Como Organizar Um Guarda-Roupa Pequeno: Os 6 Erros Mais Comuns

Quem nunca teve mais roupas do que cabiam no guarda-roupa, que atire a primeira pedra. Muitas vezes, um guarda-roupa pequeno acaba sendo a solução mais acessível para guardar suas roupas no momento. Ou então, pode ser que você esteja preso com um guarda-roupas embutido pequeno demais para você. Mas não é porque seu armário é pequeno que ele deve ficar desorganizado! Afinal, existem muitos  modelos lindos de guarda-roupas pequenos.

No artigo de hoje, vamos mostrar os seis erros mais comuns na hora de organizar um guarda-roupas pequeno. Continue lendo para descobrir a melhor maneira de organizar um armário com pouco espaço!

 

 

Tipo de cabide ideal para guarda-roupas pequenos
Note quantas roupas cabem neste guarda-roupa com cabides finos.

1. Não ter um planejamento

Vamos ser sinceros: tenho certeza que você já “perdeu” alguma peça de roupa dentro do guarda-roupa – ainda que seja um guarda-roupa de solteiro. Quando temos pouco espaço disponível, a primeira coisa que devemos fazer é pensar em um método organizacional. Este sistema deve ser adequado para as suas necessidades do dia a dia. Aqui, é mais questão de preferência: você pode organizar as roupas por categoria, cor, finalidade ou qualquer outro modo. O importante aqui é parar por 5 minutos e pensar em como tudo deve ficar. Em seguida, podemos partir para a parte prática do processo.

2. Usar cabides errados

Com tantas variedades em modelos de cabide, nós sabemos que pode ser difícil decidir qual é o melhor para seu guarda-roupa. Afinal, pode não parecer, mas o modelo do cabide importa muito. Quando mudamos para uma casa nova, pode ser difícil lembrar de comprar cabides novos. Nós apenas seguimos usando os que já temos – normalmente, cabides completamente desiguais. Eventualmente será necessário comprar um conjunto novo. A dica aqui é manter um padrão no tamanho dos cabides usados. A melhor opção para um guarda-roupa pequeno são os cabides finos. Desse modo, você consegue pendurar a maior parte das roupas e ainda deixá-las visíveis.

 

 

 

Como organizar muitas roupas em um guarda roupa pequeno
Querendo ou não, roupas de frio são as que mais ocupam espaço na hora de organizar.

3. Guardar roupas de frio no guarda-roupa pequeno

Se estamos no auge do verão, não faz sentido deixar à mão um casaco pesado ou uma calça de moletom. Do mesmo modo, quando é inverno, as regatas e shorts podem ir para outro lugar. É uma prática que requer um pouco mais de esforço, mas é ideal para quem não tem muito espaço disponível. Deixe no guarda-roupa apenas as peças correspondentes à estação e ao clima atual.

Quanto às outras peças, vamos separá-las e dobrá-las. Então, guarde-as em uma caixa organizadora – se não houver, pode ser uma de papelão mesmo. Essa caixa pode ser posicionada em cima do guarda-roupa, ou em qualquer outro lugar. Quando o clima mudar, basta fazer a troca entre as roupas do armário e da caixa. Se tiver um guarda-roupa de casal dividido, pode deixar uma parte do armário para as roupas quentes e outro para as roupas de frio.

 

 

 

Como organizar um guarda roupa pequeno com caixas organizadoras
Note como as prateleiras de pendurar criam um ótimo espaço para organizar.

4. Ter muitas caixas organizadoras

Em um guarda-roupa pequeno, as caixas organizadoras podem mais atrapalhar do que ajudar. E não apenas as organizadoras, como também caixas de sapato, gaveteiros, potes e tudo o que você usa para (des)organizar o armário pode estar diminuindo o espaço útil disponível. Ao invés de usar caixas e outros objetos que irão ocupar um grande espaço, opte por acessórios simplificados. Uma bela opção são as divisórias de prateleira, assim como as de gaveta. Outra alternativa seriam as prateleiras organizadoras para guarda-roupa. Normalmente, elas são feitas de tecido, e alguns modelos podem até ser pendurados no cabideiro.

5. Não usar o chão do guarda-roupa pequeno

Sabe aquelas caixas organizadoras que estavam ocupando espaço na prateleira? Você pode colocá-las no chão do guarda-roupa – abaixo de onde ficam os cabides. Aquela área é perfeita para posicoinar caixas ou então um gaveteiro portátil.Eles são ótimos para organizar roupas e criar mais espaço disponível. Além disso, estão disponíveis em diversos modelos, um mais lindo que o outro. Dessa forma, você tem um guarda-roupa organizado e sofisticado. Se preferir, você também pode optar por guardar as caixas de sapato no chão do armário. Assim, você pode guardar os sapatos em suas respectivas caixas.

 

 

6. Não desapegar

Eu sei que esta era sua blusa favorita no primeiro ano de colegial. Também sei que você ganhou esse bolerinho da sua querida bisavó, e que você tem muito carinho por ele – mesmo que nunca tenha usado. Mas como tudo na vida, é preciso desapegar para que coisas novas apareçam. Isso significa que, sim, você vai precisar se desfazer das roupas lindas que você não usa. Este processo deve ser feito antes de começarmos a organizar o armário. Coloque todas as roupas no chão e separe-as em duas pilhas: as roupas que você usa, e as que você não usou nos últimos cinco meses.

Depois de separar, o próximo passo e se desfazer das roupas. Você pode buscar por brechós que aceitem permuta – assim, você consegue trocar suas roupas antigas por peças novas. Uma ideia ainda mais interessante é doá-las para uma instituição de caridade, abrigo ou família necessitada. Você pode usar as redes sociais para encontrar alguém que esteja precisando mais das suas roupas do que você mesmo.

Campanha do agasalho 2022
Essa é a hora perfeita para separar algumas roupas e contribuir com a Campanha do Agasalho da sua cidade!

 

 

Estes são os principais erros que as pessoas cometem ao organizar um guarda-roupa pequeno. Seguindo nossas dicas, você vai conseguir arrumar seu guarda-roupa com maestria. Você vai ver que gastar 5 minutinhos do seu tempo planejando o armário farão toda a diferença. Grande ou pequeno, é tudo questão de organização. Quando nos programamos, fica muito mais fácil realizar tarefas de limpeza e organização. Na próxima vez que for organizar seu guarda-roupa, lembre-se destas dicas e garanta um resultado fenomenal!

 

Deixe um comentário