Como organizar estante com muitos livros

Quem aí não ama um bom livro? Sei que eu não deixo passar um bom romance ou mistério policial. E quando se ama livros, é natural acabar com uma coleção maior do que se pode ler. Algumas pessoas conseguem ler muitos livros ao mesmo tempo, o que é ótimo – algumas como eu, por outro lado, não dominam essa habilidade tão bem. E com tantos livros que não se consegue ler, é normal ter que lidar também com outro problema: a falta de espaço para guardá-los. Graças aos vários modelos de estante disponíveis em nosso site, você consegue encontrar estantes pequenas, médias e grandes que podem ser encaixadas em cômodos de qualquer tamanho.

E para otimizar ainda mais a capacidade das estantes, o artigo de hoje trata sobre a organização dos livros. Aqui, vamos falar sobre as melhores dicas para organizar muitos livros na estante, assim como os métodos mais utilizados de organização. Cada forma possui seus próprios prós e contras, que também serão explorados neste artigo. Vamos falar sobre organizar livros alfabeticamente, por gênero, organizar livros por cor, por data de publicação, de acordo com o nome do autor e muitas outras. Por isso, continue lendo para obter todas as informações sobre como organizar uma estante do jeito certo.

formas de organizar estante com muitos livros
Aprenda as melhores dicas de organização de livros e estante aqui na Hansen!

Formas de organizar estante com muitos livros

 

Organizar estante com muitos livros alfabeticamente

Como você já deve imaginar, o primeiro lugar da nossa lista fica com a organização por ordem alfabética. Essa é a maneira de organizar mais comum, e também a mais fácil e intuitiva para encontrar qualquer livro com rapidez e facilidade. Por isso, é muito prática e é simplesmente perfeita para uma estante para livros cheia. Neste método, temos dois caminhos diferentes.

livros organizados por ordem aflabetica
A amneira mais prática, e também a mais cômoda.

O primeiro, é a forma utilizada para organizar livros em bibliotecas e acervos por todo o mundo: de acordo com o nome (ou sobrenome) de cada autor; em segundo lugar, também muito utilizado, é organizar se baseando nos títulos dos livros. Fica mais lindo ainda em estantes brancas ou estantes pretas, onde o destaque fica todo para a cor das capas.

Prós:

  • Muito fácil e rápido para encontrar volumes;
  • Fica acessível também para amigos e família que não conhecem seus livros muito bem.

Contras:

  • Apesar de toda a facilidade, não é a maneira mais autêntica e divertida de organizar os livros.

 

Organizando estante com muitos livros por gênero

livros organizados por tema com caixa organizadora
Você pode usar caixas organizadoras para tornar esse método ainda mais fácil.

Se o seu estilo de leitura varia muito ou se você tem livros de vários gêneros depois de pescá-los em um sebo, pode ser interessante organizá-los por gênero em uma estante industrial. Claro, se você só lê livros de autoajuda, biografias ou ficção científica, não vamos ter tanta variedade na hora de organizar. Por outro lado, os fãs de romance e aventura podem dividir estas categorias em vários subgêneros, assim como os livros de mistério, drama e muitos outros gêneros.

Prós:

  • É fácil encontrar os livros se você está a fim de ler um gênero específico;
  • Para alguns, essa opção acaba sendo mais intuitiva que a anterior.

Contras:

  • Na hora de organizar muitos livros na estante, pode ser difícil saber ao certo em que gênero cada um se enquadra – especialmente se estamos falando de subcategorias;
  • É difícil para que outras pessoas entendam como funciona a sua organização.

 

Organizar estante com muitos livros por cor

Se você visitou a internet na última década, já deve ter visto alguma foto de estantes organizadas por cor, como um belo arco-íris. Quando falamos sobre organizar livros por cor, temos muitos caminhos para seguir: você pode escolher dentre inúmeras paletas de cores, e usar até mesmo geradores de paletas de cores aleatórias. É importante ressaltar que essa opção agrega muitos pontos à decoração ambiente. Por isso, é uma das opções perfeitas para estar em uma estante de sala. E você pode ir muito além, e encapar os seus livros para adequá-los em um código de cor. Algumas opções são:

organizar livros por cor na estante branca
Estes livros ainda contam com uma estátua de cada cor, para deixar tudo ainda mais bonito.
  1. Livros pequenos de uma cor, médios de outra e livros grandes e enciclopédias em outras cores.
  2. Cada gênero de livro corresponde a uma cor diferente.
  3. Criando um adesivo apenas para a lombar do livro, você pode até usar duas cores para identificar os livros que você já leu ou ainda não.

Prós:

  • É indiscutivelmente lindo;
  • Vai render boas fotos e assunto entre as visitas.

Contras:

  • Se não estiver encapando os livros e trabalhando com um código de cor, pode não ser tão intuitivo encontrar os volumes certos se você não decorou como é a capa de cada livro;
  • Assim como na organização por gênero, às vezes pode ser difícil decidir em qual cor e qual ordem posicionar determinados livros;
  • Algumas pessoas simplesmente detestam livros organizados por cor.

 

Organizar estante com muitos livros cronologicamente

livros organizados por data
Prepare-se para organizar a sua saga preferida na ordem de lançamento.

Para quem lê livros de romance, fantasia e ficção, essa forma pode não ser a mais prática. Contudo, para os acadêmicos e amantes da não-ficção, muitas vezes é uma maneira incrivelmente conveniente de organizá-los na estante de madeira. No caso de livros de pesquisa e estudo, você ainda pode organizá-los cronologicamente de acordo com o assunto discutido. Por exemplo, livros de história podem começar no descobrimento do Brasil, tratar dos períodos de colônias e Independência, depois a monarquia e a instauração da República, até os dias de hoje.

Prós:

  • Fica fácil encontrar livros de estudo;
  • É a organização predileta dos nerds de leitura, e eu me incluo nessa – é tão satisfatório!

Contras:

  • Leva tempo para organizar;
  • Muitas vezes não funciona.

Deixe um comentário