Como Deixar o Guarda-Roupa Cheiroso: 9 Dicas Infalíveis

Guarda roupa com mofo
O mofo é o principal inimigo do guarda-roupa e outros ambientes fechados e sem iluminação.

 

Não tem nada mais desanimador do que sair do banho, abrir o guarda-roupa e dar de cara com aquele cheiro de armário fechado. Ou no caso dos pequenos, não há nada mais gostoso que um guarda-roupa de bebê cheiroso. Deixar o guarda-roupa cheiroso não é apenas questão de higiene. Isso faz toda a diferença quando o assunto é saúde mental.

Além disso, é muito comum que o guarda-roupa tenha cheiro de mofo. Sendo assim, devemos checar para ter certeza de que não há nenhuma área embolorada. Encontrou mofo no guarda-roupa? Não precisa se preocupar! Estas dicas para limpar mofo do guarda-roupa vão resolver o seu problema em minutos. Finalmente, temos a pergunta: o que colocar no guarda-roupa para deixá-lo cheiroso? Continue lendo para descobrir!

 

 

 

Como deixar o guarda roupa cheiroso com aromatizador
Você também pode optar por um aromatizador artesanal – basta mantê-los dentro do guarda-roupa de madeira para um perfume delicioso e duradouro.

Aromatizador de Ambiente pra Guarda-Roupa

Os purificadores de ambiente existem em modelos artesanais e industriais. Como exemplo, temos os aromatizadores da Glade ou Bom Ar. Uma ou duas borrifadas já são suficientes para deixar o guarda-roupa cheiroso. Além disso, o perfume dura por um bom tempo.

Se você é do time do improviso, temos uma boa dica: sabe quando você manda o carro para lavar, e ele volta com um pingente aromatizador? Uma forma de reutilizar esse aromatizador é pendurá-lo no guarda-roupa. Outra boa ideia é usar algumas borrifadas do seu perfume favorito. Assim, as roupas ficarão com o seu cheirinho, e o guarda-roupa com a sua cara.

 

 

 

 

 

 

Como deixar o guarda roupa cheiroso com óleo essencial
O óleo de citronela é igualmente cheiroso e utilitário.

Óleos Essenciais

Os óleos de essencia, ou óleos essenciais, são a escolha perfeita para um guarda-roupa cheiroso. O aroma mais comum é o de baunilha, embora existam diversas outras opções. Basta pingar algumas gotas diretamente na madeira. Eventualmente, será necessário reaplicar. Você também pode colocar o óleo em uma tampinha e deixá-la dentro do armário. Ao invés da tampa, você também pode usar lenços molhados no óleo.

É um método mais efetivo em guarda-roupas de solteiro, que possuem um tamanho mais reduzido e, por isso, concentram o cheiro no interior do móvel. Para diferenciar, acrescente algumas gotas de óleo essencial no último ciclo da lavagem de roupas. Desse modo, todas elas terão um perfume suave. Uma opção interessante é o óleo essencial de citronela. Ele manterá os mosquitos afastados, bem como um perfume refrescante no guarda-roupa.

 

 

 

Como deixar o guarda roupa cheiroso com sabonetes artesanais
Parece um lindo conjunto de quartzos ametista, mas na verdade são sabonetes artesanais!

Sabonetes Decorativos para Guarda-Roupa

Quem nunca ganhou um sabonete chique e o guardou no fundo da gaveta, que atire a primeira pedra! Essa é uma das melhores maneiras de deixar o guarda-roupa cheiroso. Você pode posicioná-lo no fundo do armário para um perfume duradouro. Se for mantê-lo em cima das roupas, embrulhe o sabonete em um lenço. Assim, evitamos que ele danifique ou manche os tecidos. Ademais dos sabonetes em formato de barra, você também encontra sabonetes decorativos. Eles estão disponíveis em vários formatos: frutas, flores, cristais e muitos outros, todos bem perfumados.

Uma boa ideia é investir em vários sabonetes artesanais pequenininhos, e espalhá-los por todas as prateleiras do guarda-roupa de casal. Escolha sabonetes que reflitam a personalidade de cada pessoa para ter uma ótima decoração no armário de roupas, além do cheirinho agradável. Esteja solto ou embrulhado, em barra ou decorativo, de uma coisa podemos ter razão: sempre que abrir o guarda-roupa, você sentirá um perfume sutil e agradável.

 

 

 

Como deixar o guarda roupa cheiroso com saquinho de ervas secas
Estes saquinhos roxos de lavanda ficariam lindos em um guarda-roupa branco.

