Como Pintar Armário de Cozinha em 6 Passos Simples

Se você gosta de procurar inspirações de decoração em revistas ou na internet, também deve ser fã de um bom DIY. Além disso, quando o assunto é cozinha, você também já deve ter percebido que os armários são o ponto principal do cenário. Pintar os armários é uma ideia ótima para deixar a cozinha com uma cara nova, sem precisar investir em móveis novos. O melhor de tudo é que não há limites: você pode optar por cores saturadas e divertidas, ou tons mais neutros e terrosos.

Todavia, se você está precisando dar uma repaginada na mobília atual, não deixe de conferir a incrível seleção em nosso site! Agora, pintar os armários é um processo lento, mas que vale a pena toda a paciência. Afinal, nós usamos a cozinha praticamente todos os dias da nossa vida, e você não quer se deparar com uma pintura falhada toda vez que precisar pegar um prato no armário, certo? Por isso, se você quer saber tudo sobre como pintar armário de cozinha, continue lendo! Nossa equipe separou um passo a passo com 6 etapas super simples. Desse modo, você pode renovar a sua cozinha de maneira fácil e rápida.

 

Como pintar os armários da cozinha

Armário de cozinha pintado antes e depois
Que tal dar uma repaginada na sua cozinha?

1. Preparando

Antes de mais nada, é preciso uma boa faxina na cozinha para que nenhuma partícula de poeira atrapalhe a tintura. Se você quer descobrir a melhor forma de limpar os armários da cozinha, leia este artigo. Em seguida, precisamos remover as portas, gavetas e puxadores. Não tente pintar os armários montados de forma alguma: a pintura pode acabar craquelando nas quinas e dobradiças. Sendo assim, poupe todo o stress que isso pode te causar no futuro, e desmonte os armários antes de pintá-los. Você não quer ter que pintar tudo várias vezes.

2. Lixando

Em segundo lugar, antes de aplicar a tinta, é importante lixar os armários. Essa etapa é importante pois deixa a superfície mais nivelada, além de remover boa parte da tinta ou do verniz atual. Assim, a nova tintura terá uma aplicação mais fácil e mais duradoura. Para isso, não use uma lixa tão grossa: opte pelas lixas nº 100 ou 120. Tenha paciência e persistência, e não tente usar a força bruta para acabar mais rápido. Lembre-se também de que não é necessário lixar até expor totalmente a madeira – precisamos apenas polir a parte superficial do armário. Certifique-se de limpar completamente o armário antes de prosseguir. Qualquer poeirinha, por menor que seja, vai acabar com o resultado final. Então, depois de lixar, remova bem toda a poeira.

 

 

Pintando armário de cozinha
Você pode improvisar uma estação de trabalho com uma escada de madeira deitada, e usar os degraus para apoiar as peças dos armários.

3. Aplicando um primer

Antes de pintar, é importante aplicar um primer de boa qualidade. O primer garante uma melhor aplicação e fixação da tinta, além de um acabamento mais uniforme. Deixe-o secar por algumas horas antes de continuar o processo. Tome um café, leia um livro e descanse nesse meio tempo.

4. Pintando

Finalmente, chegou o tão esperado momento: hora de botar a mão na massa. Com auxílio de um pincel, comece pintando as molduras dos armários com traços retos. Para as portas de armários e gavetas, pinte a parte de trás primeiro. Lembre-se também de sempre pintar de dentro para fora, para facilitar caso você não tenha uma superfície adequada para pintar os armários. Deixe que tudo seque completamente antes de pintar as partes frontais. Então, aguarde cerca de 6 horas até que tudo esteja seco, e aplique uma segunda mão – se necessário.

 

 

 

Madeira envernizada antes e depois
O verniz dá uma camada de brilho muito atraente à madeira.

5. Deixe secar

Agora sim vem a parte mais demorada do projeto. Antes de montar os armários novamente, é preciso deixá-los secar mesmo. Afinal, na hora da montagem, você estará segurando o corpo dos armários em várias direções, pressionando contra outras partes e fazendo força no geral – você não quer que a tinta manche ou saia depois de todo esse trabalho. Sendo assim, deixe que os armários sequem por alguns dias antes de montá-los de volta na cozinha. Se for possível, deixe-os descansar por uma semana.

6. Envernizando – opcional

O verniz não é completamente essencial para os armários da cozinha. Todavia, se você prefere um acabamento mais brilhoso ao invés de opaco, aplique uma camada de verniz após a secagem da tinta. Lembre-se de que, caso o verniz seja aplicado, os armários vão demorar mais ainda para secar, e você vai precisar aguardar mais tempo.

 

Como pintar armários de cozinha de madeira ou MDF cru?

A madeira ou o MDF cru – isto é, sem nenhuma tintura ou tratamento – podem ser levemente porosos ou absorventes demais. Por isso, se este for o seu caso, é importante adicionar uma tintura base antes. Para a tintura base, faça uma mistura de 70% tinta branca com 30% de água. A tinta branca vai formar uma base clara na madeira, fazendo com que a tintura de fato fique bem visível e bonita. Aplique a base antes de passar o primer na madeira, e, como de costume, deixe secar completamente antes de continuar o processo. Quando for a hora de pintar definitivamente, apenas duas ou três camadas de tinta vão bastar.

Erros comuns ao pintar armários de cozinha

Pintando madeira de MDF de preto
A base de tinta branca proporciona um resultado muito mais uniforme.

Antes de começar o processo de tintura, confira alguns erros super comuns para ter certeza de um resultado profissional:

  • Usar desengordurantes e outros produtos de limpeza na hora de limpar: para fazer a limpeza dos armários antes de pintar, apenas um pano úmido com água já é suficiente. Os produtos de limpeza podem conter substâncias que irão reagir com a tinta, e tornar o resultado nada atraente.
  • Não lixar: não subestime a importância desta etapa. Pintar sobre uma superfície que não foi polida antes vai resultar numa pintura craquelada e nada uniforme.
  • Não deixar secar: lembre-se, paciência é a chave! A madeira precisa de tempo para absorver a tinta completamente, por isso, recomendamos que você aguarde pelo menos 7 dias antes de montar os armários novamente.

1 comentário em “Como Pintar Armário de Cozinha em 6 Passos Simples”

Deixe um comentário