Como Organizar o Guarda-Roupa de Maneira Fácil e Rápida

Seja para mudar de casa ou simplesmente faxinar todo o quarto, organizar o guarda-roupa é uma tarefa difícil, mas necessária. Além disso, é importantíssima: um armário organizado contribui muito para a nossa saúde mental. O guarda-roupa é um móvel que sempre vai acabar bagunçado. Isso acontece porque é um móvel que está sendo usado sempre, várias vezes ao dia. É por esse motivo que montamos um guia definitivo de organização. Agora, você vai aprender como arrumar seu guarda-roupa de maneira fácil e rápida. Afinal, é fato que você vai precisar arrumá-lo de novo, dentro de um algum tempo. Seguindo nossas dicas, você garante que não vai demorar mais de 30 minutos para organizá-lo novamente, quando a hora chegar. Está pronto(a) para a organização definitiva do seu guarda-roupa? Continue lendo para começar!

 

1. Se livre das roupas que não usa mais

Você deve estar cansado de ouvir que deve se desfazer das roupas que não usa. Todavia, este é um fato que não podemos ignorar, já que você não está ganhando nada com toda estas roupas antigas no fundo do armário. Pelo contrário: você está é dificultando mais ainda o processo. Além de ocupar um espaço precioso, as roupas paradas favorecem o acúmulo de poeira e até de umidade. Isso pode causar alergias, e até mesmo o aparecimento de mofo. Para facilitar, separe as roupas em categorias: uma pilha de camisetas, outra de calças, outra de vestidos e por aí vai. Dessa maneira, fica mais fácil identificar quais peças você não usa. Mantenha apenas as roupas que você usa frequentemente.

Campanha do agasalho 2022
A Campanha do Agasalho tende a acontecer no Outono, para que todas as roupas sejam devidamente limpas e doadas até o inverno.

“Ah, mas e as roupas que só uso em ocasiões especiais? Jogo tudo fora?”

Calma, não precisa se desesperar! Para as roupas formais, mantenha apenas os modelos que você vai usar mais que duas vezes ao ano, no mínimo. Outro método é manter as roupas que você usou nos últimos anos, em ocasiões parecidas. No entanto, não faz sentido manter aquele vestido sofisticado que você só usou num casamento em 2015, certo? Para se desfazer das roupas, você pode vender as peças seminovas ou que nunca chegou a usar. Além disso, sempre é uma boa ideia doar roupas usadas para instituições de caridade e famílias necessitadas. Durante o tempo frio, separe as calças e roupas quentes para contribuir na Campanha do Agasalho de sua cidade.

 

 

 

 

Guarda roupa embolorado
Tirou todas as roupas e foi isso que você encontrou? Não se preocupe! Temos dicas infalíveis para eliminar e evitar completamente o mofo nos armários.

2. Esvazie e faxine todo o guarda-roupa

Depois de separar quais roupas vão continuar e quais irão embora, é hora de uma limpeza pesada no guarda-roupa. Tire toda a poeira e limpe todas as manchas que possam ter aparecido nas prateleiras; você também pode usar um aspirador de pó para limpar o chão e as quinas. No meio deste processo, é possível que você tenha encontrado bolor em alguma roupa ou até mesmo no guarda-roupa. Para removê-lo com segurança, borrife um pouco de vinagre sobre a mancha e deixe evaporar. Na hora de reorganizar o armário, confira estas dicas para evitar mofo no guarda-roupa.

3. Separe as roupas por categoria

Essa dica pode parecer óbvia, mas faz toda a diferença na prática. Por exemplo, pense nos momentos que você está com pressa e procurando por uma roupa específica. Antes de mais nada, pare em frente ao seu guarda-roupa e separe mentalmente os espaços para cada categoria. Separe os agasalhos, calças, vestidos, blusas casuais, formais e por aí em diante. Planeje tudo antes de começar a arrumação, para ter certeza de que tudo estará bem dividido e fácil de ser identificado.

 

 

4. Pendure roupas grossas, formais e delicadas

Ao invés de usar os cabides para pendurar todas as suas camisas, por exemplo, foque em pendurar apenas o essencial. Roupas grossas, como ternos e jaquetas, ocupam muito espaço nas prateleiras; além disso, também amassam com facilidade – por isso, vamos pendurar! Já as roupas delicadas, como peças rendadas ou de tule, são frágeis e podem rasgar muito facilmente quando estão dobradas em meio às outras roupas. Por isso, elas também vão para o cabide. As roupas formais, como não são usadas frequentemente, devem ser penduradas para que estejam perfeitas no momento de vestir. Você não quer descobrir em cima da hora que aquele vestido lindo de cetim está todo amarrotado, né?

 

Como escolher os cabides para meu guarda roupa
Repare como uma simples mudança no modelo dos cabides já foi capaz de liberar um belo espaço no guarda-roupa.

5. Use cabides iguais

Um detalhe que passa despercebido pela maioria das pessoas são os cabides. Ok, nós sabemos que uma coleção de cabides novos não está no topo da lista de compras de ninguém. No entanto, não dá pra passar o resto da sua vida usando três tipos de cabides diferentes no guarda-roupa! Pode não parecer, mas usar cabides iguais faz toda a diferença na organização. Um conjunto de cabides vai proporcionar um visual mais harmonioso par ao armário. Além disso, os cabides dificilmente ficarão presos uns nos outros, e se encaixarão perfeitamente sem disputar espaço. Caso você tenha um guarda-roupa de solteiro, dê preferência aos cabides de arame e outros modelos mais finos – você vai se surpreender quando ver quantas roupas penduradas cabem no seu armário.

