Centro de Mesa: O Que É, Para Que Serve e 20 Ideias de Decoração

Não importa se é uma ocasião especial ou não: uma mesa de jantar bem arrumada eleva o astral de qualquer lar. Uma bela toalha ou jogo americano, os pratos e talheres distribuidos e uma boa decoração fazem toda a diferença nas refeições do dia a dia. Já em aniversários e outras celebrações, as decorações em cima da mesa são indispensáveis. Em outro artigo, já explicamos tudo sobre como montar uma mesa posta do jeito certo. Mas, antes mesmo de organizar todos os pratos e copos, é preciso pensar na decoração. E um objeto muito importante dessa etapa é o centro de mesa.

O centro de mesa é nada mais, nada menos que um objeto decorativo que é posicionado no centro da mesa de jantar. E pode ser qualquer coisa, como por exemplo um arranjo de flores ou apenas um vaso bem decorado. Artesanatos, velas e até mesmo esculturas podem ser usados como centros de mesa. Para escolher o centro de mesa certo para a sua casa, você deve se fazer algumas perguntas primeiro, como: será uma decoração discreta e minimalista, ou algo chamativo e ousado? Você prefere flores, artesanato ou iluminação? É por isso que, neste artigo, trouxemos 20 ideias de como decorar a mesa de jantar com centro de mesa. Se você quer saber como escolher a melhor decoração para o seu lar, continue lendo!

Centro de mesa – ideias de decoração

 

Centro de mesa com folhas natureza
As decorações naturais são uma tendência moderna que conquistou o coração de todo o mundo.

01. Decoração rústica

O estilo rústico não quer dizer desleixado. Muito pelo contrário: ele carrega todo um charme e conforto para dentro de casa. Esse recipiente de madeira com velas, por exemplo, é muito delicado e gracioso.

02. Decoração com folhagem

Ao invés das flores, escolha um vaso com belas folhagens para decorar a sua mesa. Essa é uma opção moderna para trazer a natureza para o nosso lar. Uma ótima ideia é posicionar folhas grandes como se fossem guardanapos, ou então um jogo americano.

 

 

Centro de mesa folhas secas
Não tem como errar com uma decoração de folhas secas.

03. Decoração com plantas secas

Flores de plástico estão ultrapassadas, mas as flores frescas são difíceis de manter. Pense fora da caixa com uma decoração de plantas secas: estes feixes e folhas secas trazem uma decoração rústica e moderna à mesa.

04. Jarras vintage

Seja com flores ou não, use belas jarras vintage no centro da mesa. Sozinhos, os jarros já se destacam por seu design. Essa leiteira azul antiga ficou perfeita com as flores brancas.

 

Centro de mesa fruteira com maçã verde
As maçãs verdes combinam perfeitamente com a paisagem das janelas.

05. Vasos com galhos

Quando escolhemos uma peça para o centro da mesa, é preciso considerar a sua altura. Ela não deve atrapalhar a visão dos convidados entre si. Para ter uma decoração grande que não tome muito espaço, opte por uma decoração com galhos. Estes galhos secos com borboletas, por exemplo, são a decoração perfeita para um chá da tarde.

06. Mantenha a simplicidade

Você já ouviu aquele ditado “menos é mais”? Muitas vezes, a melhor decoração é um objeto simples. Esta mesa de madeira, por exemplo, não precisa de mais nada além de uma tigela com maçãs verdes.

 

 

 

Centro de mesa escultura
As esculturas também possuem diversas formas e tamanhos

07. Use um conjunto de decoração

Melhor que um vaso bonito, apenas um belo conjunto decorativo de vasos para sua mesa. Estes frascos de vidro com flores, por exemplo, são um conjunto que une o rústico ao moderno e charmoso.

08. Escultura no centro da mesa

Essa dica é perfeita para eventos com algum tema, mas também pode ser incorporada na casa. As escultuas podem trazer um toque artístico e artesanal à mesa de jantar. Estas esculturas de cerâmica com pintura lustrosa, por exemplo, são super sofisticadas.

 

Centro de mesa aparador decorado
Se você ainda não tem um aparador na sua casa, este é o sinal para investir em um.

