Como Escolher a Mesa de Centro Ideal para Sua Sala

Quando pensamos na mobília da sala de estar, pensamos no sofá, na televisão, no rack… E claro que a mesa de centro também não pode faltar! Ela é um elemento essencial em qualquer sala: além de contribuir com a decoração ambiente, também é muito útil e funcional para quem está sentado.

Você pode decorar a mesa de centro com velas, plantas, revistas e muito mais. Além disso, ela serve para apoiar copos, xícaras e pratos, caso você decida comer na sala. Por fim, também é muito útil como descanso de pés.

As mesas de centro estão disponíveis em uma grande variedade de materiais, cores, formas e tamanhos. Neste guia, vamos te ajudar a escolher a mesa de centro certa para você e para a sua sala de estar.

O que considerar antes de comprar uma mesa de centro?

Materiais de mesa de centro
Existem até mesmo mesas de centro acolchoadas.

Materiais da mesa de centro

Quando estiver procurando por uma mesa de centro, vai notar que existe uma variedade imensa de materiais para escolher. As mais comuns são as mesas de centro de madeira, mas você não precisa se limitar apenas a ela.

  • Avalie o cômodo e o espaço que você tem disponível. Mesas de vidro ou acrílico transparente podem fazer uma sala pequena parecer mais espaçosa. Por vezes, o metal também pode dar essa impressão. Mesas de pedra também são uma ótima ideia para um visual mais moderno.
  • Para salas mais tradicionais, opte por móveis de madeira escura, como mogno ou nogueira. Metal e mármore também são opções ideais.
  • Considere a durabilidade e a segurança de todos os materiais, principalmente se houver crianças em casa.

 

 

diversos formatos de mesa de centro
Também existem mesas em formatos mais autênticos e modernos.

Formato

Mesas de centro estão disponíveis em diversos formatos. Você deve considerar o espaço disponível no cômodo, mas principalmente como funciona a área para sentar.

  • Mesas retangulares ou ovais funcionam bem em salas pequenas;
  • Mesas de centro redondas ou quadradas são ótimas parceiras de áreas amplas, onde existem muitos lugares para sentar;
  • Se você tem crianças pequenas, mesas ovais ou redondas também são favoráveis, pela ausência de quinas;
  • As mesas de formatos abstratos ou triangulares, por outro lado, funcionam bem com sofás pequenos ou modulares, e podem trazer outra sensação para a sala.

 

 

Tamanho

O tamanho da mesa de centro deve ser proporcional ao tamanho dos outros móveis – especialmente do sofá, poltrona ou de qualquer assento. O estilo e o visual dela deve combinar com o dos outros móveis.

  • Escolha uma mesa de centro com até dois terços do tamanho total do sofá. É importante ter espaço em frente e aos lados da mesa, para caminhar tranquilamente;
  • Ela deve ter a altura exata do assento do sofá. Se for menor, não deve ultrapassar menos que cinco centímetros.

 

 

mesa de centro com baú e banco
Estes bancos com baús e prateleiras são chamados de otomanos, e poupam muito espaço na sala.

 

Funcionalidade

A funcionalidade da mesa depende do quanto você planeja usá-la. Será uma mesa apenas de enfeite, ou você também vai usá-la para fazer as refeições, ou para as crianças desenharem?

  • Se você precisa ampliar o armazenamento de casa, escolha mesas de centro com gavetas ou portas;
  • Pufes com baú também oferecem muito espaço extra;
  • Algumas mesas de centro são extensíveis tanto para os lados quanto para cima;
  • Rodinhas são essenciais se você planeja mover muito a mesa.

 

 

Como escolher a mesa de centro perfeita para mim?

Enfim, existem muitas opções quando o assunto é mesa de centro, e a decisão é somente sua. Pode ser confuso, já que existem várias opções feitas em diferentes espécies de madeira. Isso sem falar dos outros materiais, como vidro, pedra, metal e acrílico. O desafio maior é escolher uma mesa que seja útil, acessível e que cumpra todas as suas necessidades. Por isso, sempre pesquise bem e tenha sua decisão em mente antes de fazer a compra.

Deixe um comentário