armazenar os itens de uma nova forma. Este é outro projeto que pode ser facilmente realizado em uma marcenaria ou serralheria. Ele vai transformar seu armário em um móvel completamente diferente, com um investimento bem acessível.

 

 

Armário de cozinha com iluminação luz de led
Estes armários pretos ficaram perfeitos com uma iluminação amarelada.

4 – Instale lâmpadas nos armários

Em quarto lugar, as lâmpadas nos armários são uma tendência na decoração de interiores que chegou para ficar. Você pode instalar as lâmpadas em diversos posicionamentos, cada um com sua particularidade. Instale luzes na parte de baixo dos armários, e tenha a bancada sempre iluminada quando precisar cortar alimentos ou ler receitas.

Você ainda pode optar por lâmpadas de cores diferentes, como de tons amarelados ou coloridos. Outra opção são as luzes de LED com sensor de movimento. Instale-as na parte de dentro dos armários, e tenha um interior iluminado toda vez que abrir a porta. É sem dúvidas uma opção chique e sofisticada.

 

 

Aparador bar para cozinha
Escolha um aparador bar para guardar todas as suas garrafas e taças.

5 – Monte uma ilha

As ilhas no centro da cozinha são, normalmente, feitas com balcões de cozinha – mas isso não é regra. Você pode construir uma ilha de madeira com aspecto de mesa, e deixar alguns banquinhos ao redor. Ademais de um espaço para sentar e papear na cozinha, você ganha muito espaço de armazenamento extra. Uma ilha de madeira é a construção perfeita para trazer mais vida e aconchego à uma cozinha sem-graça.

6 – Invista em um aparador

Quem disse que lugar de aparador é na sala? Os aparadores funcionam perfeitamente na cozinha, e, na verdade, são móveis extremamente úteis neste cômodo. Ademais de serem lindos e terem um alto potencial decorativo, você ganha muito armazenamento. É possível guardar talheres, pratos e utensílios de cozinha nas portas e gavetas dos aparadores. Além disso, a superfície deles é sempre o lugar perfeito para dispor um belo vaso de flores, ou então esculturas e porta-retratos.

 

 

Porta-pratos para cozinha
Deixe à vista os pratos que são bonitos demais para usar.

7 – Construa uma janela com assento

Em seguida, as janelas com assento são construções super charmosas e intimistas. É possível trazer um aspecto totalmente diferente à cozinha com uma dessas instalada. Um bom carpinteiro pode dar conta do recado para você. Essa janela fica perfeita nas paredes da cozinha, longe de utensílios como fogão. Melhor ainda se tiver uma vista para o jardim da casa, ou para o horizonte. Invista em cortinas e almofadas combinando para deixar o clima ainda mais aconchegante.

8 – Instale um porta-pratos

Essa é uma opção perfeita para quem gosta de pratos coloridos e decorados. Por que deixá-los escondidos dentro do armário, se podemos torná-los parte da decoração? Com um porta-pratos, você pode dispor todos os seus melhores pratos enfileirados. A maioria dos porta-pratos ainda vêm com espaços para dispor xícaras e outros utensílios. É o móvel ideal para dispor aquele conjunto de louças que você ganhou como presente de noivado.

 

 

9 – Construa uma sanca de gesso

Enfim, as sancas de gesso são construções no teto da casa feitas com gesso. Elas são normalmente feitas com um aspecto rebaixado, vazado ou flutuante. É possível encontrar sancas em diferentes modelos e com diferentes propósitos. O mais comum, ainda mais na cozinha, são as sancas com iluminação embutida. Isso traz um efeito refinado, chique e elegante ao cômodo. O melhor é que ele parece mais caro do que realmente é.

Deixe um comentário