Como arrumar uma cozinha pequena?

Na hora de projetar uma cozinha pequena, é fundamental planejar um espaço que seja completamente utilitário, ainda que pequeno. Eu sei, eu sei: você já quer partir para a decoração. Contudo, o posicionamento dos móveis e da cozinha é crucial para ter uma cozinha pequena que funcione. Por isso, você deve estar pensando: como arrumar uma cozinha pequena?

Felizmente, há uma enorme variedade de projetos e layouts que funcionam maravilhosamente bem em um espaço pequeno. Afinal, não é porque não temos muito espaço disponível, que precisamos montar uma cozinha apertada e sufocante. Estas ideias montadas por profissionais te ajudarão a melhorar o fluxo e a eficiência da sua cozinha.

Aqui, designers e especialistas em arquitetura ofereceram seus conselhos exclusivamente para nós. Assim, montamos este artigo completo com como arrumar uma cozinha pequena, ideias de cozinha pequena e tudo sobre como planejar uma cozinha com pouco espaço. 

 

Como arrumar uma cozinha pequena do jeito certo

Como arrumar uma cozinha pequena do jeito certo?

Existem aproximadamente 5 formas de montar uma cozinha pequena e eficiente. Embora não exista uma receita de bolo universal para todas as cozinhas, essa variedade de opções te permite encontrar o método que mais funciona para você e sua família. 

Para uma cozinha pequena, considere montá-la em formato de U. Este é o modelo de cozinha mais prático. Ele distribui bem os móveis e eletrodomésticos pelo ambiente, enquanto garante um bom espaço para transitar e cozinhar em paz.

Se você mora em apartamento, loft, quitinete ou se tem uma cozinha de dois ambientes, pode ser interessante investir em um balcão de ilha para fazer as refeições no centro do cômodo.

 

 

1 – Pense em como você vai usar a cozinha pequena

Saber como e quanto você vai utilizar sua cozinha é o primeiro passo para montar um cômodo que funcione para você, com base nas suas necessidades individuais. Como cada pessoa tem diferentes móveis, estilos de cozinhar e diferentes necessidades, o posicionamento da cozinha pode variar. Afinal, é crucial escolher um layout que seja adequado para o seu estilo de vida.

Por exemplo, no caso da cozinha de dois ambientes, você provavelmente vai querer incluir uma área para fazer as refeições. Investindo em uma ilha, você pode optar por balcões que tenham gavetas e armários na parte inferior. Desse modo, você tem uma mesa para jantar e diversos compartimentos escondidos para aumentar a capacidade de armazenamento da sua casa. 

como posicionar móveis em cozinha pequena

2 – Instale seus eletrodomésticos com inteligência

A cozinha em formato de U tem sido o modelo preferido de cozinha pequena nas últimas décadas. Apesar disso, existe uma nova vertente no design de interiores: separar diversas “praças”, ou seja, áreas da cozinha para uma determinada função. Isso se dá por conta da alta variedade de eletrodomésticos que as pessoas têm – cada vez mais – em suas casas. Você pode separar uma área da cozinha para o seu microondas e a cafeteira – então, deixe todas as comidas congeladas, chás e potes de café em armários naquela área.

Em outro lugar da cozinha, fica o liquidificador, o processador e a geladeira: você tem todas as suas frutas à disposição para fazer uma vitamina com agilidade quando precisar. Em seguida, a máquina de lavar louça deve estar perto da pia. O fogão deve estar perto da bancada de trabalho principal; esta deve, por sua vez, ficar no lado oposto da pia.

 

cozinha pequena com península

3 – Considere uma península para dividir o ambiente

Você sabe qual é a diferença entre uma ilha de cozinha e uma península de cozinha? A ilha é um balcão que fica unicamente posicionado no centro da cozinha. Este balcão é individual, e não tem ligação com nenhum outro móvel. A península, por outro lado, pode estar ligada à própria parede do cômodo, como a outro móvel, como um armário multiuso

As penínsulas e os móveis multiuso são verdadeiros curingas na hora de arrumar uma cozinha pequena. Com apenas uma península, você desbloqueia várias funções: ela pode ser a bancada de trabalho da cozinha, a mesa de jantar e ainda a mesa que as crianças fazem a lição de casa. É muita vantagem em um só móvel!

4 – Use portas de correr para liberar mais espaço

Se você quer ter portas na cozinha para deixá-la decididamente separada dos outros cômodos da casa, considere investir em portas de correr. Com elas, você pode aproveitar muito mais as paredes e o chão próximo à porta, tanto na própria cozinha quanto fora dela. 

 

cozinha pequena com prateleira

5 – Use prateleiras ao invés de armários em uma cozinha pequena

As prateleiras na cozinha, ao invés de armários, são uma tendência moderna que tem ganhado cada vez mais força. É uma forma versátil e eficiente de organizar uma pequena cozinha sem deixá-la com um visual sufocante.

As prateleiras modulares oferecem um excelente armazenamento para cômodos pequenos. Essa é a grande vantagem da mobília modular: eles realmente podem ser instalados em qualquer lugar. Contudo, existem algumas coisas a serem consideradas:

  1. A altura e a largura das prateleiras deve ser cuidadosamente pensada. Afinal, você não quer instalar um conjunto de 10 prateleiras para depois descobrir que seus eletrodomésticos e utensílios maiores não cabem dentro delas.
  2. Por último, lembre-se de investir em alguns armários. Isso cria um equilíbrio entre o armazenamento aberto e fechado, e te permite manter a privacidade dos utensílios que você quer deixar escondidos.

Deixe um comentário