Guarda-Roupa Embolorado: Como Prevenir e Eliminar Mofo em Casa

Como limpar roupas emboloradas
O bolor se espalha rapidamente nos tecidos em lugares úmidos e escuros.

Você já abriu o guarda-roupa e sentiu aquele cheiro de mofo? Ou então, na hora de vestir sua roupa favorita, notou que ela estava embolorada? Ninguém merece! Mofo no guarda-roupa é algo que nem passa pela cabeça da maioria das pessoas. Normalmente, o mais comum é encontrar bolor em partes da cozinha ou no banheiro. Dessa forma, o guarda-roupa embolorado acaba sendo uma surpresa desagradável. É importante tratar do mofo rapidamente, antes que a situação escale.

Quando há uma grande quantidade de mofo, a saúde dos moradores fica comprometida. Em casos graves, o mais aconselhável é adquirir um guarda-roupa novo e se desfazer do antigo embolorado. Mas por que o guarda-roupa embolora? A resposta é bem simples: umidade. Guardar roupas úmidas no armário é o primeiro passo para criar bolor. Ademais, você também pode sofrer com alguma infiltração na parede.

 

 

 

Umidade nos móveis: grande inimiga da saúde

Mofo causa problemas na saúde
Tem sintomas de alergia e não consegue encontrar a causa? Pode ser mofo no guarda-roupa!

Em primeiro lugar, antes de aprendermos a tirar mofo do guarda-roupa, devemos saber como preveni-lo. Para isso, você deve ficar atento a qualquer sinal de umidade que apareça na sua casa ou móveis. Eventualmente, a umidade acaba gerando os fungos do mofo. Estes fungos podem piorar e até mesmo causar certos problemas de saúde. Em sua maioria, podem ser causadas asma e as famosas “-ites”: rinite, sinusite, bronquite e por aí vai; os sintomas da alergia a mofo são vários.

Crianças e idosos são mais vulneráveis à alergias e problemas de saúde causados pelo mofo. Sendo assim, é imprescindível manter as roupas e guarda-roupas infantis devidamente limpos. Se atente a goteiras e infiltrações próximas ao guarda-roupa. Além disso, nunca guarde roupas que ainda estejam úmidas. Para aprender como reduzir o risco de emboloramento nos móveis, leia a nossa postagem sobre como evitar mofo no guarda-roupa.

 

 

Posso usar água sanitária para tirar mofo do guarda-roupa?

Mancha de água sanitária na madeira
O cloro ou água sanitária pode descolorir ou manchar a madeira.

O melhor método para acabar com o mofo na cozinha e no banheiro é, sem dúvidas, a água sanitária. No entanto, essa pode não ser uma boa escolha para o guarda-roupa. Mesmo diluída, a água sanitária é um produto químico extremamente forte. Ela pode danificar o guarda-roupa de madeira.

O cloro pode remover o verniz, manchando ou até mesmo corroendo a madeira e danificando-a permanentemente. Para superfícies de madeira e outros materiais delicados, o indicado é usar produtos de limpeza mais brandos. Ou seja: evite produtos agressivos de limpeza instantânea. Por isso, limpar mofo do guarda-roupa é um pouco mais complicado que o normal.

 

 

Produtos para tirar mofo

Antes de tudo, leia atentamente as instruções de uso e avisos no rótulo dos produtos de limpeza. Além disso, é importante testar antes; aplique o produto em uma área pequena e observe como a madeira reage. Para limpar bolor do guarda-roupa, você vai precisar de apenas três ingredientes: vinagre, água e dois panos limpos.

 

 

Como limpar mofo do guarda roupa com vinagre
O vinagre é um ótimo produto de limpeza para remover manchas e bolor.

Como limpar mofo do guarda-roupa?

Tirar mofo do guarda-roupa é mais simples do que você pensa. Primeiramente, misture partes iguais de água e vinagre em um borrifador. Aplique essa mistura na área embolorada, para remover o bolor superficial. Em seguida, limpe com um pano seco. Se necessário, aplique a mistura diretamente no pano e esfregue sobre a mancha de bolor. No caso de um guarda-roupa branco, pode ser necessário o auxílio de uma esponja ou escova de dentes para remover a mancha por completo.

A mancha pode ter saído, mas o trabalho não para por aí. Ainda existem esporos infiltrados na madeira, que cedo ou tarde vão embolorar novamente. Agora, aplique vinagre puro diretamente sobre a área embolorada; deixe evaporar. Depois da evaporação, vamos para a parte final. Limpe a área com água gelada e seque com um pano seco. Assim, você terá limpado a mancha e removido os esporos causadores de bolor. Desse modo, dificilmente esta mesma área ficará embolorada de novo.

 

 

Mofo atrás do guarda roupa
Se o seu guarda-roupa fica encostado na parede, você pode ter uma surpresa desagradável quando movê-lo.

Prevenindo o mofo no guarda-roupa

Agora que seu guarda-roupa já está limpo, chegamos à parte final. Trouxemos algumas dicas bem simples para evitar que o bolor apareça novamente:

  1. Mova o seu armário alguns centímetros para a frente. Assim, ele não ficará encostado na parede. Logo, você evita que qualquer infiltração atinja a madeira.
  2. Não deixe o armário lotado. Uma pilha de roupas favorece a umidade, e faz com que o mofo se espalhe pelo tecido. Dessa maneira, acaba afetando não somente uma, mas todas as roupas que estão ali. Se tiver um guarda-roupa pequeno demais para todas as suas roupas, talvez seja hora de investir em um guarda-roupa de casal com 3 portas.
  3. Nunca guarde uma roupa que ainda esteja úmida. Nem mesmo para pendurá-la no cabide. Sempre espere que estejam completamente secas.

 

Deixe um comentário