Como Limpar Sofá Em 5 Passos – Rápido e Fácil

Ao longo do tempo, é comum que o sofá tenha um acúmulo de farelos, pelo de animais, manchas de refrigerante ou qualquer outro líquido. Isso pode acarretar em um sofá sujo, encardido e até mesmo empoeirado. Você tem aquele amigo que sempre derruba o copo depois de tomar umas? Tenho certeza que sim – ou, talvez, você seja o amigo. Para evitar essa situação constrangedora, talvez seja uma boa ideia investir em um porta-copos. Uma ótima alternativa é ter uma mesa de canto ao lado do sofá. Assim, os copos ficam seguros, e seu sofá são e salvo. Neste artigo, separamos um passo a passo com 5 etapas para deixar seu sofá com cara de novo. Assim, ele estará limpo e reluzente em um piscar de olhos. Continue lendo para saber tudo sobre como limpar um sofá sujo.

 

 

Como limpar sofá com aspirador de pó
Basta acoplar este bico ao cano do aspirador, e ele estará prontinho para limpar seu sofá.

1. Aspire o sofá

O primeiro passo é passar o aspirador de pó em todo o sofá. Isso permite que você remova os farelos e outras sujeirinhas com rapidez. Alguns aspiradores vêm até com um bico de escova para limpar estofados. Nesta etapa, dê atenção aos cantos e fendas. É nestas áreas que os pelos e restos de comida se acumulam. Se os assentos e encostos do sofá não forem costurados, você pode removê-los para aspirar a parte interna. Isso garante uma limpeza profunda e eficiente. Caso você não tenha um aspirador, não tem problema! O único detalhe é que você gastará mais tempo nessa etapa. Sendo assim, o método mais eficiente é usar uma toalha ou pano para bater no sofá. Dessa forma, os farelos cairão para fora, e você só vai precisar varrer o chão depois.

 

 

 

2. Limpe as partes de madeira ou metal

Antes de começar a limpar o estofado, vamos para as partes sólidas. Neste caso, estamos falando da estrutura – e até mesmo dos apoios de braço, em alguns modelos. Faça uma mistura de água morna e detergente neutro. Então, com um pano limpo, higienize os pés e a armação do sofá. Uma vez que tudo esteja limpo, podemos passar para a próxima etapa.

 

 

 

Significado dos símbolos de etiqueta
Estes são os símbolos mais comuns em estofados. Dê atenção à seção de limpeza a seco para mais informações.

3. Identifique o tipo de tecido

Você sabe qual o tecido do sofá só de olhar para ele? Muito bem! Ainda assim, precisamos buscar pelas instruções de limpeza. Para isso, basta encontrar a etiqueta. Nela, haverão alguns símbolos e códigos identificando a maneira correta de limpeza. Aqui estão o significado dos símbolos mais comuns:

4. Remova as manchas

Em primeiro lugar, é preciso evitar as manchas de aparecerem. Elas são causadas principalmente pela nossa própria pele. Ao apoiar os pés no sofá, você pode acabar sujando-o inteiro sem perceber. Como alternativa, invista em uma mesa de centro para apoiar os pés, e deixe seu sofá em paz! De qualquer modo, para saber como limpar um sofá é preciso ser um mestre em remover manchas. Para isso, você pode encontrar um tira-manchas em qualquer loja de produtos de limpeza.

Em contrapartida, você também pode fazer o seu em casa com ingredientes naturais. Os removedores caseiros são mais baratos e ecologicamente corretos. Aqui estão algumas receitas de tira-manchas caseiro para os 3 materiais mais comuns em sofás:

 

  1. Estofado de tecido: misture em um borrifador 1/4 de xícara de vinagre, 3/4 de xícara de água morna e 1 colher de sopa de detergente neutro. Borrife suavemente pelas manchas. Em seguida, esfregue com um pano macio até que a mancha suma. Então, use um segundo pano com água para remover o sabão. Para finalizar, seque com uma toalha.
  2. Estofado de couro: misture 1/2 xícara de azeite de oliva (ou qualquer óleo) com 1/4 de xícara de vinagre em um borrifador. Então, basta espirrar por todas as manchas e polir suavemente com um pano macio.
  3. Estofado de fibra sintética: em um borrifador, misture 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de água morna e 1/2 colher de sopa de detergente neutro. Então, borrife delicadamente pelas manchas e esfregue com um pano macio até que esteja limpo.

 

5. Deixe o sofá secar

Com uma toalha, seque qualquer poça ou excesso de água na superfície do sofá. Então, é preciso deixar secar naturalmente. Se você já aguardou um tempo e ele ainda está úmido, posicione um ventilador em frente ao sofá. A umidade pode fazer com que o tecido ou as almofadas embolorem. Sendo assim, preste bastante atenção e monitore o tempo de secagem.

 

Pés sujos no sofá
Deixe estes pezinhos bem longe do sofá!

Bônus: dicas para limpar o sofá

Além deste passo a passo super efetivo, trouxemos três dicas mais específicas para cada sofá. Confira:

  • Rolo adesivo: se os pelos, fiapos e farelos grudam muito em seu sofá, invista em um rolo adesivo removedor de fiapos, e deixe-o exclusivamente para o sofá. Uma alternativa mais barata é usar uma fita de embalagem – semelhante ao durex, mas mais larga. Basta grudá-la por todo o sofá para remover a maior parte dos pelos e cabelos.
  • Sabão e condicionador para couro: se você tem um sofá de couro, investir em um condicionador e sabão próprios para couro pode ser uma ótima solução. Além disso, você pode usar um pano levemente úmido para esfregar o sofá uma vez por semana. Isso garante um móvel com aparência nova em folha.
  • Limpeza à vapor: se o seu sofá pode ser limpo com água, você pode usar o vapor para amolecer manchas e sujeiras. Para isso, basta colocar seu ferro de passar no modo “vapor”, e passar por toda a extensão do sofá – mas sem encostar!

Estas são as melhores dicas para se limpar um sofá sujo. É claro que, se o seu sofá já estiver muito encardido, a melhor solução pode ser adquirir um novo. Dessa forma, você pode doar seu sofá antigo para uma família em situação de vulnerabilidade, e conferir o vasto catálogo de móveis em nosso site.

Deixe um comentário