Como Organizar Armário de Cozinha: 10 Dicas Fáceis e Rápidas

Ter armários de cozinha organizados é o primeiro passo para um dia a dia mais leve. Com a organização em dia, os momentos na cozinha se tornam mais prazeroso. Além disso, cozinhar também fica muito mais fácil e rápido com os utensílios em seus devidos lugares. Com armários de cozinha organizados, ainda podemos preservar melhor os alimentos. Dessa forma, o prazo de validade pode se estender ainda mais. Ademais disso, também evitamos que as comidas estragem mais cedo do que deveriam. Se você está com dificuldades para encontrar uma organização funcional, relaxe! Nesse artigo, separamos 10 dicas infalíveis para uma cozinha perfeitamente organizada – continue lendo para saber tudo.

 

Estante para cozinha
Você ainda pode investir em uma estante própria para organizar as panelas e outros objetos pesados.

10 dicas para organizar armários de cozinha

Primeiramente, é importante remover todos os objetos dos armários. Em seguida, limpe profundamente as portas, gavetas e prateleiras. Agora sim, estamos prontos para começar. Antes de mais nada, se o seu armário já está nas últimas, não deixe de conferir as opções disponíveis em nosso site.

1 – Mantenha os objetos pesados nos armários inferiores

Antes de colocar os objetos em qualquer armário, precisamos de planejamento. Itens pesados, como panelas e batedeiras, devem ficar nos armários de baixo. Por outro lado, itens leves como tapaueres podem ser mantidos em segurança nos armários superiores.

2 – Mantenha as categorias organizadas

Manter a mesma categoria de itens guardados juntos poupa um bom tempo na correria do dia a dia. Além disso, dificilmente os armários ficarão bagunçados de novo – é mais fácil manter a organização. Dessa forma, todos os alimentos serão guardados no mesmo armário; por outro lado, as louças ficarão todas juntas; já as panelas serão guardadas com panelas; e por aí vai.

 

 

 

Bandeja giratória para cozinha temperos
Existem até mesmo modelos com dois andares, perfeitos para molhos, temperos e outros condimentos.

3 – Utilize organizadores redondos

É possível que você precise investir em organizadores para seu armário. Uma ótima opção são as bandejas giratórias. Com elas, você poupa o trabalho de se esticar para procurar no fundo do armário. Pelo contrário, você só precisará girar a bandeja e pronto! Ela s estão disponíveis em diversos tamanhos e materiais, desde acrílico à madeira. Além disso, também existem alguns tutoriais para criar a sua própria bandeja giratória. O melhor de tudo é que elas são super versáteis: você pode posicioná-las nos armários ou nas gavetas.

4 – Maximize a capacidade dos armários

Ao organizar, preste atenção em como você utiliza o espaço disponível. Aqui, precisamos de criatividade e de uma visão ampla: muitas vezes, você pode estar posicionando mal os objetos, e ocupando mais espaço do que deveria. Não tenha medo de gastar um tempo descobrindo qual a melhor forma de armazenamento. Às vezes, um item que você guarda deitado pode ocupar menos espaço guardado em pé. Empilhe os objetos ou posicione-os um na frente do outro. Não tem jeito certo ou errado – é preciso encontrar o que melhor funcione para você.

 

 

 

Pote hermético para cozinha
Disponíveis em diversas formas e tamanhos, os potes herméticos são um ótimo investimento para sua cozinha.

5 – Utilize recipientes de armazenamento

Os recipientes de armazenamento são um ótimo investimento para uma cozinha harmoniosa. Com eles, você padroniza todos os alimentos e utensílios. Dessa forma, fica muito mais fácil organizar cada coisa em seu lugar. Eles variam desde caixas organizadoras à potes herméticos. Este último é perfeito para guardar alimentos em segurança. Os potes herméticos impedem a entrada e saída de ar. Assim, mesmo fora da embalagem, você mantém suas comidas fresquinhas. Além disso, fica mais fácil de alcançá-las no dia a dia. Invista em potes herméticos para guardar grãos, cereais, bolachas e muito mais.

6 – Instale divisórias de armário

Outro investimento simples e efetivo são as divisórias de armário. Elas existem em diversas formas e modelos; podem ser tanto prateleiras quanto divisórias verticais. As divisórias são particularmente úteis para os armários abaixo da pia – ou para os armários inferiores no geral.

 

 

 

Prateleira vertical para cozinha
Você pode instalar as prateleiras até mesmo na própria porta do armário.

7 – Otimize o espaço vertical

Aproveite o espaço vertical da sua cozinha. Você pode encontrar diversos modelos de estantes e prateleiras verticais para te ajudar. Elas criarão muito mais espaço de armazenamento. Você pode armazenar pratos, formas de pizza, tampas de panela e muito mais. E não precisa ter medo de cair: acima de tudo, as prateleiras são resistentes e confiáveis. Elas vão manter tudo armazenado de maneira inteligente e segura.

8 – Use divisórias de gaveta

Seguindo a linha das divisórias de armário, temos as divisórias de gaveta. Elas são um investimento super prático e funcional para a cozinha. Com elas, você evita que as gavetas fiquem bagunçadas. Sendo assim, use-as para organizar talheres e utensílios. Você pode até mesmo usá-las para organizar os alimentos.

 

 

 

 

Pegboard para organizar cozinha
Os pegboards estão disponíveis em diversas cores e modelos, para além de organizar, também contribuir com o visual da cozinha.

9 – Aproveite a parte de fora dos armários

Na hora de organizar a cozinha, não se limite à parte interna dos armários. Com os utensílios certos e um pouco de jeitinho, podemos aproveitar o espaço externo. É possível pendurar facas, tábuas de corte e muito mais. Além de de criar mais espaço, esta é uma opção que contribui para o visual da cozinha. Você pode investir em ganchos adesivos ou até mesmo em pegboards: uma prateleira feita de madeira ou metal em que você pode pendurar diversos itens.

10 – Remova as portas de alguns armários

Esta é uma dica para valorizar a estética da sua cozinha. Considere remover a porta de alguns armários para exibir itens decorativos, como por exemplo louças de porcelana. Para as taças de vinho ou utensílios de bar, a melhor opção é sem dúvida investir em um aparador bar. Eles estão disponíveis em diversos modelos. Ademais de aparadores tradicionais, há também modelos móveis, inspirados nos clássicos carrinhos de bar.

Conclusão

Enfim, estas foram as nossas 10 dicas sobre como organizar um armário de cozinha. Ademais de um armário bonito, é importante ter uma cozinha funcional para o dia a dia. Afinal, de nada adianta uma cozinha linda de novela se ela não é compatível com nosso estilo de vida, certo? Dessa forma, em pouco tempo ela acabará bagunçada de novo. Com estas dicas, não somente sua cozinha estará linda e impecável, mas também completamente utilitária e funcional.

Deixe um comentário