 

09. Não esqueça o aparador

Muitas vezes, o móvel com mais potencial decorativo não é a mesa, mas sim o aparador. Nele, os conjuntos decorativos são perfeitos – na verdade, assim como qualquer outro objeto. Você pode posicionar diversas plantas, esculturas e porta-retratos sobre os aparadores.

10. Plante um vaso

Se você gosta de jardinagem, essa dica é pra você. Um vaso plantado é a decoração de mesa mais autêntica e graciosa possível. Pelo contrário, se você não tem um dom para jardinagem, opte pelas suculentas: elas são muito fáceis de manter.

 

 

Centro de mesa trilho com folhas e flores
Os trilhos de mesa são perfeitos neste momento.

 

11. Aposte nas flores

E claro que não podíamos deixar de citar a decoração mais clássica de todas: os arranjos de flores. Esta mesa não precisa de nada além do belo vaso de margaridas ao centro, por exemplo.

12. Decore toda a mesa

A mesa parece muito ampla e vazia? Tente dispor várias decorações por toda a mesa, ao invés de apenas no centro. Fazer uma trilha com folhagens por toda a mesa, por exemplo, é uma tendência charmosa e autêntica.

 

 

Centro de mesa três vasos iguais brancos com flores
Não tem como errar com um trio de vasos iguais.

13. Tigela decorativa

Dê uma passada na feirinha de artesanatos da usa cidade para conferir as tigelas decoradas. Escolha tigelas bem coloridas e com estampas interessantes para dar mais destaque ainda à mesa. Além disso, você também pode adquirir um conjunto de potes decorados.

14. Aposte na repetição

Quer uma mesa mais cheia, mas delicada? Use três vasinhos iguais para uma combinação perfeita. Estes vasos idênticos com flores brancas embelezaram a mesa sem exageros.

 

 

Centro de mesa vaso colorido amarelo
O colorido é sempre bem-vindo em qualquer cômodo.

15. Considere o tamanho

Se a sua sala de jantar for pequena, talvez uma decoração enorme não seja uma boa ideia. Se tiver mais espaço disponível, uma decoração pequena pode desequilibrar o visual. Procure sempre a harmonia entre a decoração e o ambiente. Essa pequena sala de jantar, por exemplo, está perfeita com a parede decorada e um singelo vaso transparente à mesa.

16. Dê um toque de cor

Mesmo se você adora uma paleta de cores neutra, um toque colorido sempre é bem vindo. Estes vasos amarelos trouxeram vida ao cômodo, mas sem chamar atenção demais.

 

 

Centro de mesa vasos com alturas diferentes
Estes belos romãs no vaso mais alto fizeram toda a diferença na decoração.

17. Pares opostos

Seguindo a linha das múltiplas decorações, escolher dois pares opostos ou que se complementem de alguma forma traz um ar muito interessante. A escolha mais clássica é um vaso preto e outro branco para contrastar, por exemplo.

18. Alturas diferentes

Ao invés de usar três objetos milimetricamente iguais, por que não variar nas alturas? Essa decoração é contrastante e muito atraente para os olhos. Estes vasos de cerâmica, por exemplo, seriam completamente monótonos caso fossem da mesma altura. Como não são, acabam trazendo uma decoração autêntica e elegante à mesa de jantar.

 

 

Centro de mesa trilho decorado
Um trilho de mesa simples pode virar a atração principal

19. Vá com tudo

Em contrapartida às salas pequenas, as mesas grandes em cômodos com muito espaço podem ter decorações mais ousadas. Este enorme vaso toma um amplo espaço da mesa, que ainda pode comportar diversos pratos e convidados sem nenhum problema.

20. Decore o trilho de mesa

Esta é uma ótima ideia para dar um toque de vida a um trilho de mesa simples demais. Aqui, por exemplo, temos um simples tecido azul claro. Todavia, com as decorações certas, a mesa se tornou incrivelmente sofisticada e original.

1 comentário em “Centro de Mesa: O Que É, Para Que Serve e 20 Ideias de Decoração”

Deixe um comentário