Aparador de Sala: O Que É, Como Escolher e Tudo Que Você Precisa Saber

O aparador é um móvel indispensável para qualquer casa. Seja numa sala de estar ou jantar, no corredor ou até mesmo no banheiro, sempre há espaço para um belo aparador. Mas o que é aparador de sala e como escolher o modelo ideal para a minha casa? No artigo de hoje, vamos falar tudo sobre o que é e como usar um aparador, suas características básicas e tudo o que você precisa saber para escolher o melhor modelo para a sua casa. Note que os aparadores também podem ser chamados de bufete, cômoda ou enchilade, no francês.

 

 

Para que serve o aparador
Ele pode ser usado para armazenar toalhas de mesa, revistas ou documentos da casa.

 

O que é um aparador?

Antes de mais nada, o aparador é um móvel normalmente longo e não tão alto, similar à uma mesa ou à uma cômoda. De modo tradicional, ele é posicionado na sala de estar ou de jantar, para guardar objetos e exibir decorações. Ele também pode ser usado para servir bandejas de comida e aperitivos. Todavia, você pode notar que o aparador é um móvel incrivelmente versátil, e que pode ser posicionado em qualquer cômodo da casa.

Ele possui propriedades únicas em cada ambiente, e todas elas servem para facilitar o seu dia a dia. Próximo à entrada da casa, você pode usá-lo para guardar suas bolsas e mochilas, carteiras, as chaves de casa e os sapatos mais usados para sair. No banheiro, ele é perfeito para guardar itens de higiene pessoal como rolos de papel higiênico ou toalhas limpas, além de um ótimo aromatizador de ambientes.

 

 

 

Aparador com quadros e decorações
Um simples aparador bem decorado pode transformar a sua sala de estar

Para que serve o aparador?

O aparador é usado para armazenar em segurança diversos objetos da casa. Ele pode ser usado, por exemplo, para guardar pratos e louças delicadas – como as que você ganhou como presente de casamento. Por outro lado, você também pode usá-lo para guardar taças, toalhas de mesa ou jogos americanos. Além disso, você pode usar a superfície do aparador para exibir certos itens. Em primeiro lugar, você pode utilizá-la para sustentar bandejas de aperitivos, jarras de suco e garrafas de vinho para desocupar um pouco a mesa de jantar.

Ao contrário disso, ela pode servir para deixar em evidência as suas mais belas decorações, como esculturas ou porta-retratos da família. O aparador também fica perfeito posicionado próximo à uma parede decorada. É muito comum dispor quadros, pinturas e espelhos sobre o aparador, para um ambiente ainda mais bem decorado e visualmente interessante.

 

 

 

Aparador decorado junto com estantes
O aparador funciona perfeitamente em conjunto de estantes de livros.

Que estilo de aparador escolher?

Assim como qualquer outro móvel, os aparadores estão disponíveis em uma infinidade de estilos decorativos. Você pode optar por um modelo que combine com a decoração existente, ou por um completamente diferente para um cômodo moderno e contrastante. Graças a todos os modelos disponíveis, é muito fácil encontrar um aparador que combine com a mesa de jantar, com o rack de TV na sala ou qualquer outro móvel à sua escolha. Se quiser destacar o aparador, opte por um modelo vintage ou contemporâneo, colorido e vibrante. Para uma casa moderna e autêntica, os aparadores industriais são o pedido perfeito. Com influências do minimalismo e do estilo escandinavo, estes aparadores são robustos, originais e muito atraentes. Escolha um aparador preto ou branco para diferenciar ou complementar a decoração atual.

 

 

 

 

 

Aparador na sala de jantar altura
Nessa imagem, é possível observar com clareza a diferença de tamanhos.

Qual o tamanho de um aparador?

Escolher o tamanho ideal do aparador pode ser um pouco complicado. Originalmente, os aparadores são bem longos e baixinhos. Hoje em dia, por outro lado, existem modelos mais altos e estreitos para encaixar em casas ou apartamentos de qualquer tamanho. Enfim, é importante que o aparador tenha o tamanho ideal para caber perfeitamente no cômodo escolhido. Ele deve ter uma proporção adequada à mesa, ao sofá ou qualquer outro móvel em parceria dele. Aqui estão alguns pontos que você deve considerar:

  • A profundidade média dos aparadores varia entre 50 e 55 cm. Certifique-se de que a profundidade não seja muito grande para o seu cômodo, uma vez que os móveis devem ter um espaço de 60 cm entre si para permitir a circulação de pessoas sem problemas.
  • O aparador original possui uma largura média de 150 cm. Essa é a largura perfeita para um aparador que vai ficar na sala de jantar, se a mesa é do mesmo tamanho ou maior. Caso contrário, ele pode acabar dominando o ambiente se a mesa é menor que isso.

O aparador também precisa ter a altura ideal para servir comidas ou comportar belas decorações. Os balcões de cozinha têm, tradicionalmente, cerca de 90 cm de altura – o aparador deve ter mais ou menos isso, também. Todavia, alguns aparadores são mais baixos ou mais altos que isso. De qualquer modo, para escolher o melhor modelo para a sala de jantar, ele deve ser ligeiramente mais alto que a mesa. O aparador de sala deve ser menor ou proporcional ao sofá; por outro lado, também pode acompanhar o rack, sendo da mesma altura ou ligeiramente maior ou menor.

Deixe um comentário