Como Limpar Sofá a Seco: Passo a Passo

Do veludo ao couro, existem diversos materiais disponíveis quando estamos falando de sofás. Alguns destes materiais podem ser mais difícies de limpar, ocasionando em um móvel frequentemente sujo e manchado. Além disso, também temos materiais delicados, que requerem um tipo de limpeza específico. Para estes casos, a melhor solução é a limpeza a seco. Todavia, nós sabemos que contratar um limpador profissional de sofás nem sempre está dentro de nosso orçamento, ou do planejamento de gastos do mês. Por isso, você sempre pode limpar por conta própria. Com a ajuda dos produtos certos, você pode ter um resultado profissional fazendo você mesmo a limpeza de seu sofá.

Se você está em busca dos móveis certos para mobiliar a sua sala de estar ou até mesmo a sua casa, não deixe de conferir a seleção incrível de móveis em nosso site. Nele, você encontra uma enorme variedade de móveis para a sala de estar, de jantar, para o escritório e todos os cômodos da casa. Caso você queira saber tudo sobre como limpar um sofá a seco, continue lendo! Nessa postagem, separamos algumas dicas de como realizar uma limpeza correta e profissional no seu sofá, gastando pouco e no conforto da sua casa.

 

Como limpar sofa a seco instruções etiqueta
As etiquetas serão sempre similares a este modelo.

1. Procure a etiqueta do sofá

Primeiramente, devemos encontrar a etiqueta do sofá – nela, temos as informações de limpeza adequada. Além disso, também está especificado nela o material exato usado no sofá. Com isso, já sabemos o tipo do tecido e também quais produtos podem ser usados para limpá-lo de maneira correta e efetiva. Em algumas etiquetas, iremos encontrar em letras bem claras: “apenas lavagem a seco”. Em outras, iremos nos deparar com uma série de símbolos e letras codificadas, que significam propriedades particulares de cada peça. Para desvendar o que cada símbolo significa, confira a imagem neste post. Uma vez que a lavagem a seco seja indicada para o seu sofá, podemos prosseguir.

 

 

2. Compre um produto de limpeza a seco

Em segundo lugar, precisamos comprar um bom produto de limpeza a seco, seja em supermercados ou lojas de produtos de limpeza. Se não encontrar, você sempre pode comprá-los online pela internet. Antes de mais nada, tenha em mente que “limpeza a seco” não quer dizer que seu sofá ficará literalmente seco durante a limpeza. Essa expressão se refere à produtos de limpeza que não contém água em sua composição.

 

 

Como limpar sofa a seco teste de produto
Esfregue suavemente o produto sobre o sofá – não há necessidade de usar a força.

3. Ventile a área

Produtos de limpeza a seco possuem um cheiro bem forte, que pode causar dores de cabeça, tonturas e até mesmo náusea e desmaio em algumas pessoas. Sendo assim, antes de sequer aplicá-lo, abra completamente todas portas e janelas da casa. Você também pode deixar um ventilador ligado virado para a janela.

4. Antes de mais nada, teste

Antes de mais nada, teste o produto escolhido em uma pequena região do sofá. Desse modo, podemos conferir se ele irá agredir ou danificar o tecido. Em alguns casos, pode ocorrer uma descoloração leve e até mesmo grave. Para testar, molhe um pano com uma pequena quantidade do produto e, em seguida, esfregue-o em uma pequena área do sofá. Deixe agir por alguns minutos – à depender das instruções de uso de cada produto. Após o tempo indicado, se não houver nenhuma reação, podemos passar para a próxima etapa.

 

 

5. Aplique o produto no sofá

Da mesma forma que fizemos anteriormente, aplique o produto em um pano limpo e seco, e então passe por todo o sofá. Você não precisa esfregar: basta dar leves batidinhas com o pano, e o produto fará todo o resto. Possivelmente, seu sofá terá algumas manchas específicas a serem removidas, então lembre-se de dar uma atenção especial à estas áreas na hora da limpeza. Deixe que o produto seque e, se necessário, repita o procedimento.

 

Como limpar sofa a seco antes e depois
O resultado vai ser impressionante!

6. Remova o produto

Finalmente, remova produto aplicado. Para isso, umedeça um pano limpo em um pouco de água, e pressione suavemente nas áreas onde o produto foi aplicado. Se necessário, lave o pano e repita o procedimento, até que o sofá esteja completamente limpo. Finalmente, deixe-o secar sozinho – sendo assim, talvez seja uma boa ideia realizar este procedimento no fim da manhã, para que ele tenha o forte calor da tarde para secar. Se o sofá estiver muito sujo ou danificado, pode ser necessário contratar serviços profissionais. Mas, com estas dicas, você já deve conseguir um resultado altamente satisfatório. Em resumo, limpar um sofá a seco quer dizer utilizar produtos de limpeza sem água na composição. Realizar este procedimento algumas vezes vai aprimorar suas habilidades, e, com o tempo, você se tornará praticamente um profissional da limpeza a seco.

Deixe um comentário