Como Impermeabilizar Sofá: 2 Métodos Simples

Sofá impermeável
Ao entrar em contato com tecidos impermeáveis, a água simplesmente se acumula na superfície, sem ser absorvida.

Você está cansado de sofrer derrubando copos de água, taças de vinho ou cerveja no sofá? Talvez seja hora de impermeabilizá-lo! Mas o que é um sofá impermeável? Isso significa que qualquer líquido em contato com a sua superfície não será absorvido, ou seja: vai simplesmente escorrer para fora. A impermeabilização do sofá também é crucial se você estiver planejando montar uma área de descanso no jardim, varanda ou qualquer área externa da casa. Afinal, você não quer um sofá molhado de chuva quando for sentar. Além de deixá-lo com um cheiro ruim, a umidade constante pode fazer com que o sofá embolore.

Seja dentro de casa ou na área externa, na Hansen Móveis você encontra diversas mobílias utilitárias e decorativas para a sua casa. Não deixe de conferir nossa ampla seleção de móveis de altíssima qualidade – e tudo com frete grátis. No artigo de hoje, separamos dois métodos diferentes para impermeabilizar o sofá. Ambos são super simples e fáceis de fazer. Em um piscar de olhos, seu sofá estará prontinho para tomar um banho de chuva sem se molhar. Então, se você quer saber como impermeabilizar sofá, continue lendo!

 

 

Método 1: usando um spray impermeabilizante

Spray impermeabilizante para sofá
Se o produto não vem em uma lata de spray, pode ser uma boa ideia investir em um pulverizador.

Os sprays impermeabilizantes são um fantástico avanço da tecnologia têxtil, permitindo que você o aplique em praticamente qualquer tecido para torná-lo 100% resistente à água. No Brasil, existem três marcas líderes de mercado: a Scotchgard, a Spartagard e a Ecotextil. A primeira pode ser a mais famosa, no entanto, também é a mais perigosa: além de ser altamente inflamável, também é extremamente tóxica.

A Spartagard, em contrapartida, não é inflamável e possui um odor bem mais reduzido. Apesar de não haver informações claras sobre seu nível tóxico, as recomendações do fabricante exigem o uso de EPI’s durante a aplicação. Já a Ecotextil parece ser a alternativa mais viável, ecologicamente correta e favorável à saúde humana. O produto não é nem tóxico nem inflamável, é inodoro e incolor. Para impermeabilizar seu sofá com um spray impermeabilizante, siga estes passos:

 

  1. Em primeiro lugar, certifique-se de que seu sofá está bem limpo e seco;
  2. Com uma lona de plástico, cubra os móveis ao redor – se for possível, você pode mover seu sofá para fora;
  3. Agite a lata e, em seguida, aplique o produto sobre todo o sofá de acordo com as instruções no rótulo;
  4. Tome cuidado para não exagerar na aplicação: não é necessário molhar o sofá de tanto produto, uma camada leve já é suficiente;
  5. Por fim, não toque no sofá e deixe-o secar completamente por um período de 24h antes de usá-lo novamente. É crucial que o sofá permaneça intocado, visto que o produto pode acabar saindo.

 

 

Método 2: usando uma capa impermeabilizante

Capa impermeável para sofá
Elas estão disponíveis em diversos modelos e cores, e com certeza existe um que combina perfeitamente com a decoração da sua sala.

Um modo mais prático e ainda mais rápido do que o spray é simplesmente usar uma capa impermeabilizante no sofá. Elas podem ser feitas de diversos materiais, mas o mais indicado é uma à base de vinil, para garantir que seja, realmente, 100% à prova d’água. Para usar uma capa impermeabilizante no sofá, realize o seguinte procedimento:

  1. Antes de tudo, meça o sofá inteiro e então as partes isoladas: braços, apoios, almofadas e etc.;
  2. Adquira uma capa impermeável pela internet ou em lojas de estofados – elas estão disponíveis em diversas cores, modelos e tamanhos, basta escolher a opção ideal para a sua sala ou ambiente desejado;
  3. Certifique-se de que o sofá esteja devidamente limpo antes de continuar;
  4. Estique a capa sobre o sofá, de modo que ela fique bem justinha sobre as almofadas. Se houverem amarrilhos, amarre-os na base do sofá, e pronto.

 

 

 

 

Dicas para impermeabilizar sofá

Aqui vão algumas dicas para prestar atenção antes de iniciar o processo:

  • Limpe o sofá profundamente antes de realizar qualquer um dos métodos, caso contrário, a sujeira pode acabar encrostada. Para isso, leia nosso artigo com o melhor método para limpar sofá.
  • Verifique se não existem furos ou rasgos no sofá, e, caso houver, repare-os antes de mais nada. A impermeabilização não irá funcionar de acordo se o sofá estiver rasgado.
  • Caso for usar spray, leia o rótulo atentamente com todas as instruções e restrições de uso. Verifique se ele pode ser aplicado no tecido de seu sofá.
  • Também no caso de spray, use ao menos uma máscara cirúrgica ou PFF2 e um óculos de proteção para evitar que partículas do spray entrem em contato com seus olhos, nariz e boca.
  • Ainda que seu sofá seja impermeável, ele pode não resistir à enchentes e tempestades. Então, quando houver uma chuva pesada caindo, guarde o sofá em uma área coberta.
  • É necessário tirar as almofadas do sofá para aplicar o spray; caso seu sofá seja costurado, muito provavelmente as gotículas de água vão escorrer para os vãos dos assentos e se infiltrar por aí – então, neste caso, pode ser melhor optar por uma capa.

Deixe um comentário