Saquinho de Ervas

Essa aqui é perfeita para quem curte um DYI. Os saquinhos de ervas são parecidos com os saquinhos de chá. Todavia, estes são feitos em tecidos mais resistentes. Você pode encontrar ervas e flores secas em lojas de produtos naturais. Basta montar sua própria mistura para um aroma com a sua cara. As ervas mais usadas são: lavanda, pétalas de rosa e alecrim. Apesar disso, você pode selecionar as que preferir.

Para fazer um saquinho de ervas só seu, basta acrescentar um pouco de arroz e fechar o saquinho. Então, pendure o saquinho junto com os cabides. Seu guarda-roupa vai ter um perfume inesquecível. Você também pode presentear a família e os amigos com saquinhos aromáticos personalizados. Afinal, todo mundo gosta de presentes artesanais!

 

 

 

Como deixar o guarda roupa cheiroso com pó de café
Assim como na dica anterior, você também pode fazer saquinhos aromáticos com café.

Pó de Café no Guarda-Roupa

Quem não gosta de sentir cheiro de café fresquinho pela manhã? Os grãos e até mesmo o pó de café são extremamente aromáticos. O café não é a melhor opção para perfumar o armário. Entretanto, ele é ótimo para tirar o mau-cheiro e afastar os insetos. Basta colocar um pouco de pó de café dentro de recipientes pequenos. Em seguida, posicione em áreas estratégicas do guarda-roupa.

No caso dos grãos, você pode simplesmente deixá-los soltos sobre a madeira. Se não quiser deixar os grãos de café em evidência, um guarda-roupa preto é a melhor escolha. Você também pode forrar as prateleiras do guarda-roupa com papel contact preto. Não deixe de conferir o nosso artigo e tutorial sobre como encapar armário de cozinha com papel contact.

 

 

 

Como deixar o guarda roupa perfumado com pot pourri
De podre, só o nome: as ervas secas e especiarias do pot-pourri deixarão seu guarda-roupa com um perfume inesquecível.

Pot-pourri

O pot-pourri – pronunciado “popurrí” – é uma palavra de origem francesa. Significa, literalmente, “vaso podre”. Mas calma, não é bem assim! Ele é semelhante a um saquinho de ervas, mas bem mais amplo. Você também usará ervas secas, ademais de especiarias, flores e até frutas secas. Ao invés de um saquinho, os ingredientes são colocados dentro de um recipiente. Não tem segredo: basta guardar várias pétalas e ervas secas em um pote. Antes de mais nada, certifique-se de que os ingredientes estão bem secos.

As melhores opções são: lavanda, hortelã, arruda, alecrim, canela e por aí vai. Você precisará trocar o conteúdo do pote uma vez ao mês. Todavia, esta é uma atividade que chega até a ser terapêutica. Além de perfumar, o pot-pourri também vai manter as mariposas longe do seu guarda-roupa. Assim como os óleos essenciais, o pot-pourri também funciona melhor em modelos de guarda-roupa pequeno, onde o perfume pode ficar mais concentrado.

 

 

Vinagre no Guarda-Roupa

O vinagre é perfeito para acabar com o mau-cheiro. Ele é especialmente útil contra o mofo. Sendo assim, basta pingar algumas gotinhas na madeira para um efeito rápido. Para um efeito duradouro, você vai precisar de um borrifador. Prepare uma mistura de água e vinagre em partes iguais. Em seguida, vire suas roupas do avesso. Então, borrife uma ou duas vezes em cada peça, e está feito! É a melhor opção para um guarda-roupa infantil, por exemplo, já que não deixa à vista nada que a criança possa querer brincar ou colocar na boca.

 

 

 

Como tirar o mau cheiro do guarda roupa com carvão ativo
O carvão ativo está disponível em diversas formas – a mais comum são os comprimidos.

Carvão Ativado

O carvão ativado é muito usado na purificação de filtros de água. Além disso, também é usado para socorrer cães e gatos vítimas de envenenamento. No guarda-roupa, o carvão absorve os odores ruins e também a umidade – importante para evitar o mofo.

Seja em pó, esponja ou barra, coloque o carvão em um recipiente sem tampa. Em seguida, apenas posicione no fundo do guarda-roupa. Você pode mantê-lo ali por várias semanas. Eventualmente, ele irá perder o efeito. Desse modo, deixe-o ao sol por algumas horas para reativar.

 

 

Ventilação

Não podemos deixar mencionar um ponto muito importante: a ventilação. Um guarda-roupa bem ventilado é essencial para uma boa higiene. Da mesma forma, também é crucial para manter o perfume das roupas. Desse modo, basta deixar seu guarda-roupa aberto algumas horas por dia. Para um resultado mais rápido, aponte um  ventilador para o armário. Caso o guarda-roupa fique próximo ao banheiro, feche as portas quando estiver no banho.

Deixe um comentário