6. Separe agasalhos e roupas fora de estação

Uma dica preciosa na organização de guarda-roupas é separar roupas fora de estação. No Brasil, temos calor em qualquer época do ano, então vamos imaginar o seguinte: se estamos no auge do verão, não faz sentido manter por perto casacos e calças de moletom. O mesmo pensamento vale para os meses mais frios: no ápice do inverno, dificilmente você usará regatas e shorts curtos para sair. Desse modo, separe todas as roupas que estão fora de estação e guarde-as fora do armário. Pode ser em caixas organizadoras, sacolas à vácuo ou qualquer outra embalagem de sua escolha. Então, basta colocar estas caixas em outro lugar – pode até ser na parte de cima do guarda-roupa. Quando a estação mudar, basta substituir as roupas do armário.

 

 

 

 

Como organizar gaveta de guarda roupa
Quando o assunto é beleza e organização, as divisórias de gaveta complementam perfeitamente as roupas enroladas.

7. Ao invés de dobrar, enrole

Roupas mais leves, como pijamas e roupas de ginástica, podem ser enroladas ao invés de dobradas. O tecido não ficará amassado, e um belo espaço será liberado nas gavetas. Para isso, apenas dobre as roupas no meio e enrole-as em tubinhos. Você pode guardá-las deitadas ou em pé dentro das gavetas. De qualquer modo, as peças estarão visíveis e fáceis de serem identificadas. Além disso, as gavetas ficam com outra cara, muito mais sofisticadas.

8. Use divisórias de gaveta

Uma grande aliada da organização de guarda-roupas são as divisórias de gaveta. Elas estão disponíveis em diversas formas e modelos, e complementam perfeitamente a dica anterior. Você pode aproveitar e enrolar também as meias e roupas íntimas. Então, posicione as divisórias e otimize ainda mais o espaço das gavetas.

 

 

 

 

Qual o melhor jeito de organizar o guarda roupa
Chega de passar sufoco na hora de se vestir! Com essas dicas, você nunca mais vai passar pela experiência de jogar todas as roupas no chão apenas pra encontrar uma peça.

9. Organize as roupas na ordem em que você se veste

Já que o assunto é a organização das gavetas, precisamos de toda e qualquer dica para aproveitar o espaço e facilitar a visualização das peças. Afinal, ninguém gosta de ter que esvaziar a gaveta toda pra encontrar uma roupa específica. Sendo assim, uma boca opção é distribuir as roupas na ordem em que você se veste. Por exemplo: na gaveta de cima, coloque as roupas íntimas; na segunda gaveta, calças e outras partes de baixo; na terceira, camisetas de uniforme; e por aí vai.

10. Deixe as peças que você usa todo dia bem visíveis

Além das gavetas, esta regra de organizar as peças na ordem que você se veste é válida para todo o armário. Afinal, não adianta nada um guarda-roupa lindo com belos vestidos e sapatos de salto à mostra, se o que você usa todo dia são calças jeans e tênis. Desse modo, deixe as partes mais visíveis do armário para os itens que você usa todo dia, como uniformes. Nas prateleiras mais altas e mais baixas, coloque as peças que você só usa em ocasiões especiais. Ou então, as roupas que você usa em dias muito frios ou chuvosos.

 

 

 

 

Como organizar o guarda roupa com prateleiras verticais
Estas prateleiras organizadoras são perfeitas para criar espaço sem deixar todas as roupas à mostra.

11. Otimize o espaço vertical

Uma alternativa pouco usada e que libera muito espaço é o armazenamento vertical. Existem diversos apetrechos para criar mais espaço dentro do guarda-roupa, seja para guardar roupas, sapatos ou o que for. Na internet você pode encontrar vários modelos de prateleiras verticais. Você pode pendurá-las na porta ou até mesmo no cabideiro. As opções são inúmeras, e todas elas criam muito espaço novo. Além disso, as prateleiras agregam muito na estética do guarda-roupa.

12. Pendure os acessórios em cabides

Cachecóis, colares, cintos e outros acessórios podem ser facilmente organizados em apenas um ou dois cabides. Você pode guardá-los em gavetas ou prateleiras, é claro. No entanto, usar um cabide é muito mais eficaz por dois motivos. Primeiramente, ele mantém os acessórios visíveis e fáceis de achar. Em segundo lugar, assim você evita que os cachecóis amassem, e que os colares embolem entre si.

 

 

 

Como organizar guarda roupa por ordem de cor
Você pode criar um belo degradê com suas roupas ao organizá-las de acordo com a cor.

13. Organize suas roupas por cor

Se você quer dar um toque a mais no visual do guarda-roupa, essa dica é para você. Você pode optar por organizar as roupas por ordem de cor. Aqui, não há regra e você pode seguir o método que preferir. Organizando pelas cores de uma matiz tradiciona, ou então separe os tons quentes de um lado e frios do outro. Não importa qual o método, o resultado é sempre maravilhoso.

14. Uma roupa nova = uma roupa fora

Depois de nos desfazermos de todas aquelas roupas antigas, não queremos voltar a ocupar espaço com peças que não vamos usar, certo? Para isso, há uma regra simples: pra cada peça de roupa comprada, se desfaça de uma roupa antiga em seu armário. Desse modo, você consegue aproveitar muito mais as roupas novas, e ainda mantém seu guarda-roupa em ordem.

Estas foram as nossas dicas para organizar um guarda-roupa de maneira fácil e rápida. Seguindo estes passos, você não só terá um guarda-roupa visualmente bonito, mas funcional e de fácil manutenção. Com este guia, você vai terá um guarda-roupa de revista. Acima de tudo, vai ser muito mais simples mantê-lo organizado ao longo do tempo.

Deixe um comentário