Como Decorar Mesa de Jantar no Natal: Guia Completo

O Natal, acima de qualquer outra comemoração, é a festa onde mais reunimos a família e nossos entes queridos. Por isso, é preciso uma grande mesa de jantar para comportar todos os pratos e convidados da Ceia de Natal. Bons enfeites e decorações também são cruciais para essa noite tão mágica. Muito além da árvore de Natal, a decoração gira muito em torno desse móvel principal: a mesa. Afinal, é ao redor dela que nos reunimos para compartilhar comida, bebida e bons momentos ao lado de quem nos ama. Para decorar, podemos apostar tanto em enfeites quanto em comidas típicas e especiais. Para te ajudar a se preparar para o Natal desse ano, nossa equipe separou tudo o que você precisa saber sobre decoração da mesa de jantar de Natal: qual comida e fruta para decorar, quais doces, os melhores enfeites e inspirações de mesas natalinas.

 

Primeiras considerações

Uma boa mesa

Em primeiro lugar, é importante garantir que a mesa de fato seja perfeita para a ocasião. Ela precisa ser grande o bastante para comportar todos os convidados. É necessário considerar também a decoração. Uma mesa de jantar industrial, por exemplo, é uma mesa com muito estilo por si só, e que complementa perfeitamente diversos enfeites e decorações. Outro ponto importante é a qualidade e a resistência da mesa. Teremos muitos pratos e muitas pessoas apoiadas nela ao mesmo tempo, e ela precisa aguentar toda essa pressão – não queremos acidentes aqui!

Decorar mesa de natal para crianças
As mesas redondas são ideais para crianças.

Crianças

Em seguida: teremos crianças convidadas para a noite de Natal? Esse é um fator importantíssimo para se considerar na hora da decoração. É crucial planejar um ambiente que seja adequado tanto para as crianças quanto para as mamães e papais. Por conta disso, algumas adaptações serão necessárias. Ao invés de usar velas na decoração, use um pisca-pisca de LED. As taças e copos de vidro podem ser substituídos por modelos de acrílico. Certifique-se de ter um bom espaço para se movimentar ao redor da mesa: as quinas são muito perigosas. Na hora de comer, separe uma mesa de jantar quatro lugares pequena para as crianças, e adapte-a com decorações mais infantis. Elas podem ficar todas reunidas ali, próximas da mesa dos adultos.

Tema

Uma vez que os dois pontos iniciais estejam definidos, podemos passar para a parte mais divertida da decoração: escolher o tema! Ter um tema para a festa é crucial para a decoração de qualquer evento. Os temas vão muito além de personagens e fantasias: podem ser cores, estações, músicas e por aí vai. Confira abaixo os melhores temas para decoração de Natal.

 

Inspirações para decoração de Natal

Decoração de inverno para mesa de natal
Se você reparar bem, verá que todas as decorações da mesa na verdade são bem simples.

 

Paraíso de inverno

Ainda que no Brasil seja verão durante o Natal, a temática invernal sempre é bem aceita nessa ocasião. É perfeita para um visual mais clean e iluminado. Além disso, é muito bem aproveitado em mesas brancas. Foque sua paleta de cores nos tons azulados e brancos, decore com muito brilho e flocos de neve. Delicadeza é tudo quando o assunto é um paraíso de inverno!

 

 

Decoração natural para mesa de natal com pinheiros
Misturar elementos verdes e vermelhos é um truque infalível.

Cores clássicas de Natal

Todo mundo sabe que o Natal tem suas cores clássicas: vermelho e verde, primeiramente. O dourado e o prateado também são muito utilizados como cores secundárias. Fazer uma decoração temática nessas cores é infalível e interessante por si só. Use toalhas de mesa vermelhas e árvores de natal pequenas para decorar uma mesa de jantar de madeira, e distribua ramos de pinheiro e azevinho por toda a sua extensão.

 

 

 

Decoração rústica para mesa de natal
Uma decoração com pinhas secas e ramos de pinheiro sempre dá certo.

 

Rústico

O Natal também tem um lado rústico. Afinal, imagine uma pequena cabana de madeira aconchegante, com uma lareira quentinha acesa e uma bela árvore de Natal – super no clima do fim de ano, certo? Agora, trazer esse charme rústico para a decoração é sempre uma boa ideia. Como sugerido no início do texto, agora é uma boa hora para aproveitar as mesas industriais. O acabamento natural da madeira tem tudo a ver com o charme rústico de troncos e lenha.

 

 

 

Decoração vermelha para mesa de natal
Combinar o vermelho com branco é uma boa maneira de suavizar a cor tão chamativa.

Vermelho

Por fim, se não quiser usar todas as cores de Natal, sempre pode optar por focar apenas no vermelho. A cor principal que nos lembra do bom velhinho sempre é a pedida perfeita para uma noite de Natal. Com toalhas de mesa vermelhas, biscoitos decorados e belos romãs sobre a mesa, temos uma decoração completa.

Deixe um comentário