Armários de Cozinha: Como Limpar da Maneira Correta

Você provavelmente limpa a pia e o chão da cozinha todos os dias, ou com certa frequência. Os armários, por outro lado, podem não ter tanta atenção assim – mas deveriam. Todos os dias, os armários coletam farelos e migalhas, poças e gotas de diversos líquidos, gordura e outros resíduos de alimentos. Com o tempo, toda essa sujeira gruda como cola nos armários, e fica mais difícil ainda limpar. Além de acabarem com o visual da cozinha, armários sujos podem ser um risco em potencial à saúde humana. Pouca gente sabe, mas bactérias como a Salmonella podem facilmente se alojar em puxadores de gaveta e armários. Por isso, todos os armários devem se manter impecavelmente limpos, principalmente onde você guarda os alimentos.

Se o seu armário já está completamente danificado, ou se você não possui um móvel eficaz para comportar todos os seus alimentos e acessórios de cozinha, não tema! Dê uma olhada em nossa enorme seleção de móveis para encontrar a mobília ideal para sua casa. Mas, se você quer aprender como limpar armário de cozinha da maneira correta, continue lendo! Neste artigo, vamos explicar o passo a passo de uma limpeza efetiva e profunda na cozinha, assim como dicas para mantê-la limpa por mais tempo. Sem mais delongas, vamos começar.

Como arrumar armários de cozinha
Afinal, uma cozinha bem arrumada é o ingrediente principal para cozinhar com amor e alegria.

Do que preciso para limpar os armários da cozinha?

Para realizar o método de limpeza demonstrado a seguir, você vai precisar de:

  • Panos e flanelas;
  • Escova(s) de dentes velha(s);
  • Detergente;
  • Uma mistura de vinagre e água morna;
  • Um desengordurante aromatizado;
  • Um aspirador de pó (opcional);
  • Limpador multiuso (opcional)
  • Bicarbonato de sódio (opcional.

 

Como limpar o armário da cozinha: passo a passo

1. Preparando as misturas

Antes de mais nada, a maioria dos armários comuns (de metal, plástico laminado e madeira) podem ser limpados com uma solução simples de detergente e água morna. Essa mistura simples e efetiva pode remover manchas e farelos de alimentos, poeira e gordura que não esteja incrostada. Para a mistura de água e vinagre, use 2 partes de água para 1 parte de vinagre. Basta misturar tudo e encher um borrifador com o produto, para facilitar ainda mais o uso e a aplicação. Um limpador multiuso também pode ser utilizado para limpar os armários, mas antes de tudo é importante testá-lo em uma área isolada para garantir que ele não irá danificar o material de seus armários. Ah, e lembre-se também de ler as instruções de uso atentamente.

Como fazer faxina nos armários da cozinha
Se começar pelos armários de baixo, toda a sujeira dos armários de cima vai cair sobre as partes onde você já limpou.

2. Comece de cima para baixo

Primeiramente, comece pelos armários de cima. Para os armários mais sujos, espirre a mistura diretamente sobre a sujeira; do contrário, espirre em um pano e aí sim aplique no armário. Não se esqueça do topo, dos lados e das quinas dos armários.

3. Remova a solução

Em seguida, com um pano limpo e úmido, limpe todos os lugares por onde você aplicou as misturinhas. Então, use um pano seco para secar. Deixar resíduos de água ou umidade dentro dos armários pode danificá-los e contribuir com o aparecimento de mofo. Se este é o seu caso, não deixe de conferir estas dicas para remover cheiro de mofo dos armários da cozinha.

4. Limpe as partes de vidro ou espelhadas

Para estas partes, você pode usar tanto o multiuso quanto qualquer uma das misturas. Ao invés de aplicá-las diretamente sobre o espelho, espirre sobre um pano e então limpe o vidro. Quando espirramos os produtos diretamente sobre os vidros e espelhos, estamos sujeitos à infiltração deles na moldura, causando problemas estéticos e estruturais.

Como limpar armários de cozinha com escova de dentes
Com a escova de dentes, você consegue alcançar os espaços pequenos onde a sujeira se acumula.

5. Limpe as maçanetas e puxadores

Para puxadores de metal em armários de madeira, use uma escova de dentes embebida na mistura de água e vinagre e esfregue tanto o puxador quanto a madeira ao seu redor.

6. Remova a gordura incrostada

Muitas vezes, a gordura nos armários de cozinha está amarelada e incrostada pelo armário; todavia, é muito difícil de se limpar. É aqui que entram os desengordurantes – e melhor ainda se for um aromatizado. Basta aplicá-lo diretamente sobre a mancha de gordura e deixar agir por cerca de 2 a 5 minutos. É possível que você precise repetir o processo algumas vezes. Você também pode esfregar a área com uma escovinha e uma mistura pastosa de bicarbonato de sódio com água. Se preferir, dependendo do material do armário, você também pode usar uma bucha mágica. Apenas lembre-se de testá-la em uma área isolada antes, uma vez que ela é tão potente que pode remover a tintura ou o acabamento de seus armários.

7. Esvazie os armários

Começando pelo armário mais alto, retire todos os itens de dentro e, se necessário, o papel contact ou algum outro plástico que você use para forrar. Como o interior dos armários possui muitas partículas de comida e poeira, antes de mais nada pode ser uma boa ideia aspirá-los antes de limpar com o pano.

8. Limpe o interior

Agora, limpe toda a parte interna com a mistura de água e detergente – melhor ainda se for um detergente neutro.

Como limpar armário da cozinha lavando louça
Deixe as louças brilhando antes de guardá-las nos armários recém limpos.

9. Remova novamente a solução

Assim como na parte de fora, use um pano limpo e úmido para limpar a solução de todas as áreas onde ela foi aplicada.

10. Limpe o conteúdo dos armários

Use a mesma mistura anterior para limpar o conteúdo dos armários – afinal, de nada adianta um armário limpo com suas louças e panelas sujas. Jogue fora qualquer objeto ou alimento que esteja quebrado ou vencido. Seque bem todos os itens antes de guardá-los novamente. Deixe os armários abertos durante uma ou duas horas antes de guardar todos os itens e fechá-los. Esta é uma etapa importante para prevenir o aparecimento de mofo. Como alternativa aos armários, pode ser uma boa ideia investir em estantes para a cozinha.

 

Como manter os armários da cozinha limpos por mais tempo?

Agora que você já sabe como faxinar um armário de cozinha, aqui vão quatro dicas essenciais para manter a limpeza e a organização dos armários da cozinha:

  1. Tire a poeira dos armários da cozinha pelo menos uma vez por semana, seja com um pano, flanela ou espanador. Este simples hábito já ajuda a reduzir a frequência de faxinas pesadas.
  2. Limpe poças e outros derramamentos assim que eles acontecerem, com um pano úmido ou uma esponja de alta absorção. Quanto mais tempo o líquido ficar sobre os armários, mais chances temos de acabar com uma mancha permamente.
  3. Mantenha eletrodomésticos longe dos armários – como microondas ou cafeteiras. O excesso de calor e umidade, como já vimos anteriormente, pode ajudar a sujar e danificar mais ainda os armários.
  4. Armários instalados próximos ao fogão tendem a sujar mais facilmente, graças tanto ao calor quanto ao preparo de alimentos gordurosos. Uma solução para evitar o apodrecimento de seus armários é encapá-los com papel contact ou outro tipo de plástico. Para mais dicas e tutoriais sobre como forrar adequadamente os armários da cozinha, dê uma olhada neste post aqui.

Deixe um comentário