Como Pintar Armário de Aço: 4 Etapas Simples

Os armários de cozinha feitos de aço são uma alternativa bonita, simples e acessível. Como eles estão disponíveis em diversas cores e modelos, você pode definir qualquer tipo de decoração para a sua cozinha. No entanto, com o tempo, é natural querer dar uma repaginada e mudar o visual do ambiente. Se os seus armários ainda estão em perfeitas condições, uma boa solução para redecorá-los é pintando. Caso seus armários já estejam muito gastos ou danificados, não deixe de conferir alguns modelos na ampla seleção de nosso site.

Planejar a pintura dos armários é um trabalho intenso e minucioso, mas o resultado é muito satisfatório. Afinal, não existem limites para a sua criatividade! Você pode pintar todos os armários de uma cor só, pintar um armário de cada cor ou até mesmo usar cores diferentes em diferentes partes dos armários. Antes de começar com esse projeto de repaginação, é importante conhecer bem como funciona esse processo de pintura. Afinal, você não quer descobrir que aplicou a tinta de maneira errada apenas depois de ter pintado todos os armários, certo? Pensando nisso, nós separamos 4 etapas cruciais na hora de pintar os armários da cozinha. Dessa forma, para descobrir como pintar armário de aço, continue lendo!

 

Como pintar armário de aço enferrujado
A ferrugem pode atrapalhar muito o processo de pintura.

1. Inspecionando

Antes de mais nada, é preciso inspecionar os armários para verificar se eles estão em excelentes condições. Estão corroídos ou enferrujados? Se a resposta for positiva, saiba que a pintura será muito mais complicada, e o resultado não será tão satisfatório. É importante considerar todos esses fatores antes de começar a pintar. Analise atentamente os armários e tenha em mente todas as hipóteses de resultado. Você não quer investir tempo e dinheiro para que o resultado seja pior do que o armário original.

 

 

 

2. Preparando os armários

Como lixar armário de aço para pintar
É possível encontrar lixas específicas para aço nas lojas de materiais de construção.

Agora que você já verificou que os armários estão numa boa condição para serem pintados, é hora de prepará-los para a tintura. Para isso, você precisa remover todas as portas dos armários, assim como os puxadores. Pintar os armários com as portas ainda montadas muito provavelmente fará com que a tinta craquele, além de dificultar todo o processo. Deixe todas as peças e parafusos separados em um lugar seguro, para que você possa montar o armário sem problemas quando terminar de pintar. Alguns modelos antigos possuem puxadores embutidos na porta do armário. Neste caso, o indicado é usar a mesma cor de tinta tanto para o puxador quanto para a porta. Caso seus armários já tenham mais de 30 anos de uso, certifique-se de usar luvas, óculos e máscaras para proteção. Nestes armários, é provável que a tinta original seja feita à base de chumbo, o que é incrivelmente tóxico para os seres humanos. Desse modo, sempre esteja com os equipamentos de segurança adequados para pintar um armário de aço antigo.

3. Deixando a superfície uniforme

Ter uma superfície uniforme na hora de pintar o armário é extremamente importante. Antes de mais nada, esfregue os armários com uma mistura de água e sabão para remover toda a poeira e sujeira incrustada. Então, certifique-se de remover completamente essa mistura e deixá-lo secar por completo antes de prosseguir. Depois de seco, caso haja algum resquício de tinta, remova-a com uma escova macia ou com uma lixa de grão fino. Se você não sabe dizer com certeza se a tinta possui ou não chumbo em sua composição, não lixe o armário. Ao invés disso, use uma espátula para remover a tinta sem deixar partículas residuais no ar.

 

 

Pintar armário de ferro antes e depois
Veja só a transformação desse armário com uma simples pintura!

4. Aplicando primer e pintando

Antes de começar a pintar, é crucial aplicar primer em todo o armário. O primer torna a superfície ainda mais uniforme, e facilita a fixação da tinta. Dê preferência aos primers em spray, já que com eles é possível alcançar todos os cantinhos do armário. Você pode encontrar um primer em qualquer loja de tintas ou materiais para construção. Agora, quando falamos sobre tintas, escolha as tintas a óleo. Tintas à base de látex ou vinil vão simplesmente descascar depois de algum tempo. No entanto, se você estiver com dúvidas referentes à tinta, não deixe de perguntar ao atendente da loja. Ele saberá te conduzir ao material ideal para pintar seus armários.

Seja paciente nestes processos. Aplique o primer com cuidado e atenção, para que todo o armário seja coberto pelo produto. Na hora de pintar, use um rolo de tinta ou um pincel largo para ter um bom resultado. Sempre pinte em movimentos verticais para manter a tintura uniforme. Você provavelmente vai precisar aplicar duas camadas de tinta para ter um resultado bonito e profissional. Pintar os armários de aço não é um processo rápido, mas te garanto que o resultado é super satisfatório.

Deixe um comentário