Forrar Armário de Cozinha: Tutorial Definitivo

Seja em uma casa própria ou de aluguel, forrar um armário de cozinha é uma maneira fácil e barata de renovar e embelezar sua cozinha. Além disso, encapar os armários dá uma camada extra de proteção contra manchas e sujeira. Assim, você garante que a madeira de seus armários estará intacta, mesmo após anos de uso. Se o seu armário já está gasto, não deixe de checar as opções disponíveis em nosso site.

A melhor maneira de forrar os armários é com papel contact. É um material barato e de fácil aplicação, que está disponível em diversas cores e estampas. Assim, fica fácil encontrar um modelo que combine com a sua decoração e seus gostos. No artigo de hoje, vamos mostrar a maneira mais fácil e rápida de encapar os armários com papel contact. Depois de seguir nosso tutorial, você terá um resultado profissional, sem bolhas de ar ou rugas. Para aprender como forrar armário de cozinha, continue lendo!

 

Como medir interior de armário
Essa é a parte mais importante do processo, então preste bem atenção.

1 – Meça os armários

Encapar um armário de cozinha branco é extremamente vantajoso. Antes de comprarmos o papel contact e separar os acessórios que vamos usar, é preciso medir todos os armários e gavetas que deseja encapar. Essa etapa possibilita a compra do tamanho exato de papel contact – nem um metro a menos. Para isso, pegue uma fita métrica e um bloco de notas. Tire a medida da área a ser encapada, e anote no bloquinho para não esquecer.

Faça esse procedimento duas vezes para ter certeza de que as medidas estão corretas. Se for possível, peça uma segunda opinão, apenas para garantir. Ao medir os armários, você pode acabar se deparando com aquele cheiro de lugar fechado. Você sabia que este cheiro é, na verdade, cheiro de mofo? Por isso, não deixe de conferir as nossas dicas para acabar com cheiro de mofo nos armários da cozinha.

 

 

Papel contact para encapar armário
Existe uma infinidade de modelos para se escolher.

2 – Escolha a estampa perfeita para o armário de cozinha

Depois de tirar a medida de todos os armários, vem a parte divertida – escolher a cor e a estampa dos papeis contact. Assim como em um casaco com forro colorido, na hora de forrar os armários e gavetas você pode ousar na escolha de cores. Escolha uma estampa que vai te fazer sorrir sempre que abrir um armário, ou então uma cor lisa vibrante para um toque colorido. Se preferir, pode comprar papel contact preto para uma decoração neutra e séria. Apenas não recomendamos o papel branco, pois irá sujar facilmente. O melhor a se fazer é investir em um papel contact ou armário de cozinha preto.

E você não precisa se limitar apenas a um modelo: se quiser, pode escolher duas ou mais estampas diferentes para forrar a cozinha. A escolha é sua! Lembre-se de comprar pelo menos um metro e meio a mais para consertar qualquer acidente – ainda mais se for sua primeira vez fazendo este processo. Se sobrar, você pode encapar os puxadores de gavetas para um toque divertido, ou apenas deixar guardado para o próximo DIY.

 

 

Cortador circular
O cortador circular é fácil de se manipular e poupa muito tempo.

3 – Corte o papel contact

Agora, é hora de cortar o papel na medida exata para cada gaveta e armário. A maneira mais fácil e rápida de fazer isso é com um cortador circular ou um estilete. Até mesmo um cortador de pizza bem afiado pode servir. Se não tiver um, a tesoura é o suficiente – só vai demandar um pouco mais de tempo e coordenação motora. Você pode optar por um modelo mais simples ou, caso planeje usá-lo mais vezes, investir em um dos melhores modelos de cortador circular.

Estenda o papel sobre uma superfície ampla e reta. Não se esqueça de forrá-la com alguma lona ou plástico protetor para evitar danos na hora de cortar. Com o estilete ou o cortador, você só precisa de uma régua para te ajudar a guiar a lâmina pelo papel com exatidão. Se você já está familiarizado com artesanato ou costura, essa parte vai ser moleza – e você provavelmente já vai ter todos estes materiais em casa.

 

 

Espátula de adesivagem
Ela é um ótimo investimento se você está sempre fazendo um DIY.

4 – Elimine as bolhas

Para esta etapa, é essencial ter em mãos uma espátula para adesivagem. Você pode encontrá-la facilmente na internet, ou então em lojas de artesanato. Se não tiver, ela pode ser substituída por um cartão de crédito ou outro objeto – como, por exemplo, uma régua pequena ou um esquadro.

Com ela, você só precisa empurrar as bolhas para fora do papel contact. Tenha delicadeza nessa hora, senão poderá acabar enrugando, arranhando ou até mesmo rasgando o papel. Por isso, se não for usar uma espátula própria para adesivagem, tenha certeza de que o objeto escolhido para substituir não é afiado.

 

 

 

5 – Termine de arrumar o armário de cozinha

Agora que você já terminou de encapar os armários, basta apenas arrumá-los com todas as coisas dentro. Esta é a hora perfeita para dar aquela faxina na cozinha, e organizar de verdade suas gavetas. Aproveite para jogar fora objetos quebrados ou sem valor, e doe os itens repetidos ou que não usa mais. Com este tutorial, você será capaz de forrar sozinho todos os armários da sua cozinha. Além disso, vai ter um acabamento profissional, livre de bolhas. Além de uma cozinha linda e com cara de nova, de quebra você ainda vai conseguir organizá-la como nunca antes.

Deixe um comentário