Como Limpar Mesa de Escritório da Maneira Correta

Dependendo do quanto você usa sua mesa de escritório, é possível que ela esteja toda contaminada com germes e bactérias. Ainda mais em meio à uma pandemia global, é importante higienizar e sanitizar adequadamente todos os móveis da nossa casa e do nosso local de trabalho. Se você não costuma limpar e organizar sua mesa todo dia, é hora de mudar este hábito. A mesa de escritório é o elemento mais importante de toda a sua rotina de trabalho. Com uma mesa desorganizada, você terá mais dificuldades em completar suas obrigações, além de te desmotivar e desanimar. Um ambiente de trabalho bem organizado é essencial para uma rotina fluída e funcional.

 

Mesa de escritório bagunçada como arrumar
Você consegue se concentrar com uma mesa assim?

É importante manter a mesa devidamente higienizada, especialmente se você trabalha no computador: você não faz ideia de quantos germes moram no seu teclado. Em Sydney, na Austrália, foi comprovado que a maior parte das doenças contraídas por funcionários foram transmitidas através das mesas de escritório – e não apenas a COVID-19, como também gripes e resfriados. Sendo assim, a nossa equipe preparou um artigo completo com tudo o que você precisa saber para manter sua mesa de escritório limpa e higienizada. Se você quer saber o que usar para limpar mesa de escritório, como limpar a mesa de escritório e por que é importante limpar a mesa de escritório, continue lendo!

 

 

 

Comendo na mesa de escritório
Você tem o costume de almoçar enquanto trabalha?

Por que limpar a mesa de escritório?

Podemos concordar que a escrivaninha é o objeto mais tocado de todo o escritório, certo? Então, vamos falar de fatos científicos: a sua mesa de escritório possui mais de 500 bactérias diferentes por polegada – isso mesmo, polegada. E o telefone é ainda pior, com mais de 1.500 germes e bactérias diferentes por polegada, cerca de 30 vezes mais bactérias do que o vaso sanitário. Dá pra acreditar que as escrivaninhas e celulares são sujos dessa forma? Pois sim, acredite. Agora, lembre de todas as vezes que você almoçou na mesa do escritório, mexendo no computador e atendendo o telefone. Meio nojento, não acha? De acordo com algumas pesquisas, cerca de 75% dos trabalhadores limpam suas mesas menos de duas vezes por mês. A maioria dos funcionários, então, simplesmente confia na equipe de limpeza do prédio.

Escritório contaminado como limpar escrivaninha
Sabe aquela pessoa que adora se escorar na sua mesa para bater um papo? Então…

Aqui estão alguns motivos pelos quais é importante manter a mesa de escritório limpa:

  • Em primeiro lugar, as bactérias na escrivaninha podem espalhar infecções e te deixar doente;
  • Em seguida, cerca de 96% das bactérias encontradas nas escrivaninhas são nocivas à saúde humana;
  • Já alguns colegas de trabalho podem tocar na sua mesa, usar seu telefone ou seu computador, o que contribui para o contágio e disseminação dos vírus e bactérias;
  • E, para piorar, se alguém no escritório estiver doente, tudo que essa pessoa tocar tem altas chances de estar contaminado.

 

 

 

Mesa de escritório contaminada bactérias
Este é só um exemplo das áreas mais sujas da sua mesa.

Como limpar a mesa de escritório?

Um pano de microfibra é a melhor opção para limpar a mesa de escritório. Quanto a que produto usar, opte por uma mistura simples de 2 partes de água para 1 parte de vinagre ou álcool. O vinagre é um desinfetante natural, que higieniza completamente as superfícies sem agredí-las como a água sanitária. Para limpar a mesa, antes de mais nada tire todos os objetos sobre ela e não esqueça de limpá-los também. Então, borrife a misturinha de vinagre sobre toda a mesa e esfregue com o pano de microfibra. No caso de manchas muito difíceis de sair, faça uma mistura de água morna e uma colher de detergente neutro. Certifique-se de não usar água em excesso na hora da limpeza, principalmente se sua mesa for de madeira. A madeira é muito sensível à umidade e, quando entra em contato com muita água, pode sofrer danos na estrutura ou até mesmo acabar embolorada.

 

 

Dicas para a limpeza diária

Como limpar notebook e celular mesa de escritório
Não se esqueça de higienizar constantemente o computador e o celular.

Além de fazer uma bela faxina na mesa, é importante realizar pequenas manutenções no dia a dia para mantê-la devidamente segura e higienizada. Com estes pequenos cuidados diários, sua mesa estará sempre limpa e será muito mais fácil fazer uma faxina completa quando chegar a hora.

  1. Passe um pano na mesa todas as manhãs ou ao fim de todo expediente, juntamente dos objetos mais tocados como mouse e telefone;
  2. Se você usa uma garrafa de água, lave-a todo dia para ter certeza de que está limpa;
  3. Mantenha papéis-toalha e um spray desinfetante próximo à sua mesa, para usá-lo sempre que for necessário;
  4. Limpe os objetos como canetas, calendários e gavetas uma vez por semana;
  5. Mantenha sua mesa devidamente organizada, e guarde os objetos que não estiver usando;
  6. Se derramar algo na mesa, limpe imediatamente para evitar uma bagunça futura;
  7. Antes de encerrar o expediente, organize a mesa e prepare-a para o dia seguinte.

 

Conclusão

Em suma, as mesas de escritório são móveis muito sujos e perigosos para a saúde. É possível encontrar milhares de bactérias diferentes nas mesas, sem falar do computador e do celular que você usa todo dia. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para uma manutenção diária da higiene da sua mesa. Além disso, também explicamos o que usar para limpar a escrivaninha da melhor forma possível. Seguindo estes passos, você terá uma mesa de escritório devidamente limpa e organizada, e não vai colocar sua saúde em risco quando trabalhar, seja home office ou não.

Deixe um comentário